Buscar

TEMPLATE - Modelo para Atividades II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIC - Pedagogia
	Aluno(a): Fabiana Cordova
	RGM: 25090127
	Polo: Lages SC
	Tutor: Alzenir Souza da Silva
Alfabetização Diferenciada/unidade II
Introdução 
A alfabetização de uma forma geral é uma peça primordial para a vida de todas as pessoas, onde de uma forma ampla possibilita a criação de uma ferramenta para a aquisição dos demais conhecimentos da vida. 
Em diversos momentos da vida do ser humano, seja quando criança, na adolescência ou até mesmo na velhice, a alfabetização é possível e necessária, pois é com ela que o indivíduo abre as portas para o conhecimento.
Desenvolvimento 
O processo de alfabetização de uma forma geral é um processo muito importante na vida de todo ser humano, onde dessa forma, deve-se promover tal aprendizado com meios proporcionalmente adequados ao público em específico. Apesar da existência de diversos materiais e conteúdo de qualidade elaborados pelo MEC, educadores em geral ainda recorrem a livros usados para alfabetização de crianças para transmitir o conhecimento e proporcionar o aprendizado da alfabetização em diversas idades.
A necessidade de adequação no conteúdo e material utilizado para instrução dos alunos é algo de primordial importância e relevância para o sucesso na alfabetização. Alfabetizar uma criança é um processo divergente do que o de alfabetizar um adulto, pois apesar de ambos estarem aprendendo, cada um possui uma absorção e temática mais eficaz para captação de tal conhecimento, levando em conta todos os aspectos já vistos e os materiais analisados, observa-se então a primordial necessidade de adequação de materiais de ensino, tendo em vista a necessidade e realidade de cada aluno, onde, dessa forma, com a dinâmica e atribuição de um material correto, o sucesso na alfabetização de cada aluno acontecerá naturalmente, de modo também que o aluno se sentirá motivado a continuar se esforçando para ter um aprendizado cada vez melhor. 
Considerações Finais 
De forma geral as atividades propostas para a alfabetização de jovens e adultos possuem o mesmo intuito, o de alfabetizar, porém, é necessário a diversificação do material, tendo em vista o perfil de cada aluno, estando uma criança mais propícia a um método, um adolescente a outro e um adulto a outro método. A eficácia da alfabetização se dá então a readequação de métodos e capacidades do educador em vos adequá-los para cada público de alunos.
Referências
VICHESSI, B., DINIZ, M. Práticas de alfabetização adequadas aos adultos. Nova Escola. 07
mar. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos adultos>.
PEREIRA, M. Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem do problema. In: ______. A
Construção do letramento na Educação de Jovens e Adultos. 3ª ed. Belo Horizonte – MG
https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4996/0

Continue navegando