Buscar

DISSERTAÇÃO DE LIBRAS 3

Prévia do material em texto

Moramos em um país onde a linguagem muda de acordo com a região ou a localidade de onde se encontra, pois devido a diferença de convívio e costumes, a forma de comunicar e de interagir verbalmente tem seus “sotaques e gírias”. A linguagem depende muito do convívio e dos sujeitos que estão envolvidos, pois a maior convicção é que cada um tenha um sotaque próprio, devido a cada sujeito vir de uma região diferente e ter costumes diferentes. 
Na linguagem dos surdos podemos citar ambientes diferentes para exemplificarmos a diferença de linguagem e cultura. Podemos citar um estádio de futebol e uma igreja, sendo assim, dois lugares completamente diferentes, abrange muitas comunicações em que não se ver habitualmente no dia a dia, pois ambos mostram situações diferentes, um lado mostra a comunicação com mais sentimentos e expressões faciais e pelo outro lado pode-se usar linguagens que até mesmo quem não é surdo entenderia o gesto de comunicação. Abordando dois ambientes diferentes, nota-se que a linguagem dos surdos ela tem vários aspectos que mostra a simplicidade de entendimento para aqueles que são leigos e não entendem por falta de estudo ou até mesmo interesse, mas se colocarmos os sinais de um jogo no estádio de futebol o que acontece dentro da partida denota que até os leigos entendem, por ser sinais ou gestos de simples entendimento. Em uma igreja a língua de sinais fica mais difícil de se interpretar, pois demonstra mais gestos de expressões faciais, gestos de sentimentos e são gestos que para entender, realmente você deve ter uma certa prática, ou curso. 
Na linguagem brasileira dos surdos, existem palavras em que tem uma certa dificuldade para entender ou expressar, devido ao uso instantâneo de sinônimos, ou seja, quando não sabemos aquele sinal, usamos sinônimos daquela palavra, tanto para se expressar ou para entender. Então é notório que de uma certa forma há uma cultura, há uma diversidade em relação a linguagem e há uma mudança em relação ao ambiente em que a gente se encontra, pois cada região ou ambiente, tem a sua forma de se comunicar, sua forma de interagir. As mudanças sociais que abrangem a nossa sociedade fazem com que mude ou atualize os gestos de linguagem para melhor, vai além da necessidade, sendo assim, o desenvolvimento da língua de sinais vem ficando mais prático, mais ágil, melhorando a qualidade da comunicação e a interação e sim melhorando e a qualidade de vida das gerações futuras.

Continue navegando