Buscar

Educação Integral e Oportunidades

Prévia do material em texto

Exercício 2
Disciplina Metodologia do Ensino Superior
Discente: Sabrina Neri Pereira de Souza
Antigamente vivíamos uma época onde a oportunidade de estudar era para poucos, pois as crianças, adolescentes e jovens tinham que trabalhar para ajudar em casa ou formavam família cedo. Ao passar dos anos a qualidade de vida foi melhorando e as oportunidades melhorando junto, com isso as crianças adolescentes e jovens foram melhor inseridas nas escolas e ganharam o privilégio de ter o ensino integral.
O governo brasileiro como forma de inserir e qualificar os jovens no mercado criou as escolas integrais tendo o profissionalizante junto, além das oportunidades através do ENEM, FIES, PROUNI, e outras para ingressar numa graduação.
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Sendo algo inclusivo por reconhecer a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas.
Além de promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
Possibilita ao jovem e ao adulto ter uma formação integral em um único currículo, que 
vai além daquilo que é necessário para o mercado de trabalho ou para o seu processo de escolarização e formação continuada. Na verdade, o Ensino Integrado é a possibilidade de o aluno fazer uma escolarização profissional com uma formação mais sólida. 
Podemos reforçar a importância da educação continuada dentro do ensino integral, onde a mesma consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. O que abre o leque é o incentivo para cada vez mais jovens dê continuidade nos estudos seguindo a linha de fundamental, médio/técnico, graduação, pós graduação, mestrado, doutorado e outros.

Continue navegando