Buscar

Vulnerabilidade Social no Brasil

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
8º ANO
Aula 27 - 3º bimestre
Geografia
Vulnerabilidade social no Brasil – parte 3 
Conteúdos
Objetivos
Compreender o conceito de vulnerabilidade social e identificar grupos de pessoas vulneráveis;
Analisar elementos referentes à dimensão renda e trabalho;
Identificar dados e informações sobre renda e trabalho no Brasil. 
Os idosos e a ocupação informal de adultos no Brasil;
Índice de Vulnerabilidade Social;
Capital humano;
Renda;
Trabalho.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
8º ano
Habilidades:
(EF08GE16B) Discutir as particularidades da distribuição, estrutura e dinâmica da população e relacionar com as condições de vida, qualidade de vida e trabalho nas cidades latino-americanas, em especial no Brasil.
(EF08GE17) Analisar as diferenças na apropriação dos espaços urbanos, relacionando-as com os processos de exclusão social e segregação socioespacial e discutir as políticas públicas de planejamento urbano dos países latino-americanos, em especial do Brasil.
Sugestão para distribuição dos tempos das seções da aula:
Para começar = 10 minutos
Foco no conteúdo: 10 minutos
Na prática I = 10 minutos
Na prática II = 10 minutos
Aplicando = 05 minutos
Para começar
10 minutos
O gancho!
[...] Segundo a PNAD Contínua de 2018, aproximadamente metade dos homens idosos trabalhava por conta própria e 21,4% eram comerciantes, pedreiros, motoristas de táxi, de carro por aplicativo e de caminhão. A proporção de mulheres idosas que trabalhavam por conta própria era mais baixa que a de homens, mas, mesmo assim, muito alta, 39,6%. 
Participe da leitura compartilhada de um trecho do estudo Impactos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho e na distribuição de renda no Brasil, publicado pelo IPEA em 2022:
Imagem 1 – Motorista
Para começar
As suas principais ocupações eram de empregada doméstica, comerciante, costureira, faxineira e cozinheira em empresa. Em tempos de isolamento, essas ocupações, tanto as masculinas quanto as femininas, foram as que sofreram o maior impacto, tanto pela destruição de vagas quanto pela substituição de idosos, por serem mais sensíveis ao risco da pandemia e/ou por medo mesmo de se exporem. [...] 
Agora, leia um breve texto sobre o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), publicado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em 2022:
Para começar
O envelhecimento faz parte da vida e a sua proteção é um direito social. A Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa.
De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e de transporte público - além de medidas que visam proteger e dar prioridades às pessoas idosas. [...]
Levante a mão quem quiser responder!
Com base no diálogo os(as) colegas e professor(a), responda à questão proposta:
O Estatuto da Pessoa Idosa estabelece, no artigo 26, que a pessoa idosa tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas as suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Contudo, cada vez mais, os idosos têm trabalhado por conta própria e/ou têm exercido um trabalho formal, mas com baixos rendimentos. Dessa forma, será que é possível afirmar que os direitos dos idosos estão sendo respeitados no mercado de trabalho? Você conhece algum idoso que, mesmo aposentado, voltou ao mercado de trabalho? 
Compartilhe os seus conhecimentos com a turma, e registre as anotações no caderno. 
Para começar
Retomada!
Foco no conteúdo
Em aulas anteriores, você conheceu o Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2015. O Atlas apresenta, por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho. 
Vale lembrar que há outros indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o  Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que consideram outras dimensões e indicadores para conhecer as particularidades da população brasileira e elementos do território do país. Nesta aula, nos basearemos em outras pesquisas e estudos sobre a dimensão estudada.
7
Dimensão: renda e trabalho
A dimensão agrupa não somente indicadores relativos à insuficiência de renda, mas incorpora outros fatores que, associados ao fluxo de renda, configuram um estado de insegurança de renda: a desocupação de adultos; a ocupação informal de adultos pouco escolarizados; a dependência com relação à renda de pessoas idosas, assim como a presença de trabalho infantil.
Nesta aula, você conhecerá elementos relacionados aos indicadores:
Ocupação informal de adultos;
Dependência com relação à renda de pessoas idosas.
Foco no conteúdo
INDICADOR: Ocupação informal de adultos
Trabalhadores sem carteira assinada, autônomos e empregadores sem CNPJ. Entregadores de aplicativos, manicures, diaristas e camelôs são alguns exemplos de profissionais que estão trabalhando na informalidade.
Imagem 3 - Manicure
Imagem 2 - Vendedor
Foco no conteúdo
9
[...] “a informalidade tem se tornado uma questão cada vez mais presente no debate público. Em alguns momentos, ela está associada à forma como alguns negócios operam, seja devido à precariedade das suas condições ou como parte das suas estratégias competitivas. Em outros casos se refere a características das ocupações. Ao longo dos períodos de crise econômica a informalidade também é vista como a única alternativa para aquelas pessoas que perdem os seus vínculos com o emprego formal. 
Participe da leitura compartilhada de um trecho do Mapeamento do Trabalho Informal no Brasil, publicado pela Fundo Brasil, em julho de 2022. 
Foco no conteúdo
Foco no conteúdo
Contudo, ao se analisar a formação do mercado de trabalho brasileiro, constata-se que o trabalho informal é parte constitutiva de sua formação, marcado por grande heterogeneidade estrutural, em que empregos protegidos e com direitos convivem lado a lado com a informalidade. A prática da informalidade assume diversas expressões, ela está presente nos pequenos negócios, sejam eles formais ou informais, mas também em iniciativas de sobrevivência por meio da oferta da força de trabalho para a realização de serviços pessoais e domiciliares, no comércio, indústria e nas atividades agrícolas. [...]
Na prática I
10 minutos
Todo mundo escreve...
Com base no diálogo com os(as) colegas e com o(a) professor(a) e em pesquisas adicionais, diferencie os termos:
Informalidade: ________________________________________
Emprego formal:_______________________________________
Mercado de trabalho:___________________________________
Trabalho informal:______________________________________
Força de trabalho:______________________________________
Aprofundando os conhecimentos - I
Leia um trecho da notícia País tem recorde de 39,294 milhões de informais no trimestre até julho, diz IBGE, publicada pelo UOL em 31 de agosto de 2022:
[...] O País registrou uma taxa de informalidade de 39,8% no mercado de trabalho no trimestre até julho de 2022. O Brasil alcançou um recorde de 39,294 milhões de trabalhadores atuando na informalidade no período, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um trimestre, mais 560 mil pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais. A geração de vagas no período totalizou 2,154 milhões, ou seja, foi puxada majoritariamente por ocupações formais. [...]
Foco no conteúdo
O Mapeamento doTrabalho Informal no Brasil, publicado pela Fundo Brasil em julho de 2022, apresenta um quadro comparativo da tipologia da informalidade no Brasil. 
Foco no conteúdo
É importante saber que...
Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), qualquer pessoa que realize algum tipo de trabalho, seja ele formal ou informal, é considerada ocupada. 
Isso quer dizer que vendedores ambulantes e entregadores autônomos de delivery, por exemplo, que não têm carteira assinada, também fazem parte do grupo de ocupados.
Imagem 4 - Entregador
Foco no conteúdo
6 minutos
Com base no diálogo com os(as) colegas e com o(a) professor(a), responda às questões propostas:
 Comente quais são as barreiras que a população brasileira enfrenta para obter um emprego formal. 
 Você conhece alguém que tem um trabalho informal? Como são as condições de trabalho dessa pessoa? Quais foram os motivos que a levaram a trabalhar sem carteira assinada? 
Há vantagens em trabalhar por conta própria? Comente sua resposta.
 O que pode ser feito para reduzir o trabalho informal? Dê exemplos. 
Na prática II
Todo mundo escreve...
[...] A família é vista como a fonte de apoio informal mais importante para os seus membros. Em muitos países, aparece como a única alternativa. Isso tem se verificado tanto pela corresidência como pela transferência de bens, serviços e recursos financeiros. Os seus membros se ajudam na busca do alcance do bem-estar coletivo, constituindo um espaço de “conflito cooperativo”, em que se cruzam as diferenças de gênero e geração. 
INDICADOR: Dependência com relação à renda de pessoas idosas
Participe da leitura compartilhada de mais alguns trechos do estudo Impactos da Pandemia de Covid-19 no Mercado de Trabalho e na Distribuição de Renda no Brasil, publicado pelo IPEA em 2022:
Foco no conteúdo
17
Daí surge um leque variado de arranjos familiares. As formas esperadas de arranjos familiares para famílias com idosos são do tipo casal sem filhos ou famílias unipessoais, ou seja, idosos morando sós. O estado conjugal é um determinante importante desses arranjos, bem como a independência dos filhos, expressa pela saída de casa. Outro determinante é a autonomia física, mental e financeira, pelo menos dos chefes de família. Quando essas situações não acontecem, a corresidência ou a ampliação das famílias pode ser estratégia utilizada para beneficiar tanto as gerações mais novas como as mais velhas. [...] Essa situação mostra que as famílias estão sendo cada vez mais requeridas para cuidar dos seus segmentos “vulneráveis”, e o idoso tem assumido um protagonismo. [...]
Foco no conteúdo
18
Infográfico 1
Foco no conteúdo
19
Gráfico 1 – Taxa de Ocupação dos Idosos (60+) Brasil – 2012/2019 (%)
O gráfico 1 indica que a taxa de ocupação das pessoas idosas vem crescendo. Principalmente de 2015 em diante, que ela foi de 6,9% (2015) a 8,2% (2019) do total de pessoas ocupadas no país. 
Esse dado sugere uma tendência entre idosos de permanecer economicamente ativos, seja por necessidade financeira, seja por escolha pessoal.
Foco no conteúdo
20
De acordo com dados divulgados pelo recente Censo Demográfico de 2022, 
a população brasileira está envelhecendo. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população — dado que revela uma importante mudança na estrutura etária da nação brasileira. 
É importante saber que...
Imagem 5 
Para saber mais sobre os resultados do Censo Demográfico 2022, acesse o link: https://censo2022.ibge.gov.br/.
