Buscar

Agrometeorologia e Agricultura

Prévia do material em texto

A agricultura brasileira, na sua maior parte, não dispõe de sistemas complementares de suprimento de água para as plantas. De acordo com estimativas oficiais, o Brasil irriga, aproximadamente, 8 milhões de hectares. Os modelos matemáticos que integram as principais variáveis meteorológicas estão em desenvolvimento com objetivo de reduzir os riscos que os produtores rurais enfrentam ano após ano. Referente à agrometeorologia aplicada à agropecuária, analise as assertivas a seguir: 
I. Os fenômenos El Niño e La Niña caracterizam-se pelo aquecimento e resfriamento das águas, respectivamente, na costa do Oceano Atlântico, o que gera, no primeiro caso, mais chuva para as regiões Sul do Brasil e menos para as regiões Norte/Nordeste. 
II. Para formatação correta de um balanço hídrico climatológico de uma determinada região, devese levar em conta dados de precipitação pluviométrica, a ETP, a ETR e a temperatura dos últimos 5 a 10 anos. 
III. A radiação solar com comprimentos de onda entre 400 e 700 nm corresponde à radiação fotossinteticamente ativa. 
IV. O regime térmico de um solo é determinado pelo aquecimento de sua superfície pela radiação solar e pelo transporte de calor sensível ao seu interior, por meio do processo de difusão. 
Quais estão INCORRETAS?
A 
Apenas I e III.
B 
Apenas II e III. 
C 
Apenas II e IV.
D 
Apenas I, II e IV.
E 
I, II, III e IV.

Continue navegando