Buscar

INCLUSÃO NA HOTELARIA

Prévia do material em texto

Laís Noronha Santos: 3 Hospedagem
INCLUSÃO NA HOTELARIA
Inclusão significa colocar vários grupos que normalmente são excluídos pela diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Estabelecendo assim, possibilidades e oportunidades para todos por igual.
Na hotelaria atende-se todo e qualquer tipo de pessoa, independentemente da sua cor, da sua deficiência ou local de nascença. Juntamente com a inclusão, tem-se a acessibilidade que torna mais fácil a comunicação do hóspede com o hotel, pessoas com deficiência física, necessitam de rampas, elevadores, escrita em Braille e banheiros adaptados, pessoas com deficiência auditiva precisam de informações com letras grandes, áudio e legendas e uma equipe que esteja disposta para auxiliar e ajudar a todos. Vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose ou alérgicos a determinados alimentos são pessoas que precisam de uma alimentação não muito convencional, o hotel precisa oferecer opções de alimentos para essas pessoas.
A área da hotelaria tem que ser acolhedora e hospitaleira para todos, inclusive os funcionários e colaboradores do hotel. O setor deu grandes passos no aumento da diversidade e inclusão nos últimos anos. Porém, estatísticas mostram que ainda há um longo caminho a percorrer. Na parte gerencial é muito pouco visto ainda, a comunidade negra e imigrante, em qualquer parte do hotel, como a recepção, a governança e parte de alimentos e bebidas, é muito raro ver pessoas com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo. Está sendo inserido no setor a comunidade LGBTQIAP+. 
Eu acredito, que o setor hoteleiro precisa encontrar novas estratégias para acolher e receber qualquer tipo de pessoa, seja como hóspede, seja como funcionário, a discussão sobre a inclusão, a diversidade e a acessibilidade são assuntos recentes que ainda causam polêmica, nossa sociedade está caminhando em seus ritmos, mas como ainda disse, tem um longo caminho para percorrer. Muitas pessoas sofrem com preconceito e “mente fechada”, propagar a diversidade e inclusão na hotelaria ou em qualquer lugar é importante para acolhermos esses grupos excluídos.

Continue navegando