Buscar

O uso de redes sociais no ensino de línguas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após ler os textos elabore um documento de texto falando sobre sua visão sobre o uso de redes sociais no ensino de línguas. Faça uma análise crítica sobre o tema. O que você acha que está funciona e o que acha que não? O que precisaria ser feito para a o melhor uso dessas ferramentas no processo de ensino/aprendizagem de línguas? 
Durante muito tempo, as redes sociais foram vistas como “inimigas” da educação. Logo que surgiram, pareciam ser mero entretenimento que tirava o foco de atenção dos estudantes, distraindo-os dos afazeres escolares. Com o passar do tempo, sobretudo com o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19, docentes do mundo todo passaram a enxergar um potencial pedagógico nas redes sociais. Seja como meio de comunicação para alcançar um maior número de alunos, seja pela diversidade de gêneros textuais cotidianos que trazem; o fato é que as redes sociais não podem mais estar à margem do ensino de línguas, sobretudo do inglês. Nessa atividade estudamos sobre possibilidades, desafios e estratégias para se utilizar as redes sociais nas práticas de ensino de línguas.
Redes sociais como Instagram, Facebook, Whatzapp, Tiktok e Youtube tem um número quase que infinito de usuários e a maioria dos nossos alunos estão por lá, usam e conhecem todas as funcionalidades dessas redes. Podemos dizer que esta é a era das redes sociais, muito utilizadas como forma de entretenimento e também para estabelecer comunicação, para expressar pensamentos e difundir informações, por vezes verdadeiras ou não, mas será que as redes sociais também teriam outras utilidades? Por exemplo o ensino de línguas? Será que as redes sociais facilitam ou dificultam esse tipo de ensino? Essas e outras reflexões são propostas nos textos trabalhados nessa unidade.
Na minha compreensão as relações humanas ficaram ainda mais complexas com o advento das tecnologias da web uma vez que o uso dessas ferramentas pode isolar ou integrar os indivíduos que passam a viver mais no mundo virtual do que no mundo real, mas é preciso refletir sobre as possibilidades, sobretudo pedagógicas, propostas pelas redes sociais como importantes aliadas no ensino da língua inglesa bem como de outras línguas estrangeiras. E nesse contexto o melhor professor não é necessariamente aquele que sabe mais, mas aquele que melhor se conecta com seus alunos, portanto é possível sim ensinar e praticar inglês nas redes sociais; em maior ou menor grau nossos alunos tem contato com inglês em um mundo conectado, pois a língua inglesa é requisito para acompanhar as principais tendências, artistas e influenciadores do ambiente digital.
Existem uma série de atividades que podem ser feitas nas aulas de idiomas (online e presenciais) por meio de um trabalho dirigido com redes sociais que são ótimas fontes de materiais como textos, vídeos e imagens, tudo num lugar só, que podem ser trabalhados com alunos de diferentes níveis. É preciso que o professor utilize o que seus alunos gostam de fazer à seu favor, no ensino de línguas, é preciso utilizar algo que os alunos gostem e integrar isso à disciplinas como o inglês; os alunos gostam de ficar postando coisas sobre o dia-a-dia deles: o que eles estão fazendo, coisas que estão comendo, viagens, etc.; e esse tipo de coisa é que o professor de inglês pode utilizar ao seu favor, uma sugestão é que sempre que eles postem algo a legenda seja em inglês e já que eles não são fluentes na língua inglesa eles devem fazer pesquisas ou uso de tradutores, mas que a legenda seja em inglês; isso vai se tornar uma atividade interessante por que é algo que está no dia-a-dia do aluno e já é uma coisa que naturalmente eles gostam de fazer, o professor pode então unificar o ato de ensinar e aprender com algo prazeroso para seu aluno, certamente a maioria dos alunos participarão.

Outros materiais