Buscar

Avaliação I - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:955995)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 78814778
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A escolha da interface para o paciente que está sob Ventilação não Invasiva (VNI) irá auxiliar a obter um resultado completo e eficaz. Sobre as interfaces, analise as sentenças a seguir:
 
I- A máscara nasal é utilizada em pacientes que estão com insuficiência respiratória aguda, pois possibilita um maior volume corrente, revertendo esse quadro com maior e mais rápida efetividade.
II- A máscara facial total diminui o escape de ar e possui como vantagem tirar o contato da interface com a face do paciente, evitando a lesão de pele.
III- Independente do tipo de interface escolhido, é de extrema importância que não tenha escape para a terapia ser eficaz.Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
O Respiron é um incentivador respiratório de baixo custo, e fácil uso, fornecendo um bom feedback visual durante o exercício respiratório. (TEZA; KEMPINSKI, 2012).
 Sobre esse equipamento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEZA, Daniela Carolina Barizon; KEMPINSKI, Emília Carvalho. Comparação entre duas técnicas fisioterapêuticas (Respiron e EPAP) em pós-operatório de cirurgias abdominais. Uningá, Maringá, v. 32, n. 1, p. 1-8, 
jun. 2012. Disponível em: http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/1022/672. Acesso em: 10 jan. 2022.
A A única indicação para o uso do Respiron é o pré e pós-operatório de diversas cirurgias com o risco de complicações pulmonares.
B A técnica deve ser realizada após uma expiração tranquila, seguida de uma inspiração tranquila e uma expiração no bocal fazendo com que as esferas se elevem.
C O exercício deve ser realizado em uma posição confortável, podendo ser: em pé, sentado ou com a elevação da cabeceira.
D As inspirações máximas e sustentadas promovem a diminuição da pressão transpulmonar e, quando associadas à pausa inspiratória, acarretam a expansão pulmonar.
Na fisioterapia respiratória, existem equipamentos específicos que geram uma oscilação oral de alta frequência (OOAF). Os equipamentos mais populares são o Flutter e o Shaker, sendo o Shaker um protótipo nacional do 
Flutter, com objetivos terapêuticos similares e um custo mais baixo (OLIVEIRA et al., 2018). Sobre esses equipamentos, analise as sentenças a seguir:
 
I- São equipamentos portáteis que favorecem a expansão pulmonar, gerando uma pressão positiva inspiratória.
II- Esses aparelhos provocam vibrações que mobilizam as secreções prevenindo o colapso dos brônquios e facilitando a expectoração.
III- A técnica consiste em realizar uma inspiração regular pelo bocal.Assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: OLIVEIRA, Luís Henrique Sales et al. Comparação da expectoração em pacientes com pneumonia tratados com os dispositivos de fisioterapia respiratória FLUTTER®VRP1e SHAKER®. Revista Ciências em 
Saúde, Itajubá, v. 8, n. 4, p. 2-6, set. 2018. Disponível em: http://186.225.220.186:7474/ojs/index.php/rcsfmit_zero/article/view/829/436. Acesso em: 20 jan. 2022.
A As sentenças I e III estão corretas.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
O uso da Ventilação não Invasiva (VNI) tem sua eficiência comprovada em diversas situações, principalmente, em pacientes com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA) (REIS et al., 2014). Sobre o CPAP, analise as sentenças 
a seguir:
 
