Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - Teste 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 - Assinale a opção correta em relação as afirmações abaixo, usando V (verdadeiro) e F (falso)
I - As ideias iniciais de grandezas, como comprimento e tempo, por exemplo, também começam a ser organizadas no Ciclo de Alfabetização.
II - A necessidade de organizar e de comunicar informações de maneira eficaz também faz parte do processo de alfabetização matemática.
III - A proposta de alfabetização matemática é o “alfabetizar letrando”,  não dissociando ou sequenciando os processos de alfabetização e letramento.
V; V e F
F; F e F
V; F e F
V; V e V
02 - Assinale a afirmação correta:
I - A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
II - A seleção e organização de conteúdos não deve ter como critério único a lógica interna da Matemática. Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno.
III - A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem. Ela incide sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes.
Somente as afirmações I e II
Somente as afirmações I; II e III
Somente as afirmações II e III
Somente as afirmações I e III
03 - Entende-se por alfabetização matemática:
A alfabetização matemática é o processo de organização de saberes que a criança traz de suas vivências anteriores e de certa forma sofrerá influência no seu corpo e no seu modo de agir matematicamente.
A alfabetização matemática é o processo de organização dos saberes que a criança traz de suas vivências anteriores ao ingresso no Ciclo de Alfabetização, de forma a levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua atuação na vida cidadã.
A alfabetização matemática é o processo de organização numérica e estrutural onde o aluno aprende que pensar é mais rápido do que construir um pensamento escrito e descritivo.
A alfabetização matemática é um processo de integração social e cognitiva onde pode-se levar em consideração o ser crítico e reflexivo.
04 - Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática. Em relação a afirmação assinale a alternativa que completa a função do professor.
Responsável por escolher materiais compatíveis para pelo menos uma parte da sala de aula.
Sala de aula é o espaço do professor fazer uso de recursos que não afetem diretamente a produção do aluno.
Mediador do conhecimento fazendo uso de recursos didáticos diferenciados.
Responsável por uma reflexão mais aprofundada de como usar o material sem impactar diretamente nas aulas.
05 - Em relação as novas metodologias aplicadas ao ensino da matemática nota-se a importância do uso:
Novas metodologias e didáticas diferenciadas durante um determinado período.
Novas tecnologias e metodologias diferenciadas
Novas metodologias com uso de material escrito somente.
Novas tecnologias com o uso de material básico sem necessariamente haver mudanças de atitudes em sala.
06 - Para desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situações-problema, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de solução o professor deverá:
Desenvolver um trabalho na investigação, ao criar condições favoráveis para a aprendizagem, de tal forma que a ação pedagógica comece a ser organizada com problematizações, seguidas de discussões e elaborações, para, por fim, desembocar em sistematizações dos resultados obtidos.
Desenvolver um trabalho de investigação criando assim um elo permanente entre a criança e o professor de uma maneira que será mais rápido e de melhor entendimento o processo de ensino e letramento matemático.
Desenvolver o crítico e reflexivo que está em todos os alunos criando assim um produto para o mercado de trabalho muito mais elaborado e capaz de resolver situações problemas.
Desenvolver metodologias diferenciadas não havendo a necessidade da investigação, mas priorizar a resolução de cálculos bem estruturas elaborados para desenvolvimento de situações problemas.
07 - Em relação ao papel do professor na educação matemática:
Desenvolver as competências de forma generalista com complemento de outras atividades desenvolvidas.
Desenvolver habilidades e competências de forma generalista com complemento de outras atividades desenvolvidas.
Desenvolver o raciocínio tornando o aluno uma futura mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
Desenvolver o raciocínio lógico estrutural, aguçar a mente e levar o aluno a questionar e entender a aplicabilidade da linguagem matemática no cotidiano.
08 - De acordo com o Ministério da Educação é papel fundamental da escola em relação ao ensino da matemática:
Os alunos deverão estar atrelados à compreensão dos fenômenos da realidade em que a matemática não está inserida no seu cotidiano e criar as condições necessárias para que o sujeito (aluno) possa livrar-se dessas ferramentas em suas práticas sociais.
Os alunos deverão estar atrelados à compreensão dos fenômenos da realidade em que a matemática está inserida no seu pensamento lógico e criar as condições necessárias para que o sujeito (aluno) possa servir-se dessas ferramentas em suas práticas sociais.
Os alunos deverão estar atrelados à compreensão dos fenômenos da realidade em que a matemática está inserida no seu cotidiano e pensar em condições necessárias para que o sujeito (aluno) possa livrar-se dos problemas do cotidiano e dessas ferramentas em suas práticas sociais.
Os alunos deverão estar atrelados à compreensão dos fenômenos da realidade em que a matemática está inserida no seu cotidiano e criar as condições necessárias para que o sujeito (aluno) possa servir-se dessas ferramentas em suas práticas sociais.
09 - Fazendo-se a análise da afirmação: “Utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático, como ciência e cultura construídas pelo homem, através dos tempos, em resposta a necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção”.  Pode-se afirmar em relação ao principal papel da matemática:
O papel principal da Matemática não está em organizar o pensamento e desenvolver habilidades relacionadas ao raciocínio lógico; em não ajudar a estabelecer relações entre objetos, conceitos e fatos, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de previsão, explicação, antecipação e interpretação de situações reais para depois interferir nesta realidade.
O papel principal da Matemática está em organizar o pensamento e desenvolver habilidades relacionadas ao social; em ajudar a estabelecer relações entre objetos, conceitos e fatos, ao mesmo tempo em que desenvolve inseguranças de previsão, explicação, antecipação e interpretação de situações reais para depois interferir nesta realidade.
O papel principal da Matemática está em organizar o pensamento e desenvolver habilidades relacionadas ao raciocínio lógico; em ajudar a estabelecer relações entre objetos, conceitos e fatos, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de previsão, explicação, antecipação e interpretação de situações reais para depois interferir nesta realidade.
O papel principal da Matemática está em organizar o pensamento e desenvolver habilidades relacionadas ao raciocínio lógico; em ajudar a estabelecer relações entre objetos, conceitos e fatos, ao mesmo tempo em que não desenvolve habilidades de previsão, explicação, antecipação e interpretação de situações reais para depois não interferir nesta realidade.
10 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática no ensino fundamental estão pautados por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos. Os PCNs de matemática possuem a preocupação de formar o aluno:
Socialmente ajustado levando em consideraçãoos aspectos aprendidos garantindo assim sua participação em um determinado setor da sociedade.
Para exercer suas atividades funcionais sem necessariamente tornar-se crítico das situações que o atingem direta ou indiretamente.
Para o mercado de trabalho.
Reflexivo e crítico não somente um conteudista, mas saber aplicar os conteúdos aprendidos de uma maneira a poder se tornar um cidadão pleno na sociedade onde está inserido.
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando