Buscar

AD1 LP2 PRONTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Juliana Lessa Batista da Silva Costa 
MATRÍCULA: 16216080098
POLO: Macaé 
AD1 – 2018.1
DISCIPLINA: Língua Portuguesa na Educação 2
Professores: Ana Arouca (Barra do Piraí), Erica dos Santos (Cantagalo), Evânia Mendonça (Macaé), Maria Virgínia de Pinho (Natividade), Hellen Darilo (Miguel Pereira), Dayane Pitinati (Stª Maria Madalena), Beatriz da Silva (Rio Bonito); Cintia Paula (Saquarema), Natália Barbosa (Volta Redonda), Iva Valença e Fafá Brito (UNIRIO). Coordenação: Maristela Botelho França
(A AD está somente com perguntas e respostas devido a dificuldade de modificação do documento original (PDF), porém não sofreu nenhuma alteração em relação ao objetivo da mesma) 
 Questão 1 – Conhecimento prévio, leitura e compreensão de textos (5 PONTOS)
Agora, é com você, aluna(o) de LP2! Elabore e responda: 
1) De acordo com as perguntas formuladas pela professora, é possível afirmar que ela se empenha em propor uma leitura dialógica do texto com os estudantes em convergência com a proposta bakhtiniana de leitura apresentada na AULA 1 de nossos materiais. Cite os níveis de conhecimento prévio presentes nesta proposta, explicando-o, utilizando exemplos da aula de leitura da professora descrita acima, (Ver também p. 23 da Aula 17 “os principais conceitos da corrente dialógica da linguagem”).
R: De acordo com o estudo das aulas e as perguntas formuladas pela professora nessa proposta de leitura dialógica, é possível perceber a presença dos níveis de conhecimentos prévios para efetivação das atividades propostas.
Entre os níveis de conhecimento prévio dados por Bakhtin e reconhecidos na aula dada temos a Percepção Psicofisiológica que se refere às relações que se estabelecem as atividades fisiológicas e as atividades psíquicas, mentais e afetivas que participam do ato de compreensão. No caso da aula esse nível é utilizado pelo aluno no momento de leitura da imagem, onde a professora faz indagações sobre a mesma permitindo aos alunos diferentes significados. 
O segundo nível é o reconhecimento do signo que é a compreensão de sua significação reproduzível na língua. Na aula apresentada vemos a concretização desse nível quando os alunos fazem o reconhecimento de Martinho da Vila, autor e compositor do samba brasileiro, citado pela professora.
Em terceiro vemos o nível compreensão de sua significação em dado contexto que no exemplo fica explícita quando os alunos a partir do nível anterior (reconhecimento de signo) inserem e assimilam Martinho da Vila como grande influência do samba no Brasil. 
E por último e quarto nível a compreensão dialógica ativa que é a inserção num contexto dialógico, o grau de profundidade e universalidade. Isso se faz presente na aula dada por meio do diálogo entre professora e alunos e principalmente da explicação final que a mesma faz a um aluno sobre a história e surgimento do samba, com a finalidade de despertar o interesse de todos para o assunto estudado. 
· Aprofundando mais esses conceitos sobre conhecimentos prévios temos os estudos realizados a partir da aula 16 e colocados aqui para maior contribuição dessa questão. 
O primeiro conhecimento prévio abordado na atividade é o conhecimento de mundo e pode ser definido como o conjunto de conhecimentos que os indivíduos de uma mesma cultura compartilham e que é adquirido informalmente, a partir de experiências pessoais. Um exemplo desse tipo de conhecimento prévio na aula é o próprio tema da mesma, visto que abrange um cantor e compositor do samba brasileiro. Sabemos que o samba é um estilo musical de grande influência na nossa sociedade e por isso os alunos que partilham da mesma cultura estariam sendo influenciados e, portanto compartilhando e vivenciando experiências sobre o samba antes mesmo de ele ser citado na aula pela professora. Afirmamos então que o estilo musical samba é o conhecimento de mundo dos alunos, independentemente do que sabem ou não sobre o cantor e compositor citado. 
O segundo tipo de conhecimento prévio utilizado é o conhecimento enciclopédico que diz respeito ao conjunto de conhecimentos que os indivíduos vão adquirindo por meio de aprendizado formal, mas isso não significa dizer que ele se restrinja somente aos conhecimentos escolares. Pelo contrário, são também os que a curiosidade e o interesse nos levam a adquirir por meio da leitura de diferentes textos. Nesse caso, temos como exemplo da aula, a parte final que um aluno diz que não é muito chegado ao samba e a professora explica de forma histórica o que o samba representa na sociedade brasileira. Sem essa explicação o aluno continuaria com a falta de interesse sobre o assunto.
E o terceiro tipo de conhecimento prévio utilizado é o conhecimento lingüístico que refere-se à competência do enunciador em relação à sua gramática interna, diz respeito àquelas regras de linguagem que lhe permitem concretamente tecer textos, bem como perceber a maneira pela qual um texto foi tecido. Um exemplo desse conhecimento prévio na aula dada é o enunciado da imagem e notícia sobre Martinho da vila “Celebrando sua Vila Isabel” e logo após um subtítulo explicativo. Sem o conhecimento lingüístico e a explicação da professora o enunciado não faria sentido para os alunos. 
Questão 2 - LEITURA e Gêneros do discurso (5,0 PONTOS) 
Aluna(o) de LP2, vamos continuar? Escolha e responda a uma das questões (a ou b) abaixo. (Questão B escolhida para ser respondida) 
QUESTÃO B: 
Lendo a AULA 5 – você estudou como a diferença entre significação e tema (p. 47) proposta pela perspectiva da concepção dialógica da linguagem pode funcionar como ferramenta de aula de leitura. Explorando os sentidos da palavra caviar, responda à questão proposta na página 47, desta Aula 5, que transcrevemos a seguir:
 
Que modificações ou ampliações de sentido são introduzidas na palavra caviar na letra da música Caviar de Zeca Pagodinho, a partir da reflexão do enunciador? (AULA 5, p. 47)
R: Na letra da música de Zeca Pagodinho é possível perceber que a palavra “Caviar” perde seu real sentido. A ampliação de sentido que o cantor dá a palavra é a atribuição do Caviar como símbolo de desigualdade e realidade da população de classe média baixa, visto que o alimento só é usualmente consumido pela classe média alta e que para grande parte da população o termo é somente uma palavra a mais no dicionário. Para o interlocutor que não conhece a iguaria só entenderia o sentido do diálogo presente no texto se ativasse seu conhecimento de mundo, visto que nesse caso o tema depende da significação. Ou seja, o aspecto lingüístico do enunciado somente é considerado na relação com o tema. Assim, palavras como caviar tem significados diversos ganhando vida a partir de diferentes orientações sociais, criadas no processo enunciativo, que apontam para diferentes aspectos como diferentes interlocutores, diferentes intenções, situações, etc.

Continue navegando