I- O CPAP é uma modalidade da VNI em que o paciente respira de modo espontâneo.
II- O objetivo geral do CPAP é melhorar a oxigenação e reduzir o trabalho respiratório.
III- O CPAP é uma pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou seja, um nível de pressão.Assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: REIS, Hugo V. et al. Impacto da CPAP sobre a tolerância ao exercício físico e a modulação simpatovagal de pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Braz J Phys Ther., São Carlos, v. 18, n. 3, p. 218-227, jun. 
2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/xxJpmHM8xPnGqbRYXPq7q6H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 fev. 2022.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
Dentro da fisioterapia respiratória, as manobras de expansão pulmonar são condutas que propõem o tratamento de patologias que acarretam a redução dos volumes pulmonares (MORAIS, 2015).
Sobre os objetivos desta conduta, assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: MORAIS, Caio César Araújo. Aplicabilidade de Técnicas de Expansão Pulmonar em Pacientes com Comprometimento no Nível de Consciência. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Fisioterapia, 
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18326/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Caio_Morais_UFPE_biblccs_v4_07.pdf. Acesso em: 9 jan. 2022.
A As manobras de expansão pulmonar têm como objetivos: aumentar o volume pulmonar, melhorar o padrão ventilatório, diminuir o esforço respiratório e melhorar as trocas gasosas.
B As manobras de expansão pulmonar têm como objetivos: diminuir o volume pulmonar, melhorar o padrão ventilatório, aumentar o esforço respiratório e melhorar as trocas gasosas.
C As manobras de expansão pulmonar têm como objetivos: aumentar o volume pulmonar, limitar o padrão ventilatório, diminuir o esforço respiratório e limitar as trocas gasosas.
D As manobras de expansão pulmonar têm como objetivos: diminuir o volume pulmonar, limitar o padrão ventilatório, aumentar o esforço respiratório e limitar as trocas gasosas.
A manobra de direcionamento de fluxo é uma técnica da fisioterapia respiratória utilizada em pacientes pouco colaborativos, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (SIXEL et al., 2007).
Sobre essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: SIXEL, Bruna de Souza et al. Compressão manual torácica em pacientes com insuficiência respiratória aguda. Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 103-106, mar. 2007. Disponível em: 
https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1752/2879. Acesso em: 10 jan. 2022.
A A manobra de direcionamento de fluxo tem como objetivo a higiene brônquica, diminuindo o fluxo de ar e, consequentemente, a ventilação pulmonar.
4
5
6
B Consiste na compressão manual torácica unilateral realizada pelo fisioterapeuta para promover uma expansão do hemitórax homolateral.
C A manobra de direcionamento de fluxo tem como objetivo a reexpansão pulmonar, diminuindo o fluxo de ar e, consequentemente, a ventilação pulmonar.
D Consiste na compressão manual torácica unilateral, realizada pelo fisioterapeuta, com a finalidade de estimular a expansão do hemitórax contralateral.
O Acapella é um equipamento desenvolvido na década de 1990 na Suíça, com a finalidade de facilitar o clearance de secreções (COUTO, 2016). Sobre o Acapella, analise as sentenças a seguir:
I- A resistência é definida conforme a capacidade do paciente de manter a expiração por três segundos.
II- O uso do Acapella é indicado para: higiene brônquica, fibrose cística, DPOC e pacientes com pressão intracraniana > 20 mmHg.
III- A técnica consiste em instruir o paciente a realizar uma expiração rápida e profunda. A inspiração deve ser feita até atingir a CRF sem fazer a contração do abdome. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COUTO, Amanda Silva. Efeito da ELTGOL e Acapella sobre Aeração e Ventilação Pulmonar Avaliada Através da Tomografia por Impedância Elétrica em Indivíduos com Fibrose Cística. 2016. 172 f. Dissertação 
(Mestrado) - Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde, Recife, 2016. Disponível em: 
https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/23280/1/01%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20com%20artigos%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica%20e%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%20%281%29.pdf.Acesso em: 24 jan. 2022.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
[Laboratório Virtual - Tipos de Tórax] As anomalias congênitas ou malformações surgem intraútero, ocasionando defeitos na forma, na estrutura e na função de órgãos ou células, que são detectáveis logo após o nascimento. 
São classificadas em três classes: morfodisplasia, quimiodisplasias e histodisplasias. A última classe é subdividida em três subclasses, sendo uma delas a malformação tecidual de ossos. As malformações congênitas que podem 
ser encontradas quanto ao tipo de tórax são: pectus excavatum, pectus carinatum, tórax em barril e deformidade associada à escoliose (MARCONDES et al., 2002).
Sobre a avaliação do tórax, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: MARCONDES, E. et al. Pediatria Básica. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002.
A O tórax é composto pelo esterno, 12 pares de costelas, cartilagens costais e 12 corpos vertebrais. Os sete pares inferiores são chamados de costelas falsas, pois se articulam com as vértebras torácicas, mas não se ligam
diretamente ao esterno.
B O diâmetro laterolateral é duas vezes maior que o anteroposterior. O esterno é um osso regular, composto por duas partes: manúbrio e processo xifoide. As articulações costais são flexíveis e permitem que a caixa torácica
se expanda.
C Durante a inspeção, deve-se observar o formato do tórax, que normalmente apresenta uma relação de 1:2 entre os diâmetros anteroposterior e posterior, ou seja, o diâmetro lateral é três vezes maior que o laterolateral.
D A região do tórax é considerada desde a porção abaixo do pescoço até o diafragma, caracterizando seu formato em cone. O tórax tem a função de proteger os órgãos vitais que estão localizados na caixa torácica: coração,
pulmões e grandes vasos.
[Laboratório Virtual - Avaliação de Tórax] Uma condição comumente encontrada em pacientes asmáticos como consequência deste padrão de respiração é o tórax inspiratório ou em barril, em que há horizontalização das 
clavículas, fossas supra e infraclaviculares pouco nítidas e horizontalização das costelas. Um padrão inspiratório, como uma complicação do aumento da resistência da via aérea inferior, pode favorecer o desenvolvimento de 
deformidades torácicas marcadas, elevação das últimas costelas devido ao encurtamento do diafragma que levam ao aumento no ângulo de Charpy acima de 90º (LOPES et al., 2012).
Sobre a avaliação e o tipo de tórax, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: LOPES, Francieli Banzatto et al. Análise comparativa do ângulo de Charpy em crianças asmáticas e não asmáticas por meio da biofotogrametria computadorizada. Fisioterapia Brasil, Mato Grosso do Sul, v. 13, n. 4, p. 
293-298, ago. 2012. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/554/1141. Acesso em: 28 fev. 2023.
7
8
9
A O Ritmo de Cantani é caracterizado por respiração rápida com aumento da frequência e amplitude, e esse ritmo é associado aos estados de acidose metabólica. A inspeção estática inclui a configuração do tórax normal,
classificado em normolíneo, brevelíneo e longelíneo.
B Devem ser traçados pontos no tórax partindo clavícula até o apêndice xifoide e, em seguida, para a última costela do lado direito. Recomenda-se o afastamento da escápula do esterno, dado que nessa região as costelas
ficam muito próximas.
C O paciente será brevilíneo quando o ângulo é menor do que 90 graus. O paciente é classificado em longilíneo quando o ângulo é maior do que 90 graus. O paciente é classificado como normolíneo quando o ângulo é igual
a 100 graus.
D O sinal de Hoove é caracterizado pelo aumento da amplitude inspiratória com uma pausa da respiração após uma inspiração profunda e, sequencialmente, expiração. O ritmo de Kussmaul é caracterizado por respiração
rápida com aumento da frequência e amplitude.
O tratamento de fisioterapia respiratória objetiva prevenir e tratar complicações de uma determinada patologia através de diversas técnicas, como os padrões ventilatórios (GOMES et al., 2014).
Sobre essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
 
