Buscar

Bioma Caatinga

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
6º ANO
Aula 09 – 4º Bimestre
Geografia
Bioma: Caatinga 
Conteúdo
Objetivos
Aprofundar conhecimentos sobre os biomas brasileiros, em especial o bioma Caatinga; 
Conhecer as características gerais do bioma Caatinga; 
Conhecer atividades humanas que causam alterações no bioma Caatinga. 
Bioma;
Caatinga;
Atividades humanas;
Impactos socioambientais;
Povos e Comunidades tradicionais.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
6º ano
Habilidades:
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional e global. 
(EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
Sugestão para distribuição do tempo das seções da aula:
Para começar: 10 minutos
Foco no conteúdo: 15 minutos
Na prática I: 10 minutos
Aplicando: 10 minutos
10 minutos
Para começar
O Gancho!
[...] O nome Caatinga vem do tupi e se traduz em “terra branca”, uma referência ao modo como o sol penetrava no mato durante o período de seca, quando havia o desfolhamento das plantas. O termo, no entanto, traz uma miríade de significados, dentre eles tanto o bioma quanto um tipo específico de vegetação. [...] 
Leia um trecho da reportagem Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas, publicada pela National Geographic Brasil:
Imagem 1 – Caatinga
3
 Mostre-me!
Observe o mapa 1 e responda: Por que podemos dizer que o bioma Caatinga é 100% brasileiro?
Anote a sua resposta em uma folha avulsa e/ou em um mural digital. 
Depois, mostre para a turma. 
Para finalizar, registre no caderno as principais respostas. 
Mapa 1 – Biomas brasileiros e Sistema Costeiro-Marinho
Para começar
4
Foco no conteúdo
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
Fonte: Conheça o Brasil – Território. Biomas brasileiros - IBGE Educa
Bioma 
Imagem 2 – Cacto Mandacaru na Caatinga
A Amazônia é o bioma com maior participação no território nacional, ocupando 49,5%, seguido pelo Cerrado (23,3%), Mata Atlântica (13%), Caatinga (10,1%), Pampa (2,3%) e Pantanal (1,8%). Já o Sistema Costeiro-Marinho, em sua parte continental, ocupa 1,7% do território.
Fonte: Conheça o Brasil – Território. Biomas brasileiros 
 IBGE Educa
Biomas brasileiros 
Mapa 1 – Biomas brasileiros e Sistema Costeiro-Marinho
Foco no conteúdo
Ocupa uma área de cerca de 862.818 km², predominante na região nordeste e em parte da região sudeste. 
Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Bioma Caatinga
Mapa 2 – Abrangência do bioma Caatinga 
Foco no conteúdo
Possui clima semiárido, que influencia diretamente na disponibilidade hídrica (de água) no bioma, visto que a pluviosidade corresponde a 300-500 mm/ano.
Esse tipo climático é marcado por baixa umidade e irregularidade de chuvas, com longos períodos de escassez pluviométrica – que podem chegar a oito ou nove meses.
Fonte: Instituto Sociedade, População e Natureza
Imagem 3 
Características físico-naturais
Foco no conteúdo
Presença de rios, em sua maioria intermitentes, que secam em algumas épocas, e interferem no ambiente e nos modos de vida das populações. 
Quanto aos rios perenes da Caatinga destacam-se o São Francisco e o Parnaíba.
Fonte: Instituto Sociedade, População e Natureza
Imagem 4 – Rio São Francisco
Características físico-naturais
Foco no conteúdo
Grande riqueza de ambientes e espécies, tratando-se do bioma semi-árido mais biodiverso do mundo.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente e 
Mudança do Clima
Imagem 5 – Biodiversidade na Caatinga
Características físico-naturais
Foco no conteúdo
Com o apoio do(a) professor(a) assista ao vídeo 1. Uma explosão de cores e sons.
Fonte: Associação Caatinga, 7 de jun. de 2019. Duração: 54seg.
https://www.youtube.com/watch?v=t527irQcXWA&t=1s 
Foco no conteúdo
Biodiversidade e ameaça de extinção
De acordo com Flora do Brasil (2021), o bioma abriga 4.963 espécies de plantas, sendo que, desse total, 827 espécies (17% do total de espécies que se encontram no bioma), é conhecido o estado de conservação, e 30,1% dessas encontram-se sob alguma categoria de ameaça de extinção.
Com relação às espécies da fauna, sobre as quais se conhece o estado de conservação, de um total de 1.182 espécies que foram avaliadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (2018), 125 espécies, ou 10,57% do total, encontram-se em alguma categoria de ameaça de extinção. 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Foco no conteúdo
Na prática I
08 minutos
[...] Em abril, o primeiro filhote de ararinha-azul nasceu na região da Caatinga baiana. O evento ocorreu um ano após a chegada de 52 ararinhas que se encontravam em um criatório na Alemanha. Com isso, o nascimento de um novo filhote marca um importante capítulo na busca pela reintrodução da espécie na natureza. [...]
