Buscar

Tarefa 4 3

Prévia do material em texto

TRATAMENTO LAPAROSCÓPICO DA PRENHEZ ECTÓPICA ROTA – Semana 04 
O blastocisto normalmente implanta-se na superfície endometrial da cavidade uterina. Em 1% a 2% das gestações a implantação do blastocisto ocorre fora desse local, sendo denominada gravidez ectópica. O tratamento cirúrgico abrange desde procedimentos mais conservadores até laparotomias exploradoras, dependendo do estado hemodinâmico da paciente, da localização da implantação e do desejo de engravidar. 
No procedimento cirúrgico, utiliza-se o saco de colheita de amostras (ENDOPOUCH™ RETRIEVER™) que é um dispositivo descartável utilizado como um receptáculo para a colecção e extração de amostras de tecido. A laparoscopia, em comparação com a laparotomia, possui diversas vantagens: pode ser utilizada tanto na cirurgia radical (salpingectomia) quanto na cirurgia conservadora (salpingostomia); geralmente, há maior diminuição da dor pós-operatória e do tempo de internação, menor perda sanguínea, recuperação mais rápida, além de menores custos e melhor resultado estético. 
A laparoscopia está contraindicada em casos de instabilidade hemodinâmica, obesidade e condições anatômicas desfavoráveis. São contraindicações relativas à laparoscopia a presença de prenhez ectópica instersticial e massa maior ou igual a 5cm. A laparotomia é reservada às pacientes com extensivo sangramento intraperitoneal, indisponibilidade de equipe treinada, comprometimento intravascular ou má visualização da pelve no momento da laparoscopia. 
REFERÊNCIAS 
FRÓIS, André Cançado et al. Tratamento da gravidez ectópica: revisão de literatura. Disponível em: https://rmmg.org/exportar-pdf/938/v20n4s2a03.pdf. Acesso em: 13 de março de 2023. 
JOHNSON & JOHNSON. ENDOPOUCH™ RETRIEVER™. Disponível em: http://www.jnjbrasil.com.br/medical/sites/www.jnjbrasil.com.br.medical/files/10132590063%20IF U.pdf. Acesso em: 13 de março de 2023.
	
image1.jpeg

Continue navegando