Buscar

Avaliação e Metodologias Ativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Prova Online
1 Qual é a relação entre avaliação e autoformação para o professor?
a ) O professor precisa realizar cursos de avaliação, que o auxiliem na elaboração de melhores provas.
b ) A avaliação permite ao professor refletir e analisar criticamente a sua prática, possibilitando a ele aprender com este processo.
c ) A avaliação permite ao professor perceber que se o aluno está com notas altas em demasia, é possível que a avaliação esteja falha.
d ) A avaliação permite ao professor aprender que por meio de bons instrumentos de avaliação pode controlar seus alunos.
e ) O professor precisa aprender a avaliar, isso implica em aprender a ser mais rígido com os alunos, pois a afetividade turva a análise crítica.
2 Que fatores justificam a utilização de metodologias ativas?
a ) O principal fator para o uso de metodologias ativas no ensino superior é tornar o processo ensino e aprendizagem mais moderno, empreendendo maior dinamicidade às aulas.
b ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que professor possa ter mais controle sobre os alunos, pressionando-os a pensarem por si mesmo.
c ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno tenha controle sobre o processo de ensino e aprendizagem, com autonomia e sem precisar do auxílio do professor.
d ) O principal fator para se utilizar metodologias ativas em sala de aula é tornar o ensino mais atraente ao aluno, pois é comum os alunos estarem pouco interessados na aula.
e ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno compreenda os aspectos teóricos de um determinado conteúdo, sendo capaz de aplicá-lo em situações reais.
3 Assinale a alternativa que completa corretamente o conceito a seguir.
Quanto à utilização das metodologias ativas, é correto afirmar que:
a ) o domínio do conteúdo curricular e a expertise no uso de variados tipos de metodologias ativas são garantia de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
b ) é preciso compreender que a metodologia ativa por si só não traz melhores resultados para a aprendizagem, ou seja, somente a sua aplicação não garante o aprendizado. É preciso saber como e quando usar cada uma delas.
c ) o professor pode não ter experiência ou mesmo habilidade para usar metodologias ativas, contudo, se conhece o conteúdo, é o suficiente para que garanta o sucesso do aprendizado.
d ) o professor pode não ter experiência ou mesmo habilidade para usar metodologias ativas, contudo, se ele conhece o conteúdo, poderá facilmente aplicar qualquer metodologia ativa.
e ) não basta ter domínio dos conteúdos a serem trabalhados, para que o aprendizado seja garantido, é preciso que o professor saiba utilizar com maestria as metodologias ativas.
4 Em virtude de qual fator a andragogia ganha mais força?
a ) Dos avanços tecnológicos que impactaram no mercado de trabalho.
b ) Do elevado número de estudantes que não aprenderam na idade própria.
c ) Das dificuldades do aluno adulto para organizar seu tempo para estudar.
d ) Da crise no mercado de trabalho que aumentou em muito o desemprego.
e ) Do desinteresse dos adultos em aprender e formar-se profissionalmente.
5 Considere o trecho a seguir: A aprendizagem baseada em problemas (PBL) tem como objetivo a organização do grupo para buscar por soluções para um determinado problema. Para que seja possível a construção da resposta, todos os componentes do grupo devem trabalhar na mesma perspectiva e função. 
A afirmativa acima é verdadeira ou falsa?
a ) Verdadeira, pois o objetivo é alinhar os comportamentos e atitudes do grupo em relação ao aprendizado.
b ) Falsa, pois, em geral, o problema é fragmentado para que cada um se responsabilize por uma parte.
c ) Verdadeira, pois é preciso um objetivo único: encontrar a solução, o que requer todo o grupo focado na mesma atividade.
d ) Falsa, pois na (PBL) entende-se que trabalho realizado em equipe pode propiciar oportunidade para o desenvolvimento de diferentes habilidades entre os participantes.
e ) Falsa, pois a proposta é que todos os estudantes desenvolvam a mesma habilidade: de pesquisa.
6 A andragogia gera um movimento que implica analisar a prática docente e reestruturá-la frente às experiências, às vivências e ao contexto do estudante. Nessa perspectiva, o que muda no papel do professor?
a ) Na andragogia, o aluno é o principal ator do processo de ensino e aprendizagem, o professor apenas organiza as estratégias escolhidas pelo estudante, considerando suas experiências e a forma como ele aprende.
b ) O professor que trabalha na perspectiva da andragogia é um profissional ativo, que busca estratégias que lhe possibilitem transmitir ao aluno o que ele precisa saber, por isso a importância de conhecer o aluno.
c ) O professor tem um papel ativo, deve buscar estratégias e organizar o processo de ensino e aprendizagem, contudo, ele é um facilitador da construção do conhecimento, que ocorre de maneira ativa e autônoma pelo estudante.
d ) Na perspectiva andragogênica, o professor tem um papel ativo, contudo, cabe ao aluno organizar seu próprio processo de ensino e aprendizagem, autogerindo a forma como ocorre seu aprendizado.
e ) Na andragogia, o professor precisa conhecer as experiências do aluno, assim é preciso que ele espere por indicativos do aluno sobre suas vivências e contexto de vida, somente depois disso é que o professor poderá elaborar sua prática.
7 Considere o trecho a seguir. Os componentes didáticos, cada qual apresenta sua especificidade e sua função dentro do processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com a frase, pode-se inferir que:
a ) cada elemento didático cumpre uma função no processo didático, contudo, separadamente, não formam um caminho para o ensino e a aprendizagem.
b ) todos os elementos didáticos têm sua funcionalidade no processo educativo e formativo, entretanto, os mais importantes são os conteúdos.
c ) todos os elementos didáticos cumprem uma função no processo didático. No entanto, é a relação professor aluno que garante a efetividade do processo.
d ) todos os elementos didáticos cumprem sua função no todo, que é o processo didático, contudo, é preciso priorizar o uso de metodologias ativas.
e ) todos os elementos didáticos têm uma função, contudo, é preciso saber qual priorizar; é o caso dos objetivos, que superam todos os demais.
8 O professor de algumas décadas atrás era o detentor do conhecimento que era transmitido aos alunos com pouca preocupação em como se dava o aprendizado. De acordo com a andragogia, qual é o papel do professor?
a ) O professor, na perspectiva da andragogia, deve ser aberto ao diálogo, escolher as estratégias que atendem às necessidades dos alunos, e deve ter muita clareza quanto a sua responsabilidade na rigorosa condução das atividades.
b ) Ao optar pela prática androgênica, o professor deverá promover mudanças em sua prática. Significa dizer que as suas escolhas didáticas devem incluir as experiências dos alunos, contudo, é importante que esses não percebam, pois poderia minar a autoridade do professor.
c ) O professor que trabalha de maneira andragogênica é um facilitador, orienta o aluno, mas o estimula a fazer escolhas de maneira autônoma, buscando, por meio do diálogo, estabelecer elementos que poderão potencializar o aprendizado.
d ) Na andragogia, tal qual em qualquer outra concepção de ensino, o professor precisa ter muita firmeza quanto às suas escolhas didáticas. Permitir que as experiências dos alunos façam parte dessas escolhas pode fragilizar a autoridade do professor.
e ) O trabalho docente, em uma perspectiva andragogênica, deve ser norteado pelas escolhas didáticas realizadas pelos alunos, pois são as experiências e vivencias dos que irão compor as ações do professor, que terá o papel de facilitador.
9 Considere a afirmação a seguir. O ensino superior no Brasil surgiu por volta de 1808, devido ao bloqueio continental imposto pela França à coroa portuguesa. Qual a relação entre esse contexto e a criação de uma concepção de educação para o ensino superiorbrasileiro?
a ) Como forma de desafiar a França, por conta do bloqueio, a coroa portuguesa fomentou o crescimento da colônia em termos de economia e educação, criando as universidades.
b ) O bloqueio continental foi um marco para o país, pois, por meio dele, fomentou-se a criação do ensino superior brasileiro, favorecendo a escolarização de toda a população até então sem possibilidades de estudo.
c ) O bloqueio continental impedia que filhos de trabalhadores pudessem ter acesso à educação, limitando a formação da mão de obra para as indústrias. Surge, então, a necessidade de criar cursos superiores no Brasil.
d ) A coroa portuguesa, preocupada com o nível de escolarização da população, criou instituições de ensino superior, pois era preciso ampliar o acesso à educação para todos.
e ) Com o bloqueio continental, as famílias nobres não tinham mais como enviar seus filhos para estudar na Europa. Dessa forma, foi preciso criar cursos de ensino superior para atender à elite daquela sociedade.
10 Considere o trecho a seguir. Os contextos sociais passaram por mudanças diante dos avanços científicos e tecnológicos, logo, a sociedade precisa de profissionais preparados para atender às novas demandas surgidas diante destas transformações. De acordo com o texto, a que se referem as demandas mencionadas na afirmativa?
a ) Os novos contextos demandam mudanças nos processos formativos ofertados pelas instituições de ensino superior, particularmente quanto à prática do professor universitário.
b ) Os novos contextos levaram a mudanças na forma como a universidade organiza os currículos dos seus cursos; quanto à prática do professor, não houve necessidade de mudanças.
c ) As mudanças tecnológicas e científicas, ao longo dos anos, exigiram adequação das instituições de ensino superior quanto à sua estrutura física, adequando o formato das salas de aula.
d ) É preciso que a sociedade mude, não a universidade, pois o ensino de qualidade vem justamente da tradição das instituições quanto à sua estrutura e à postura de seus professores.
e ) As transformações ocorridas nas últimas décadas levaram a novas práticas do professor universitário. Quanto à estrutura das universidades, estas já contemplam os avanços tecnológicos desde sua criação.

Continue navegando