Buscar

Ensino de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MODALIDADE EAD
	
 (
Nota:
 =
)Disciplina: Língua Portuguesa na Educação 2
Coordenadora: Cláudia Cristina dos Santos Andrade 
Aluno(a):________________________________________________________________ 
Matrícula: ____________________________Polo: ______________________________ 
Caro(a) estudante,
Antes de responder as questões, observe as seguintes instruções:
1. discuta suas dúvidas com os tutores;
2. preste atenção ao que é solicitado no enunciado das questões;
3. apresente o texto com consistência teórica e busque apoio e referências no seu material didático e nas obras citadas nele;
4. utilize a modalidade padrão da língua, reconhecidamente a mais adequada a textos científicos, em textos claros, coerentes e coesos.
5. embora discutidas nas tutorias, as respostas devem ser individuais. Cópias serão desconsideradas para efeito da nota.
Questão única ( 10 pts)
Produza um texto sobre o ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, atendendo às instruções abaixo.
1. O texto deve ter em torno de duas laudas, contendo um bom desenvolvimento das ideias apresentadas, com referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT, disponibilizadas na sala de aula da plataforma através do documento “Roteiro de Teses e Dissertações da UERJ”. Observe as normas de formatação: fonte Arial ou Times New Roman 12, parágrafo justificado, espaçamento 1,5 entre linhas. Nas citações literais/diretas: recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples entre linhas e fonte 10.
2. Devem ser desenvolvidos os seguintes tópicos: gênero textual e as orientações para o trabalho com os usos da linguagem, como se observa no texto abaixo (GOULAR,2014, p.169) 
Temos como pressuposto o fato de que estar na escola envolve conhecer diferentes dimensões da produção do discurso verbal para que os sujeitos aprendizes se confirmem socialmente como pessoas capazes de refletir e criar e, não, de repetir e reproduzir, ainda que isso possa acontecer, especialmente em algumas situações sociais e com alguns gêneros. Os métodos de ensino, neste sentido, fazem grande diferença na constituição de subjetividades, já que neles se estabelecem relações de poder – quem pode e quem sabe escrever na escola? Quem ocupa o lugar de enunciador? O que as atividades propostas às crianças, jovens e adultos fortalecem? Quem propõe, como propõe, por que e para que propõe?
3. Do texto devem constar os trechos transcritos a seguir da Aula Extra 3. O primeiro trecho como citação direta/literal, enquanto o segundo deve ser parafraseado, ou seja, usado como citação indireta (na sala de aula virtual há uma aula específica sobre o assunto).
 TRECHO 1.
A articulação integrativa das diferentes áreas de conhecimento, verticalmente e horizontalmente, por meio de textos de diferentes gêneros discursivos, que apresentam facetas do mundo, de formas variadas, utilizando linguagens sociais também variadas, como a matemática, a literária, a científica, a digital, a cartográfica, a histórica, a filosófica, entre outras. (GOULART,2003, pp.274-276)
TRECHO 2
(...)quando se fala de tomar os gêneros, e não meramente os textos ou os tipos de texto, como objeto de ensino, fala-se de constituir um sujeito capaz de atividades de linguagem, as quais envolvem tanto capacidades linguísticas ou linguísticas discursivas, como capacidades propriamente discursivas, relacionadas à apreciação valorativa da situação comunicativa ou contexto, como também, capacidades de ação em contexto. Fala-se de um outro modo de se produzir e de se compreender/ler textos em sala de aula (ROJO,2006, p.27)
 Referências dos trechos utilizados na prova:
GOULART, Cecilia M. A. Perspectivas de alfabetização: lições da pesquisa e da prática pedagógica. Raído, Dourados, v. 8, n. 16, p. 157-175, dez. 2014. ISSN 1984-4018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3753/2022>. Acesso em: abr. 2020.
ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In CARVALHO , Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena(orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Acesso em: abr. 2020.
Critérios de avaliação da prova:
1. ORGANIZAÇÃO DO TEXTO (CORREÇÃO DA LINGUAGEM, COESÃO): 2,0
2. DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS (COERÊNCIA, ATENDIMENTO AO TEMA): 2,0
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO: 2,0 (1pt cada tópico)
4. USO PERTINENTE DA CITAÇÃO LITERAL: 2,0
5. USO PERTINENTE DA PARÁFRASE: 2,0
image1.gif
image2.png

Continue navegando