Buscar

Farmacologia do Sistema Respiratório



Continue navegando


Prévia do material em texto

Farmacologia 07/10/2014 
FARMACOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATORIO 	+ SLIDES grifados e COM NOTAS!!
Epitélio pseudoestratificado ciliado com células caliciformes e rico em células de defesa.As células caliciformes secretam muco(filamentos de mucina+proteínas).
Muco umidece o ar e filtra as impurezas desse ar.
Na temperatura corporal(37graus) esse muco vira um verdadeiro meio de cultura,rico em proteínas e a temperatura ideal.Entao esse muco precisa ser substituído frequentemente,e sao os cílios quem fazem essa renovação através de seu movimento : batimento ciliar que é direcionado superior bate p/ baixo e inferior pra cima, e as duas secreções superior e inferior acabam se encontrando,indo parar na garganta pela deglutição(muitas vezes sem perceber rs) uns 100 mL de muco sao deglutidos por dia. Esse muco todo vai pro estomago e la esse muco é neutralizado pelo pH estomacal.
Esse muco quando secretado é altamente fluido,e a medida de sua secreção e seu arrastamento,ele pode ir perdendo fluidez,e a medida que vai perdendo fluidez,torna-se mais aderente/grudento,e ai se perder muito a fluidificação dele,ocorre acumulo desse muco,por isso necessário a ingestão de muita agua. 8
Esse muco por ser a base de proteínas na temperatura corporal,se contamina muito facilmente,e percebemos rapidamente essa contaminação,pois com a contaminação do muco ocorre: coloração muda p/ esverdeado ou amarelado,aspecto muda,perdendo sua fluidificação,ficanco mais viscoso,sendo difícil por pra fora. 
Nessa situação de muco contaminado,a pessoa nao está contaminada inicialmente,pq se for exercida uma expectoração e fluidificação adequada,consegue-se eliminar esse muco contaminado pra fora e consequente renovação do muco. 
Secrecoes excessivas da via aérea superior comum em crianca, verdes,necessário lavar com soro fisiológico,para fluidificar e limpar esse muco contaminado,limpar antes de haver sinusite por impregnação dessas secreções mucosa e consequente processo infeccioso da sinusite.
A secreção via aérea inferior necessário fluidificar,muito liquido ser ingerido,partir pra ajuda farmacológica caso nao resolva.
 Classes Farmacológicas : Descongestionantes (associados ou nao) ( Drogas Mucoativas : Mucolíticos; Expectorantes e Antitussígenos) ; Broncodilatadores(pra asma brônquica).
Entre as drogas Mucoativas,elas se dividem pelo seu mecanismo de acao : 1) promotores do transporte de muco; 2) indutores de secreção reflexa ; 3) modificadores das características físico químicas das secreções e 4) estimuladores da atividade secretora de muco das glandulas mucosas.
Descongestionantes nasais : sao associações(quando adm. Via oral) entre agonistas alfa adrenérgicos e anti-histaminicos. Mas estudos dizem que causam aumento da viscosidade do muco essa associação.
Descongestionantes tópicos (Via Tópica Nasal) sao os agonistas Alfa adrenérgicos seu uso abusivo pode levar ao efeito da congestão rebote( vasodilatação) o cérebro reconhece os pontos de vasoconstricao e manda sinais para vasodilatar,com o uso excessivo.
Obs: essa secreção que nós deglutimos constantemente e acaba indo pro estomago,quando pessoas que usam inibidores de bomba de prótons(omeoprazol) indiscriminadamente,inibindo secreção acida gástrica,isso influencia no combate dos mos que estão indo pro estomago através do muco deglutido,por isso aparecem muitos efeitos gastrointestinais, como infecções pois o acido nao combateu esses mos,estudos dizem isso,sobre Inibidores de bomba de prótons e Efeitos adversos gastro intestinais.
Obs : A secreção brônquica quando pegajosa,muito aderente necessário meios para facilitar a expectoração : fluidificação(ingestão de muito liquido) é a primeira coisa; inalação ajuda tmb( soro fisiológico fluidifica também);pode-se usar inalação com agonista Beta 2(para relaxar brônquios-broncodilatacao) – todo fármaco broncodilatador aumenta os batimentos ciliares.
Iodeto de potássio: nao usado mais no Br,foi um dos expectorantes mais usados há 30 anos,pertence a Classe de Indutores da Secreção Reflexa.
O iodeto de potássio é irritante para mucosa gástrica.
O nervo vago estimula as secreções gástricasum ramo vagal vai pro aparelho respiratório,fibra parassimpática,a qual a nível de secreção a estimula a nível pulmonar.
