Buscar

Tarefa 3 4 docx

Prévia do material em texto

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO – Semana 03
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados, enquanto compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. O diagnóstico de TOC de acordo com o DSM-5 apresenta os seguintes critérios: 
A. Presença de obsessões, compulsões ou ambas. 
a. Nota: Crianças pequenas podem não ser capazes de enunciar os objetivos desses comportamentos ou atos mentais. 
B. As obsessões ou compulsões tomam tempo (p. ex., tomam mais de uma hora por dia) ou causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 
C. Os sintomas obsessivo-compulsivos não se devem aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica. 
D. A perturbação não é mais bem explicada pelos sintomas de outro transtorno mental. Além dos critérios, o diagnostico atribui-se de especificações (classificação) de insight, por exemplo:
a. Com insight bom ou razoável: O indivíduo reconhece que as crenças do transtorno obsessivocompulsivo são definitiva ou provavelmente não verdadeiras ou que podem ou não ser verdadeiras.
b. Com insight pobre: O indivíduo acredita que as crenças do transtorno obsessivo-compulsivo são provavelmente verdadeiras. 
c. Com insight ausente/crenças delirantes: O indivíduo está completamente convencido de que as crenças do transtorno obsessivo-compulsivo são verdadeiras. 
REFERÊNCIAS 
(APA), American Psychiatric A. DSM-5. Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788582711835. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711835/. Acesso em: 04 mar. 2023.
	
image1.jpeg

Continue navegando