Em duplas, leiam um trecho da reportagem Nascimento de ararinha-azul no Brasil é marco para o futuro da espécie, publicada em 29 jun. 2021 no Jornal da USP:
Todo mundo escreve...
A ararinha-azul é considerada extinta no Brasil desde o início dos anos 2000, quando foi vista pela última vez em território brasileiro. De lá para cá, ela passou a existir somente em cativeiros privados. “O nascimento do primeiro filhote de ararinha-azul na Caatinga é um marco histórico. Ter esse centro de reprodução na Caatinga e araras começando a se reproduzir interagindo com as aves da natureza é extremamente importante e significa um alento e um futuro azul para a Caatinga”, afirma a doutora Neiva Guedes, do Instituto Arara-Azul. [...] 
O que pode ter causado a extinção da ararinha-azul no bioma Caatinga? Comente sua resposta. 
Registre as anotações no caderno. 
Na prática I
Trata-se de um bioma de características únicas, dadas pelas combinações entre os diferentes tipos climáticos, características geológicas, de solo e de relevo que conformam situações singulares em termos de flora, fauna e recursos hídricos. 
Associada a essa realidade, essa região diferencia-se por também reunir diversos modos de vida e diversidade cultural, formada por séculos de história de ocupação humana.
Fonte: Embrapa
Bioma Caatinga
Foco no conteúdo
O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária. Essa prática, além de destruir a cobertura vegetal, também prejudica os habitats de animais silvestres, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo. 
Da área original ocupada por esse bioma, aproximadamente 36% já foram alterados pelas atividades humanas.
Fonte: Conheça o Brasil – Território. Biomas Brasileiros - IBGE Educa
Alterações no bioma Caatinga
Foco no conteúdo
Com relação à agricultura na Caatinga, pode-se encontrar: propriedades rurais de grande e médio porte, com irrigação ou sistemas de sequeiro, e, principalmente, de pequeno porte, sobretudo do tipo familiar, com cultivo de lavouras, criação de animais, atividades de extrativismo vegetal e outras formas de produção. 
Fonte: Embrapa
Imagem 6 – Lavoura de 
pequeno porte
Foco no conteúdo
Na prática II
10 minutos
Levante a mão quem quiser responder!
Considerando as informações apresentadas e o diálogo com o(a) professor(a) e colegas da turma, responda à seguinte questão:
De onde vem a água para a produção agrícola na Caatinga?
Registre as anotações no caderno.Correção
Imagem 7 – Poço
Na prática II
Seja para a agricultura de sequeiro, aquela implementada durante o período chuvoso, ou a irrigada, a água usada para produção na Caatinga depende das poucas chuvas da região. Portanto, a agricultura local depende da otimização do uso das chuvas e da proteção do solo, que pode funcionar como uma esponja de absorção dessa água. Parte dela alimenta aquíferos que recarregam açudes, represas e outros reservatórios superficiais, além de poços e cisternas subterrâneas. Mesmo com esses reservatórios, o manejo e a conservação do solo são essenciais para o uso eficiente da água na agricultura. 
Fonte: Nexo Jornal
Os povos da Caatinga, conhecidos como catingueiros, são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas, quilombolas, entre outros. 
O bioma é o berço de comunidades tradicionais, como os povos indígenas Tumbalala, os Xukurus e os Pankararu, e os quilombolas de Conceição das Crioulas.
Esses grupamentos humanos desenvolveram suas próprias estratégias de sobrevivência e convivência com as condições da Caatinga. 
Fonte: Instituto Sociedade, População e Natureza
Povos e Comunidades Tradicionais da Caatinga
Imagem 8 – Vaqueiro
Foco no conteúdo
Aplicando
05 minutos
Sobre o bioma da Caatinga é correto afirmar que: 
 A Caatinga é caracterizada por seu clima úmido e densa cobertura florestal, abrigando uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. 
b. A Caatinga é predominantemente encontrada no sul do Brasil, estendendo-se até o Uruguai, e é conhecida por suas vastas pradarias e savanas. 
c. A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, encontrando-se principalmente nas regiões nordeste e parte do sudeste do país, com vegetação adaptada ao clima e pouca água. 
d. A Caatinga é uma floresta tropical exuberante, com alta pluviosidade ao longo do ano, que se estende desde a costa leste até o interior do continente sul-americano.
Aplicando
Correção
Sobre o bioma da Caatinga é correto afirmar que: 
 A Caatinga é caracterizada por seu clima úmido e densa cobertura florestal, abrigando uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. 
b. A Caatinga é predominantemente encontrada no sul do Brasil, estendendo-se até o Uruguai, e é conhecida por suas vastas pradarias e savanas. 
c. A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, encontrando-se principalmente nas regiões nordeste e parte do sudeste do país, com vegetação adaptada ao clima e pouca água. 
d. A Caatinga é uma floresta tropical exuberante, com alta pluviosidade ao longo do ano, que se estende desde a costa leste até o interior do continente sul-americano.
 
O que aprendemos hoje?
Nessa aula, você aprendeu que o bioma Caatinga abrange grande parte do território brasileiro e que possui grande diversidade biológica e cultural. 
Além disso, aprendeu que as atividades humanas, ao longo do tempo, têm causado transformações nas paisagens desse bioma e influenciado os modos de vida das populações. 
Agora, anote uma dúvida que surgiu no decorrer da aula para entregar para o(a) professor(a). 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tarefa SP
Localizador: 101183
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
Referências
Slide 3 – VICENTE, João Paulo. “Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas” in National Geographic Brasil. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/natgeo-ilustra/caatinga. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slides 5 e 6 – IBGE. “Conheça o Brasil – Território. Biomas brasileiros” in IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html. Acesso em: 3 ago. 2023. 
Slides 7, 10 e 12 – Caatinga. Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/ecossistemas-1/biomas/caatinga. Acesso em: 5 ago. 2023.
Referências
Slides 8 e 9 – Caatinga. Convivência com o Semiárido. Fonte: Instituto Sociedade, População e Natureza. Disponível em: https://ispn.org.br/biomas/caatinga/convivencia-com-o-semiarido/. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slides 13 e 14 – Jornal da USP/Rádio USP. “Nascimento de ararinha-azul no Brasil é marco para o futuro da espécie”. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/nascimento-de-ararinha-azul-no-brasil-e-marco-para-o-futuro-da-especie/. Acesso em: 5 ago. 2023.
Slide 15 – Embrapa. “Bioma Caatinga. Contexto”. Disponível em: https://www.embrapa.br/bioma-caatinga/desertificacao/contexto. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Referências
Slide 16 – IBGE. “Conheça o Brasil – Território. Biomas Brasileiros” in IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 17 – Embrapa. “Bioma Caatinga. A agricultura e a pecuária na Caatinga”. Disponível em: https://www.embrapa.br/bioma-caatinga/desertificacao/agricultura-na-caatinga. Acesso em: 5 ago. 2023.
Referências
Slides 18 e 19 – ARAUJO, Helder e SANTOS, Bráulio A. “Agropecuária sustentável na Caatinga em 6 pontos” in Nexo Jornal, 28 abr. 2021. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2021/Agropecu%C3%A1ria-sustent%C3%A1vel-na-Caatinga-em-6-pontos. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 20 – ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza). “Caatinga. Povos e Comunidades Tradicionais da Caatinga”. Disponível em: https://ispn.org.br/biomas/caatinga/povos-e-comunidades-tradicionais-da-caatinga/. Acesso em: 5 ago. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 03, 13, 18 e 22 – Gif. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/gifs/rel%C3%B3gio-rel%C3%B3gios-tempo-vezes-4109/. Acesso em: 15 fev. 2023. 
Slide 03 – Imagem 1 – Caatinga. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/the-caatinga-landscape-in-brazil-imagem-royalty-free/612732324?phrase=+caatinga+seca&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 4 e 6 – Mapa 1 – Biomas brasileiros e Sistema Costeiro-Marinho. Fonte: Agência Notícias IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25798-ibge-lanca-mapa-inedito-de-biomas-e-sistema-costeiro-marinho. Acesso em: 5 ago. 2023.
Slide 5 – Imagem 2 – Cacto Mandacaru na Caatinga. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/xique-xique-cactus-detail-with-ripe-fruits-imagem-royalty-free/1392940697?phrase=fazenda+caatinga&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 7 – Mapa 2 – Abrangência bioma Caatinga. Fonte: INCT-Odisseia. Disponível em: https://odisseia.unb.br/sitios-de-pesquisa/bioma-caatinga/. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 8 – Imagem 3. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/water-drop-on-dry-cracked-ground-texture-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/692783172?phrase=falta+de+chuva+seca&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 9 – Imagem 4 – Rio São Francisco. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/aerial-view-s%C3%A3o-francisco-river-imagem-royalty-free/1339759085?phrase=rio+s%C3%A3o+francisco+&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023.
Slide 10 – Imagem 5 – Biodiversidade na Caatinga. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/blue-imagem-royalty-free/487422176?phrase=caatinga&adppopup=true.Acesso em: 5 ago. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 11 – Vídeo 1. Uma explosão de cores e sons. Fonte: Associação Caatinga, 7 de jun. de 2019. Duração: 54seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t527irQcXWA&t=1s. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 17 – Imagem 6 – Lavoura de pequeno porte. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/vegetable-garden-in-the-caatinga-in-brazil-imagem-royalty-free/612726332?phrase=ro%C3%A7a+de+mandioca+caatinga&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 19 – Imagem 7 – Poço. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/water-well-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1003182226?phrase=po%C3%A7os&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 20 – Imagem 8 – Vaqueiro. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/portrait-of-brazilian-northeastern-cowboy-wearing-imagem-royalty-free/1133259122?phrase=vaqueiro+nordeste&adppopup=true. Acesso em: 5 ago. 2023.
Material 
Digital

Continue navegando