Buscar

Psicologia crítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
A psicologia crítica é uma abordagem que questiona as estruturas sociais, políticas e culturais que influenciam a teoria e a prática da psicologia tradicional. Em vez de se concentrar apenas no indivíduo, a psicologia crítica busca entender como fatores sociais, econômicos e históricos impactam o comportamento humano e as questões de saúde mental.
Essa abordagem analisa criticamente as desigualdades, opressões e injustiças presentes na sociedade, como o racismo, sexismo, homofobia, entre outras formas de discriminação. Os psicólogos críticos buscam desafiar o status quo e trabalham para tornar a psicologia mais inclusiva e sensível às questões de diversidade e justiça social.
A psicologia crítica também investiga o papel do poder e da ideologia na produção do conhecimento psicológico. Os profissionais que seguem essa perspectiva procuram trazer à luz as influências políticas e culturais por trás das teorias e práticas psicológicas, a fim de promover uma psicologia mais reflexiva e ética.
Através da psicologia crítica, os profissionais buscam não apenas compreender e tratar problemas individuais, mas também trabalhar para promover mudanças sociais e estruturais que possam melhorar a saúde mental e o bem-estar coletivo. Essa abordagem tem uma visão transformadora, voltada para a justiça social e a construção de uma sociedade mais igualitária.

Continue navegando