Foco no conteúdo
21
Aplicando
05 minutos
Sobre a situação dos idosos no Brasil é correto afirmar que:
O Brasil tem uma das melhores infraestruturas e políticas sociais do mundo para o cuidado e o bem-estar dos idosos. 
A população idosa no Brasil tem enfrentado desafios, como problemas financeiros e de saúde, e falta de acesso a serviços adequados. 
Os idosos no Brasil são amplamente respeitados e valorizados pela sociedade, o que resulta em uma qualidade de vida excepcional para essa faixa etária. 
A expectativa de vida dos idosos no Brasil é consideravelmente menor do que a média global, devido à falta de investimento em saúde e em programas de apoio.
Aplicando
Sobre a situação dos idosos no Brasil é correto afirmar que:
O Brasil tem uma das melhores infraestruturas e políticas sociais do mundo para o cuidado e o bem-estar dos idosos. 
A população idosa no Brasil tem enfrentado desafios, como problemas financeiros e de saúde, e falta de acesso a serviços adequados. 
Os idosos no Brasil são amplamente respeitados e valorizados pela sociedade, o que resulta em uma qualidade de vida excepcional para essa faixa etária. 
A expectativa de vida dos idosos no Brasil é consideravelmente menor do que a média global, devido à falta de investimento em saúde e em programas de apoio.
Correção
O que aprendemos hoje?
Nesta aula, você aprofundou os seus conhecimentos sobre a dimensão renda e trabalho. Você também teve a oportunidade de conhecer dados e informações sobre a ocupação informal e a relação de idosos com o mercado de trabalho. 
Tarefa SP
Localizador: 99609
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
25
Slides 3, 4, 17 e 18 - CAMARANO, A. A. Os dependentes da renda dos idoso e o coronavírus: órfãos ou novos pobres. IPEA, 2022. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11561/22/218212_LV_Impactos_Cap18.pdf. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Slide 5 - BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos de pessoas com 60 anos ou mais. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/eleicoes-2022-periodo-eleitoral/estatuto-do-idoso-assegura-direitos-de-pessoas-com-60-anos-ou-mais#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20lei,dar%20prioridades%20%C3%A0s%20pessoas%20idosas. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Referências
Slide 8 - IPEA. Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros. Editores: Marco Aurélio Costa, Bárbara Oliveira Marguti. Brasília: CENPEC, 2015. 77 p.: gráfs., mapas color. . Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs.pdf. Acesso em: 11 de jul. de 2023.
Slides 10, 11 e 14 - FUNDO BRASIL. Mapeamento do Trabalho Informal no Brasil. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/01/mapeamento-trabalho-informal-corte1-1.pdf. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Referências
Slide 13 - PAÍS tem recorde de 39,294 milhões de informais no trimestre até julho, diz IBGE. UOL (por Estadão), 31 ago. 2022. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/08/31/pais-tem-recorde-de-39294-milhoes-de-informais-no-trimestre-ate-julho-diz-ibge.htm. Acesso em: 11 de jul. de 2023.
Slide 15 - TAXA de desocupação cai quase um ponto percentual no trimestre. Serviços e Informações do Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2022/03/taxa-de-desocupacao-cai-quase-um-ponto-percentual-no-trimestre. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Material de apoio “Currículo em Ação” — Geografia. Caderno do Estudante. 8º ano. 3º bimestre. 
Referências
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 3, 12, 16 e 22 – Gif. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/gifs/rel%C3%B3gio-rel%C3%B3gios-tempo-vezes-4109/. Acesso em: 15 de fev. de 2023. 
Slide 3 - Imagem 1. Motorista. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/senior-black-rideshare-driver-imagem-royalty-free/1283069737?phrase=idosos++motorista+aplicativo&adppopup=true Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 9 - Imagem 2 – Vendedor. Fonte: Getty Images.Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/young-street-vendor-pushing-cart-at-rio-de-janeiro-imagem-royalty-free/1137960854?phrase=camel%C3%B4s&adppopup=true. Acesso em: 11 jul. 2023.; Imagem 3. Manicure. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/unhas-m%C3%A3os-design-de-unhas-259972/. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Slide 15 - Imagem 4 – Vendedor. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/food-delivery-driver-is-driving-deliveries-to-imagem-royalty-free/1400587654?phrase=motoboy&adppopup=true. Acesso em: 11 de jul. de 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 19 - Infográfico 1. Fatos e Números. Idosos e Família no Brasil. Observatório da Família. Secretaria Nacional da Família. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/observatorio-nacional-da-familia/fatos-e-numeros/idosos-e-familia-no-brasil.pdf. Acesso em: 11 de jul. de 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 20 - Taxa de Ocupação dos Idosos (60+) Brasil – 2012/2019 (%). Fatos e Números. Idosos e Família no Brasil. Observatório da Família. Secretaria Nacional da Família. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/observatorio-nacional-da-familia/fatos-e-numeros/idosos-e-familia-no-brasil.pdf. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Slide 21 - Imagem 5 – Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/vector-silhouette-of-people-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/487421741?phrase=idosos++silhueta&adppopup=true. Acesso em: 11 de jul. de 2023. 
Material 
Digital

Continue navegando