Buscar

Usabilidade e experiência do usuário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
A usabilidade é um conceito tão importante para a interação humano-computador que está previsto em normas de padrão internacional ISO. Pode-se afirmar que o significado de usabilidade foi sendo aprimorado à medida que uma nova norma era elaborada e que ele se relaciona diretamente com a área de engenharia de software.
Tomando por base essa informação, assinale a alternativa que explica a ligação entre a usabilidade e o desenvolvimento de softwares:
A. 
As métricas que servem para medir a usabilidade de um software são as mesmas que servem para medir a usabilidade de um artefato.
A ligação entre a engenharia de software e a usabilidade reside no fato de que a engenharia de software estabelece métricas para medir a usabilidade de um software, que são a inteligibilidade, a apreensibilidade e a operacionalidade, que informam se o usuário entende o que está exposto na interface, se ele acha que o artefato é fácil de aprender e se ele consegue operar e controlar o artefato.
2. 
Considere que você é funcionário da área de Recursos Humanos de uma empresa e utiliza diariamente um artefato de controle de RH. Mesmo assim, sempre que você sai de férias e retorna ao trabalho, é necessário entrar em contato com a área de desenvolvimento de sistemas para que eles o ajudem a voltar a utilizar o sistema, pois para você é impossível utilizar a interface sem esse auxílio.
Com base nessas informações, fica muito claro que o seguinte aspecto de usabilidade foi ignorado pelos designers da interface:
D. 
Memorização.
A memorização é o aspecto da usabilidade que indica se os usuários conseguem se lembrar de como a interface deve ser utilizada, mesmo que eles fiquem uma grande quantidade de tempo sem ter contato com o artefato.
3. 
Considere que você se tornou usuário de um software de controle de indicadores de produção que foi implantado em seu setor recentemente. Além de você ser inexperiente na utilização desse software, você também não tem muito contato com dispositivos e sistemas de informática. Depois do treinamento de operação do software, você retornou ao seu ambiente de serviço, mas ficou claro que o treinamento foi insuficiente, pois você não consegue utilizar o sistema sem que entre em contato com colegas ou com a área de TI da empresa.
Nesse caso, os designers que desenvolveram o artefato não levaram em conta que:
B. 
o desenvolvimento do artefato deve considerar todos os aspectos que envolvem o domínio da aplicação.
Os designers precisam levar em consideração, ao projetar e elaborar um design de interface, todos os aspectos que envolvem o ambiente e o domínio da aplicação, o que inclui a experiência dos usuários com informática e também com as atividades que realizam, além da maneira como o usuário pretende realizar suas atividades por meio da interface.
4. 
Considere que você comprou um vidro de azeite de oliva de uma marca que oferece um bico dosador na garrafa. Ao abrir o lacre da tampa da garrafa de azeite, você imediatamente percebe que deve puxar o bico dosador para poder colocar azeite na salada. Apesar disso, quando você termina de temperar sua salada, percebe que o azeite está escorrendo pela lateral da embalagem e, por conta disso, você promete que não vai comprar mais dessa marca.
Diante do exposto, informe qual aspecto de interação humano-computador foi levado em consideração e qual não foi respectivamente:
C. 
Usabilidade e experiência do usuário.
Nesse caso é possível observar que foi levada em consideração a usabilidade, pois o usuário da garrafa de azeite entendeu facilmente como utilizá-la e conseguiu temperar sua salada conforme esperado. Entretanto, a experiência do usuário não trouxe prazer e satisfação nem garantiu que ele queira voltar a utilizar o artefato, uma vez que o azeite fica escorrendo quando deixa de ser utilizado.
5. 
O fato de, atualmente, a maioria das pessoas que se locomove utilizando meios de transporte, ou mesmo a pé, preferir ter sempre o auxílio de um dispositivo de GPS para encontrar o melhor caminho para ir de um lugar a outro significa que esse tipo de artefato possui excelência quando o assunto é:
E. 
experiência do usuário.
O fato de a maioria das pessoas utilizar dispositivos de GPS para se deslocar de um lugar a outro significa que esse artefato leva em consideração a experiência do usuário, pois é possível perceber que, além de desempenhar suas atividades de maneira satisfatória, o usuário sempre volta a utilizá-lo, por entender que ele facilita a sua vida e lhe dá sensação de segurança e confiabilidade por meio de sua utilização.

Continue navegando