Buscar

Farmacologia 7

Prévia do material em texto

DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
É a passagem de substâncias da corrente sanguínea para os tecidos alvos, onde então o fármaco irá atuar e desenvolver o seu efeito farmacológico. 
A diferença principal entre o processo de absorção e o de distribuição é o sentido do movimento do soluto (fármaco): 
Absorção: o fármaco está caminhando do local de administração para a corrente sanguínea; 
Distribuição: o fármaco está saindo da corrente sanguínea para atuar em um determinado tecido.
FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS 
(Parte 1)
· Permeabilidade capilar 
É determinada pela estrutura do capilar e pela natureza química do fármaco. 
A organização do endotélio do capilar sanguíneo obedece basicamente a 2 conformações: 
Capilares periféricos: irrigam todas as partes do nosso organismo. 
Capilares centrais (BHE): barreira hematoencefálica (cerebro e coluna). 
Na distribuição do farmaco, há uma diferença entre os capilares que vão chegar em todo o local no organismo comparado com os capilares que irrigarão a parte hematoencefálica.
Os capilares perifericos tem fendas, que permitem passagem do farmaco entre o sague e fígado. Por essas fendas, passam substancias hidrofilicas (que tem afinidade com água). Como as membranas são lipoproteicas, é graças a essas fendas então que as substancias hidrofilicas conseguem penetrar a célula.
Mas como que o capilar cerebral, ou central, permite passagem de substancias polares, já que não possui fendas?
Somente passam por elas substancias liposoluveis, ou seja, apolares. E envolta dessas celulas, ainda tem os astrócitos, que são celulas protetoras, ou seja, barreiras de proteção que impedem passagem de certas substancias. 
· Lipossolubilidade, hidrossolubilidade e grau de ionização: 
Lipossolúvel: tem carater apolar, logo estão não ionizáveis, e tem um alto coeficiente de partição óleo/água, ou seja, a maior parte de uma molécula se solubliza no óleo, e a pequena parte se solubiliza na água. Se grande parte se solubuliza no óleo, a molecula tem carater apolar.
Hidrossolúvel: polar, ionizada (c/ carga), baixo coef. partição óleo/água(maior parte se solubiliza em água, e pouco no óleo). Tem baixo peso molecular, ou seja, a molecula não terá boa penetrabilidade na membrana, então só vão atravessar a membrana se forem atravessar poros.
· Peso molecular: 
Quanto menor o peso molecular, mais fácil de atravessar as fenestras(fendas) do capilar.
· Fluxo sanguíneo e perfusão do tecido alvo: 
Quanto maior o fluxo sanguíneo e a perfusão do tecido, melhor será a distribuição do fármaco. Para tal devemos contar com uma boa vascularização.
Perfusão é diferente de fluxo. Perfusão tem a ver com entradas e saidas rapidas de sangue. É a razão entre a quantidade de sangue que entra e sai do órgão. O coração por exemplo, tem uma perfusão muito grande. É enorme a quantidade de sangue que entra e sai dele.
image1.emf
image2.png

Continue navegando