Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA 5 - FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA 5 - FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
Alexandre Gomes Rodrigues
Atividade apresentada ao Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estácio de Sá como parte das atividades da disciplina de Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia I.
Campos dos Goytacazes-RJ
Atividade 5
As principais cirurgias gastroduodenais
	
	Enteroctomia
	Gastrectomia
	Gastrostomia
	Síndromes pós operatórias
	O paciente deve chamar a enfermeira para ajudá-lo. Mesmo assim, na primeira vez em que levantar, o paciente ainda poderá ter tonturas, náuseas e vômitos, taquicardia, hipotensão postural, sudorese e mal-estar, os quais devem passar após estas primeiras levantadas.
	Trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar;
sangramento, pancreatite aguda / fístula pancreática, vazamento na anastomose gastrojejunal (emenda feita entre o estômago e o jejuno), vazamento do coto duodenal (o duodeno é fechado na sua parte proximal, nesta cirurgia), dumping (esvaziamento gástrico rápido, provocando diarréia).
	A presença de dor abdominal, vômitos ou febre requer avaliação médica, ainda que a sonda esteja funcionando corretamente.
Há sangramento no orifício da gastrostomia.
	Alterações e condutas nutricionais
	No segundo dia após a operação, é iniciada dieta líquida, que progredirá (água/ dieta líquida/ pastosa e branda) na medida em que o paciente se sinta bem, satisfeito e recuperado.
	Após uma gastrectomia subtotal, a dieta é iniciada por boca no 3º dia após a cirurgia, se o intestino estiver funcionando. Se uma sonda nasoenteral tiver sido introduzida, a alimentação pela sonda é iniciada no 2º dia após a cirurgia. Inicialmente o paciente começa ingerindo alimentos líquidos, progredindo para alimentos pastosos e sólidos. 
	O alimento pode ser administrado por uma bomba infusora ou através de seringa (alimentação em bolus). O preparo e porcionamento da dieta terá que seguir rigorosamente a orientação dada pelo nutricionista ou nutrólogo.
http://videocirurgia.luizdecarli.com.br/content/index.php?link=enterectomia&sub=pos-operatorio
http://institutodecirurgia.com.br/cirurgias/930/gastrectomia-parcial-e-total
http://www.sbnperj.com.br/artigo/cuidados-de-pacientes-com-gastrostomia/
http://www.endodigest.com.br/gastrostomia_31.html

Continue navegando