Buscar

Práticas de liderança para performance

Prévia do material em texto

Primeiras palavras
Neste tópico, serão descritas algumas dicas práticas para uma liderança voltada para a performance. Assim, serão apresentadas técnicas para que um líder consiga influenciar sua equipe da forma correta.
Tais dicas são importantes para líderes e futuros líderes.
Definição de liderança
Antes de falar sobre dicas estratégicas, é importante entendermos algumas definições de liderança, segundo alguns autores:
Northouse (2004)
expand_more
Aborda que a liderança é um processo no qual uma pessoa exerce influência sobre determinado grupo com a finalidade de alcançar um objetivo comum.
Dubrin (2006)
expand_more
Aborda que a liderança está relacionada ao fato de um chefe influenciar outros a atingir objetivos que são importantes para ele mesmo e para a organização. Essa definição é complementada por Maximiano (2012), que considera liderança como a realização de metas por meio do direcionamento de colaboradores.
Por último, vamos a uma descrição que mostra a definição de líder estando relacionada não só ao direcionamento, mas também à aquisição de novas competências.
Tonet et al. (2009)
expand_more
Aborda que o gestor, no papel de coach, estabelece com os membros da equipe um relacionamento para apoiar o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, seja objetivando a mudança de aspectos indesejáveis do desempenho, seja visando à aquisição de novas competências ou outros objetivos afins.
Enfim, são diversas as definições sobre o que é liderança, mas em todas elas podemos ver o quão importante é ocupar essa posição, pois ela é a engrenagem que faz a equipe girar e também a bússola que indica qual o sentido a ser seguido pela equipe e que está alinhado ao da organização.
Os verdadeiros líderes:
· Sabem onde querem ir.
· Preocupam-se com o resultado.
· Estimulam outros a se juntar a eles na criação de metas.
· São capazes de ajudar os outros a focalizarem o resultado.
Um líder deve pensar de forma estratégica, reconhecendo os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua equipe.
A partir da definição de liderança, Hunter (2004) aponta a seguinte habilidade de um líder:
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados para o bem comum.
De acordo com os atributos citados, vamos pensar em alguns exemplos de liderança.
Nelson Mandela
Foi o grande responsável pelo processo de pacificação da África do Sul. Por meio do seu carisma, liderou seu país em direção a um acordo que fosse o mais justo para a população.
Mandela sabia onde queria chegar e estava focado no resultado: pacificar a África do Sul.
Martin Luther King
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”. Essa frase é de Martin Luther King, um grande defensor dos direitos civis nos Estados Unidos. Ele foi uma importante liderança e tem um famoso discurso: “Eu tenho um sonho!”. Ele conseguiu entender os valores mais importantes e guiou os EUA para um caminho mais pacífico, pois estava determinado em seu propósito.
Luiza Trajano
Indo para o campo empresarial, citamos um excelente exemplo de liderança feminina brasileira: Luiza Trajano transformou uma pequena rede de lojas em uma das maiores redes de varejo do brasil. Luiza tem dois grandes lemas: inovação e proximidade com clientes e colaboradores. Dessa forma, sua empresa foi pioneira em vendas on-line, além de todo ano figurar entre as melhores empresas para trabalhar.
Esses líderes têm histórias e motivações diferentes, entretanto, podemos observar algumas semelhanças: paixão e dedicação pelo que fizeram ou fazem.
Virtudes de um líder
Esses líderes inspiraram muitas pessoas, tanto na esfera política como na empresarial.
A seguir, vamos apresentar algumas dicas de liderança para alta performance. Jayr Oliveira (2005) reflete a respeito de alguns pontos sobre o tema:
Inteligência emocional é um diferencial nas equipes
expand_more
Neste ponto, uma equipe medíocre e uma equipe vencedora são separadas pela habilidade do líder em lidar com o clima organizacional e os relacionamentos interpessoais da equipe.
Como o líder e a equipe administram suas emoções
expand_more
Neste ponto, é determinado se o grupo conseguirá cultivar e desenvolver um clima de confiança, senso de identidade, espírito de cooperação e desempenho eficaz.
Evidentemente, em uma equipe em que os relacionamentos são turbulentos, a tendência será as pessoas não confiarem umas nas outras, não sentirem segurança de sua identidade na equipe e serem relutantes em colaborar mutuamente, o que inevitavelmente afetará a eficácia e o desempenho da equipe. Por isso, o líder tem papel fundamental no direcionamento correto do grupo.
Emoções são contagiosas
expand_more
Neste ponto, temos que toda equipe é influenciada pela emoção de seu líder, seja de forma positiva ou negativa.
O líder deve saber lidar com emoções negativas e positivas
expand_more
É comum em uma equipe haver sazonalidades entre as emoções de seus integrantes, afinal, vários fatores podem influenciar o clima.
Agora, vamos a um exemplo. Observe cada um dos líderes:
Líder A
Este é um líder que controla as suas emoções.
close
Líder B
Já este é um líder que não controla as suas emoções.
Percebeu a diferença? Qual equipe possui maior probabilidade de ser eficaz? Em qual equipe você trabalharia de forma mais cooperativa e focado?
Por mais que em algumas situações o líder deva ser mais direto com sua equipe, ele não deve perder o controle emocional, pois irá contaminar os funcionários, gerando um ambiente improdutivo.
Percebeu a importância da liderança para a equipe? Observe a definição a seguir:
Os grupos humanos necessitam de líderes competentes para sobreviver e desenvolver plenamente seus recursos e potencialidades. Igualmente, as organizações sociais necessitam de líderes competentes (dirigentes/executivos/gerentes) para sua sobrevivência e desenvolvimento cabal de recursos e potencialidades.
(MOSCOVICI, 1995, p. 169)
Está vendo como a posição do líder é importante nas organizações? A seguir, vamos falar de dez práticas para uma liderança de alta performance.
Dez práticas para uma liderança de alta performance
De acordo com Carmelo (2016):
1. check
Defina um objetivo claro
Um líder, antes de tudo, deve ter claro o objetivo que pretende alcançar com sua equipe.
Exemplo: reuniões de planejamento.
2. check
Comunique-se com a equipe
Seja claro e simples ao transmitir suas ideias e posições à equipe.
Exemplo: reuniões de acompanhamento.
3. check
Deixe claro o que espera da equipe
Defina padrões de desempenho no início do projeto.
Exemplo: criar indicadores padrões e objetivos de desempenho.
4. check
Priorize
Elimine ambiguidades de decisões, focando em um objetivo por vez.
Exemplo: deixar claro à equipe quais as prioridades em cada momento.
5. check
Assuma o papel de líder
Demonstre seu engajamento na posição de líder.
Exemplo: quando a equipe for questionada, assuma a responsabilidade, defenda os membros de sua equipe.
6. check
Desenvolva sua equipe de forma singular
É importante o líder conhecer as necessidades de cada integrante da equipe.
Exemplo: seja mais objetivo com aquele que é mais disperso, acompanhe o membro que está com dificuldade na realização de determinada tarefa.
7. check
Fique atento aos sinais da equipe
Preste atenção no que sua equipe tem a dizer, isso pode gerar debates produtivos, além de estimular a proatividade.
Exemplo: promova um clima de cooperação.
8. check
Ensine
Um líder também deve saber passar seu conhecimento.
Exemplo: promova palestras para transmitir seu conhecimento sobre determinado assunto.
9. check
Promova um espaço de conhecimento
Construa um espaço no qual seja possível a troca de informações entre a equipe.
Exemplo: estimule a criação de fóruns e oficinas para que a equipe possa transmitir o conhecimento.
10. check
Verifique as ações
Monitore o desempenho de sua equipe.
Exemplo: faça reuniões de acompanhamento dos resultados.
Claro que existem diversas outras dicas parasituações ímpares que podem surgir ao longo da vida de um líder, pois se lida com pessoas, e sabemos que relações interpessoais são sempre muito complexas. Entretanto, seguir as dicas apresentadas é um bom roteiro para quem é ou deseja se tornar um líder de excelência.
image6.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando