Buscar

TEMPLATE - Modelo para Atividades FABIANA

Prévia do material em texto

PIC - Pedagogia
	Aluno(a): Fabiana Cordova
	RGM: 25090127
	Polo: Lages SC
	Tutor: Alzenir Souza da Silva 
Desigualdades na Educação
Introdução 
A Educação em nosso país, passamos por muitos processos, tivemos diversas defasagens e alterações no decorrer dos anos. Dentro desse período, muitas crianças na década dos anos 50, foram afetadas, principalmente as de baixa renda e inclusão da desigualdade racial dentro das escolas, afetando hoje a formação de muitas pessoas em conhecimento, onde ainda temos uma boa parte de porcentagem da população brasileira negra no século XXI.
Desenvolvimento 
Não somente em todos os estados de são Paulo, mais com todo o Brasil, na época o sistema de ensino não era obrigatória e uma boa parte das crianças em idade da primeira infância, onde acabavam fora das salas de aula, os distanciando ainda mais essas crianças com desigualdade racial, realizar os seus possíveis e simples sonhos de aprender a ler e escrever os seus próprios nomes, com o objetivo de ajudar os pais em suas casas.
Na época, por não ser um sistema obrigatório os olhos da sociedade acabavam se fechando ainda mais para aqueles com peles mais escuras os diferenciando com algo sem relevância, possibilitando para essas crianças outras funcionalidades dentro da faixa etária na idade dos 7 anos. Elas acabavam tendo um outro direcionamento e afazeres como: ajudar nas tarefas domésticas da casa, ajudar os pais no plantio da horta e colheitas e cuidar também dos animais, não restando um tempo para frequentar a escola, deixando de ser uma prioridade naquele momento.
Em algumas famílias os pais não valorizavam a educação formal e não incentivavam seus filhos a frequentar a escola, isso era comum em comunidades onde à educação era limitado.
Provavelmente a realidade da Dona Jacira como a de muitas pessoas da época, relata claramente a crença costumeira das pessoas de classe baixa e negras, onde além da ignorância e machismo culturais da época, havia ainda a inobservância da importância do estudo e da educação pois, acreditavam que o saber era desnecessário para suas realidades. A ignorância do pensar machista, atrelada à posição e função social da pessoa negra vivida nessa época, só contribuía para o distanciamento dessas pessoas da educação. 
Considerações Finais 
Em resumo as desigualdades de gênero e étnico raciais eram fatores cruciais que influenciavam a decisão das crianças de abandonar a escola.
Dona Jacira com sua identidade múltipla, pode ter enfrentado uma combinação desses desafios, o que a levou a deixar os bancos escolares tão precocemente, deixando assim de realizar seu sonho de aprender a ler e escrever para se tornar uma cidadã independente perante a sociedade. 
Referências
BRANDÃO, Z. Pesquisa em Educação: Conversa com Pós Graduandos. Rio de 
Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2002.
FORQUIN, J. Saberes Escolares, imperativos, didáticos sociais. Teoria & 
Educação, Porto Alegre, n.5, p.28-49, 1992.
portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/anaisevinci/article/view/6216

Continue navegando