FONTE: GOMES, Patrícia Xavier Lima et al. Análise dos protocolos de fisioterapia utilizados em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Fisioterapia Brasil, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 38-42, set. 2014. Disponível em: 
https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/296/508. Acesso em: 10 jan. 2022.
A Os objetivos dessa técnica são: o ganho na capacidade pulmonar, piora na relação ventilação/perfusão, melhora da resistência à fadiga, corrigir padrões ventilatórios incorretos, evitar possíveis complicações pulmonares e
melhorar a capacidade funcional.
B Os objetivos dessa técnica são: o ganho na capacidade pulmonar, piora na relação ventilação/perfusão, melhora da resistência à fadiga, manter padrões ventilatórios incorretos, evitar possíveis complicações pulmonares e
diminuir a capacidade funcional.
C Os objetivos dessa técnica são: a diminuição na capacidade pulmonar, melhora na relação ventilação/perfusão, melhora da resistência à fadiga, corrigir padrões ventilatórios incorretos, evitar possíveis complicações
pulmonares e melhorar a capacidade funcional.
D Os objetivos dessa técnica são: o ganho na capacidade pulmonar, melhora na relação ventilação/perfusão, melhora da resistência à fadiga, corrigir padrões ventilatórios incorretos, evitar possíveis complicações pulmonares
e melhorar a capacidade funcional.
10
Imprimir

Continue navegando