Buscar

Redes sociais e captação de pessoas

Prévia do material em texto

As redes sociais
A partir do surgimento da rede mundial de computadores, as redes sociais galgaram um novo patamar, alterando teias sociais até então estabelecidas no convívio presencial. Ao ganharem o ambiente on-line, elas deram origem às denominadas redes sociais virtuais – as quais, daqui em diante, serão simplesmente chamadas de redes sociais.
Há alguns anos, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. A nossa relação com elas definitivamente não é nova.
Historicamente, as empresas (especialmente as de marketing e publicidade) fazem uso desse canal tanto para divulgar seus produtos e serviços quanto para conhecer o comportamento dos clientes. Afinal de contas, as pessoas, por livre e espontânea vontade, as utilizam para compartilhar:
· Interesses;
· Hábitos;
· Desejos;
· Relacionamentos;
· Crenças;
· Valores;
· Pensamentos.
Isso se revela um prato cheio para que as empresas possam conhecê-las cada vez mais, a fim de ofertar aquilo que elas querem. Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA), não é incomum sermos surpreendidos com determinado anúncio que, invadindo a tela do computador ou do celular, tenha alguma relação com algo que apenas pensávamos.
Demonstraremos a seguir de que maneira as empresas utilizam essa rica fonte de dados para seu processo de recrutamento e seleção, indicando ainda os canais utilizados nessa busca. Em seguida, discorreremos sobre a navegação nas redes sociais e listaremos os comportamentos esperados nelas.
A captação de pessoas
Quando a tecnologia não era tão disseminada como hoje em dia, os profissionais responsáveis pelo recrutamento de candidatos das equipes de recursos humanos tinham em mãos apenas os currículos de papel. Eles chegavam em grandes volumes à mesa desses profissionais, tornando extremamente trabalhoso o gerenciamento de todas essas informações.
Currículo digital
Atualmente, os recrutadores preferem os currículos digitais. Redigidos diretamente em uma plataforma online ou em formato Word ou PDF, eles eliminam o papel do processo. Esse procedimento permite o uso de diferentes ferramentas tecnológicas – cujas características serão abordadas ao longo deste tema – no auxílio do processo de análise.
close
Currículo de papel
Embora o currículo de papel ainda seja uma realidade em recrutamento, ele provavelmente irá desaparecer em breve. Além disso, as empresas visam constituir uma atitude mais socialmente responsável, desestimulando o corte de árvores para a produção de papel.
É uma prática do mercado de trabalho que os recrutadores deem uma olhada nas redes sociais das pessoas. Além de encontrarem lá quase tudo sobre seus potenciais candidatos, ainda podem fazer uma breve análise sobre elas, seus gostos pessoais e opiniões, por exemplo.
Não se engane: se o recrutador não for seu amigo na rede social, ele encontrará alguém que seja (de um jeito ou de outro, ele vai dar uma espiadinha)!
Ao longo dos anos, a espécie humana foi evoluindo. Obviamente, nesse processo, o comportamento dela também mudou. Por isso, as empresas tiveram de aprender que ele exerce uma influência significativa no desempenho do trabalho. Dessa maneira, elas continuam interessadas nas nossas habilidades:
Técnicas
Normalmente listadas no nosso CV, são as habilidades técnicas adquiridas no decorrer da vida acadêmica e/ou profissional, como cursos e domínio em ferramentas.
Comportamentais
Usualmente escancaradas nas redes sociais em cada publicação feita sobre qualquer assunto, como, por exemplo, estilo de vida, vontades, gostos e opiniões.
A tecnologia já está presente ao nosso redor. Tal realidade não seria diferente no recrutamento e na seleção das empresas. A atual guerra por talentos exige que as organizações lutem por cada pessoa bem capacitada que estiver à disposição. Vejamos o que alguns especialistas dizem sobre o assunto:
1. format_quote_rounded
SNELL E MORRIS (2019)
Para serem atraentes, as empresas precisam saber o que seus candidatos pensam e gostam, estabelecendo, desse modo, um relacionamento com eles e sendo uma empregadora de sua escolha.
2. format_quote_rounded
BOUDREAU E RAMSTAD (2003)
Essa eficiência produz os melhores resultados para as empresas.
3. format_quote_rounded
SCHMIDT E HUNTER (1998)
Ações eficientes de seleção resultam na contratação de talentos com um melhor desempenho.
Nesse contexto, as redes sociais são de grande valia para que as empresas possam atrair pessoas disponíveis no mercado de trabalho, estejam elas conscientes ou inconscientes dessa realidade. Conforme explicam Snell e Morris (2019), os passive job seekers não buscam um emprego, mas podem ser convencidos a mudar de empregador se receberem uma proposta atraente e alinhada com seus desejos.
extension
Exemplo
Basta pensar nos anúncios veiculados na internet que oferecem para você um produto tentador, ou seja, atraente e alinhado com seus desejos – ainda que você não o queira neste momento.
Onde buscar e ser achado
Quais são as redes sociais mais usadas pelas empresas na busca pela pessoa certa para suas vagas?
forum
Resposta
São aquelas nas quais a maioria das pessoas está. Somemos a isso outro fator: uma organização frequenta a rede que esteja de acordo com o perfil dos seus potenciais candidatos e do seu negócio.
O perfil das pessoas que frequentam Facebook, LinkedIn ou Twitter varia. Por mais que alguém possa ter uma conta nas três redes sociais, provavelmente ele é mais ativo em uma delas; portanto, nada impede que uma empresa use uma ou mais redes sociais nesse processo.
Seja no Brasil ou no mundo, o LinkedIn é a rede social associada ao universo do trabalho; mesmo assim, ele ainda é pequeno em comparação a outras redes, como o Facebook e o Instagram.
Exibiremos a seguir alguns dados sobre as redes sociais mais utilizadas nacional e internacionalmente. Incluiremos na lista dados relativos ao YouTube, já que sua atividade principal – apesar de ele não ser considerado uma rede social, e sim uma mídia social – é o compartilhamento de vídeos. Além disso, seu crescimento tem sido notório entre os usuários de internet.
Dados globais e nacionais
No mundo
De acordo com o relatório global Digital 2020: April Global Statshot, a população mundial atualmente soma 7,75 bilhões de pessoas. Vejamos alguns números relativos a esse contingente:
O consumo das redes sociais pelo celular alcança os 3,75 bilhões (99% das pessoas que as utilizam). Os smartphones (aparelhos de celular) popularizaram esse acesso.
O relatório ainda aponta que passamos muitas horas navegando pela internet: em média, são consumidas diariamente três horas e 22 minutos com o celular (deixando de fora o tempo gasto em computadores pessoais, laptops ou tablets) e duas horas e 24 minutos com as redes sociais. Considerando a quantidade de contas de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Compararemos seus números com os de outros gigantes da área mais conhecidos no Brasil:
Quanto ao LinkedIn, o relatório de 2020 não disponibilizou a quantidade de contas de usuários ativos, e sim o número das pessoas que podem ser alcançadas graças aos anúncios feitos na plataforma: incríveis 663 milhões.
No Brasil
O mesmo relatório atesta que nossa população já soma 211,8 milhões indivíduos. Observaremos a seguir a quantidade de usuários de:
Assim como ocorre no resto do mundo, 99% dos acessos às redes sociais são feitos via aparelho celular.
post_add
Saiba mais
O Brasil é o sexto país do planeta no qual as pessoas mais passam tempo na internet por meio do celular: quatro horas e 41 minutos são gastos em média por dia. Só perdemos para Indonésia, Colômbia, Nigéria, Tailândia e Filipinas (no topo da lista). Em redes e mídias sociais, por sua vez, gastamos três horas e 31 minutos.
No Brasil, o YouTube já ultrapassou o Facebook, ocupando o primeiro lugar das redes preferidas, informa o relatório de 2020. Considerando a quantidade de contas de usuários ativos, observe os números ao lado:
Características das redes socais
Destacaremos a seguir algumas características das prinicpais redes sociais.
FacebookEm 2020, esta rede social foi mais uma vez apontada como a maior do mundo. Por conta desse alcance global, o Facebook acaba sendo palco de debate dos assuntos mais variados. Com tamanha diversidade, pessoas e empresas obviamente estão presentes na rede. É possível criar nela tanto um perfil pessoal quanto uma fan page. Os grupos do Facebook também são uma ótima pedida.
extension
Exemplo
· É possível encontrar nele discussões sobre política, economia e cultura, além da manifestação das opiniões mais diversas.
· Se você é uma empresa que precisa fazer benchmark ou um mero profissional (ou cidadão) querendo pontos de vista diversos sobre vários assuntos, tais grupos podem lhe ajudar.
Instagram
O Instagram surgiu como uma rede social para compartilhar fotos, porém, hoje em dia, já é usado para muitas coisas. Como as pessoas compartilham lá o próprio estilo de vida, existe uma atuação clara de:
Profissionais
Geram um valor agregado para seus clientes, dividindo conhecimento.
Empresas
Divulgam mais informações sobre seu dia a dia, como, por exemplo, exprimir o que o significa trabalhar para elas.
Trata-se, em suma, de uma rede social do cotidiano das pessoas. Talvez ela não seja a ferramenta social preferida do mundo do trabalho, mas é possível dizer muito sobre as pessoas que compõem seu mundo! Assim como o Facebook, o Instagram também possui dois tipos de perfil, o profissional e o pessoal.
IGTV
Sistema de vídeo do Instagram, o IGTV foi criado para proporcionar mais espaço a produtores de conteúdo que já carregam muitos seguidores na rede. Desse modo, eles não dependem de uma rede paralela, como o YouTube, para postar os conteúdos no formato de vídeo.
assignment_ind
Comentário
Recentemente, esta rede social abordou um tema polêmico no universo das redes sociais: o fim das curtidas. De acordo com as declarações do próprio Instagram Brasil, a ideia dessa medida é que seus seguidores se concentrem mais no conteúdo, não havendo, dessa forma, uma competição por popularidade por meio dos likes (curtidas). Atualmente, apenas os donos das postagens podem ver as curtidas recebidas.
Twitter
O Twitter é um microblog no qual seus usuários podem se expressar por meio dos tweets, ou seja, mensagens curtas com o limite de 280 caracteres. Com uma relevância significativa em muitos países, a diversidade é um de seus pontos fortes. Pessoas e empresas costumam usar a plataforma para se conectarem e conhecerem as informações mais relevantes do momento, os trend topics.
Facilmente, é possível rastrear tendências e seguir os tweets de qualquer pessoa. O uso das hashtags – demarcadas por este símbolo: # – faz com que os usuários passem a seguir um determinado assunto.
LinkedIn
É o queridinho do mercado de trabalho, ganhando cada vez mais popularidade no Brasil.
Visão antiga
O LinkedIn era mais visto como um mero repositório de currículos e um fator de insatisfação com a sua empresa. Se o seu empregador visse seu perfil por lá, isso era considerado um sinal de que você estava insatisfeito e queria deixar a organização.
close
Visão atual
O jogo, no entanto, agora é outro. Muitas empresas estimulam que seus colaboradores tenham um perfil no LinkedIn e divulguem o dia a dia deles na empresa, fortalecendo, dessa forma, a própria marca empregadora.
No mundo atual, não dá mais para buscar um emprego ou o candidato mais talentoso apenas colocando um anúncio no jornal ou em revistas especializadas – tampouco entregando seu currículo por aí. É preciso haver networking!
As empresas querem saber, além das habilidades técnicas que um candidato ou um contratado carrega, como ele pensa. Os profissionais, por sua vez, tendem a buscar as companhias que os valorizem. Além disso, o LinkedIn possui muito conteúdo. Afinal, ele é o lugar ideal para:
Fazer contato
Estabelecer parcerias
Anunciar e buscar vagas de emprego
Assim como o Facebook e o Instagram, é possível ter dois tipos de conta: pessoal ou empresarial (chamada de company page).
wb_incandescent
Dica
Em qualquer rede social, assim como tudo que está presente na internet hoje em dia, deve-se estar atento para saber qual delas realmente apresenta um conteúdo de qualidade. Filtrar a informação consumida é vital.
Navegação
Como frisamos, as empresas estão cientes de que elas precisam estar nas redes sociais a fim de:
· Manter valor agregado para sua marca empregadora;
· Ter a possibilidade de atrair os melhores candidatos.
O grande volume de indivíduos nas rede sociais pode constituir a famosa faca de dois gumes, no que diz respeito ao trabalho dos recrutadores, por conta de:
Vantagem
Essas redes possibilitam o contato com um número elevado de pessoas.
Desvantagem
Há tantas opções à disposição que não é tão simples escolher a pessoa certa.
Já para o candidato, isso significa que a concorrência é acirrada.
Etiqueta
Por mais que seja um conceito com um grande potencial de variação, o bom senso ainda é o mais recomendável ao se falar do comportamento dos usuários nas redes sociais. Apesar desse cuidado, anotaremos algumas dicas no decorrer deste tópico. Comecemos por estas três:
1. Evitar os exageros e as polêmicas pode ser um bom caminho.
2. Respeitar o próximo. Isso não quer dizer que você não deva se expressar.
3. Atenção à exposição da vida privada, por exemplo, uma foto mais ousada pode não estar de acordo com os valores e os princípios da empresa que você gostaria de trabalhar.
Somos seres humanos diferentes, e nossos gostos podem não ser os mesmos do outro. Contudo, quando avançamos um sinal, a coisa pode se perder. Por isso, veremos mais algumas dicas que podem ser de grande valia no mundo das redes sociais:
Não minta!
Mentir nas redes sociais por motivos sociais ou ideológicos infelizmente se revela uma prática comum. Seja você uma empresa ou um profissional, essa mentira um dia vai vir à tona e atrapalhar a sua estratégia. Não se pode cair nessa armadilha.
Não fale mal de um empregador!
Não é prudente falar mal da companhia nas redes sociais com posts maliciosos. Lamentavelmente, esse tipo de atitude não prejudica só a empresa para a qual você trabalhou, mas também quem fala dela, ou seja, você. Afinal, quem garante que você não fará isso no próximo emprego? Isso pode fazer com que outras empresas lhe ignorem. Para elas, a recíproca é verdadeira.
Atenção ao português!
Outro item importante é o bom uso da língua portuguesa. Alguns nem prestam tanta atenção nisso, mas é extremamente relevante possuir um bom domínio de ortografia e gramática. Uma coisa é ter uma escrita informal e relaxada, outra é abandonar regras relevantes para a interpretação e a compreensão daquilo que você escreve.
Quanto ao português, não se mostra necessário saber classificar ou definir o que significa uma oração coordenada sindética ou assindética. Entretanto, é recomendável haver:
· Bom uso das concordâncias verbais e nominais;
· Cuidados com ortografia e acentuação de palavras;
· Zelo no emprego de algumas expressões.
As redes sociais podem ser comparadas às vitrines dos shoppings. Postar algo nelas equivale à exposição desse conteúdo em uma vitrine. Não esqueça: só no Brasil, já existem 140 milhões de usuários nessas redes; portanto, dê alguma atenção à sua vitrine virtual.
Vitrine
De um lado, é possível existir uma vitrine que seja organizada e ajustada, atraindo até um público que pare para admirá-la. De outro, mesmo uma arrumada pode não agradar quem a vê, seja pela ousadia, pelo exagero ou por uma peça mal colocada.
close
Rede social
Você pode ter uma rede social que expresse seus gostos sem deixar de ser organizada ou ajustada, além de não gerar um impacto negativo no seu ambiente profissional. Ela ainda pode ser atraente, embora peque em algum ponto e faça você perder futuras oportunidades.
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando