Buscar

Psicologia americana

Prévia do material em texto

Resumo 
A psicologia americana tem uma história rica e influente no desenvolvimento da disciplina em nível mundial. Ela se originou nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX, fortemente influenciada pelos trabalhos de figuras proeminentes como William James e John Dewey.
A psicologia americana passou por várias fases e escolas de pensamento, desde o funcionalismo e o estruturalismo no início, até o behaviorismo e a psicanálise no início do século XX. Durante a Segunda Guerra Mundial, a psicologia aplicada ganhou destaque com a avaliação e seleção de soldados para o serviço militar.
Na década de 1950, a psicologia cognitiva emergiu, focando na mente humana como um processador de informações, e tornou-se uma das principais abordagens teóricas. A partir dos anos 1960, a psicologia humanista e a psicologia transpessoal também ganharam força, enfatizando o crescimento pessoal, a autenticidade e a busca de significado na vida.
A psicologia americana é caracterizada por sua abordagem pragmática e orientada para a resolução de problemas, abrangendo uma ampla gama de campos de atuação, como clínica, educação, saúde, indústria, esportes, entre outros. Além disso, a pesquisa em psicologia americana tem sido fundamental na compreensão dos fenômenos mentais e comportamentais, usando métodos rigorosos e inovadores.
Hoje em dia, a psicologia americana continua evoluindo com novas abordagens teóricas, técnicas de pesquisa e uma crescente ênfase na diversidade, inclusão e nas questões culturais, buscando entender e atender às complexidades da sociedade contemporânea.

Continue navegando