-Mecanismo de acao(através da irritação gástrica) : Ao usar o iodeto de potássioprovoca irritação gástrica(ruim para o estomago,porém boa como expectorante)essa irritação leva ao estimulo do nervo vago do estimulo vagal ocorre incrementacao da secreção brônquicaentao essa secreção nova vem altamente fluida,facilitando a expectoração.
Ambroxol (MUCOXOVAN) fármaco da Classe de Estimulantes das Células Secretoras de Muco(células ciliadas),agindo diretamente sobre elas. Aumentando a secreção que vem nova,a qual torna o muco mais fluido,facilitando expectoração.
L-cisteina: também é dessa Classe de Estimulantes das Celulas Secretoras.
 Obs : O Muco é constituído de muitos filamentos de mucina e proteínas,os quais sao capazes de se ligarem por pontes de dissulfeto,formando únicos filamentos(monofilamentos) de muco,a medida que esses filamentos vao se ligando,vai ocorrendo perda de fluidez mucociliar,ficanco seco em muitos casos,em idosos principalmente pois os mesmos tem menor % de agua no organismos,podendo levar nos idosos a formação de rolhas’ devido a secreção excessivamente seca.
 AcetilCisteina (FLUIMUCIL) : pertencente a Classe de Modificadores da Estrutura Físico-quimica do Muco, rompem pontes de dissulfeto dos filamentos de mucina através de seus radicais de sulfridilas que se ligam a essas pontes e as rompem,assim a secreção fica mais fluida,facilitando expectoração.
 Bissolvon também é modificadotem como principio ativo a bromelina.
A partir de algumas frutas,principalmente mamão e abacaxi que tem enzimas digestivas,as quais sao usadas como mucoliticos: a bromelina é uma enzima que quebra os filamentos de mucina (mucoproteicos),solubilizando o fluido mucociliar,facilitando expectoração.
Carne dura no molho de abacaxi : fica molinha molinha.
*Todos esses farmacos ja mencionados nao funcionam se ... nao houver fluidificação (ausência /pouco qntd de líquidos) e se nao houver a A tosse que vai fazer a pessoa expectorar tmb nao adianta. Entao..necessario haver fluidificação+ tosse para eficácia dos farmacos.
Rsrsrs propaganda enganosa -- Xarope Vick: mucolitico e antitussígeno -> ele até pode promover um efeito antitossigeno depois queele expectorar,pois a tosse é um mecanismo reflexo na presença de secreção,então se usar-se um mucolitico,e soltar a secreção a tosse irá sumir.Agora falar que vick é antitussígeno e expectorante é ERRADO,se for nao posso nem usar,pq se eu to usando um fluidificante e um expectorante nao posso ter acao antitussígena lol,pois preciso da tosse e a tosse É EXPECTORANTE.
Tosse produtiva= tosse com secreção nao usar sedativos ,nao inibi-la. Tosse é mecanismo de defesa,promove expectoração,somente através da tosse ocorre ela.
Tosse nao produtiva= proveniente,geralmente, de Tosse alérgica.
Obs : Sedativos (antitussígenos): depressores do centro da tosse,sao os opiaceos.
Indivíduos que estão com muco contaminado,e nao expectoram nem fluidificam esse muco podem contaminar-se.Aí é necessário antibioticoterapia né pra evitar doenças.
Uso de expectorantes e fluidificantes deve ser de uso imediato pra nao agravar o problema gerando infecções.
 GUILHERME ! Rinite(irritação e inflamação da mucosa nasal) : impede a saída de secreção, nao é drenada com facilidade,secreção se acumula,infecciona e então a pessoa tem maior tendência a ter processos infecciosos.
Quem sofre se rinite precisa criar um habito,principalmente durante muda de estacoes, habito de lavar as narinas com Soro fisiológico,limpando os ductos e removendo impurezas,até os mos que estão la,impedindo possíveis infecções e parar de viver sob uso de antibióticos, e o os antibióticos atingem muito pouco os seios nasais pois la é pouco irrigado,então esses guilhermes tomam vários dias de antibiótico e nada resolve..a bactéria continuala e denovo causa infeccao e assim vai..Lavando com soro evita-se instalação do processo infeccioso.
*Obs : Amoxilina é antibiótico bom pra via aera superior,pra Rinite.
Em tosses produtivas -> nao usar sedativos.
Em tosses nao produtivas( ex. Alérgicas; irritativas) - há receptores de percepção de algo estranho via aferente centro da tosse via eferente TOSSE como resposta,na tentativa de jogar fora oq incomoda a via aérea inferior.
Muitas vezes substancias irritantes então( poeiras,ácaros) se depositam na garganta causando tosse,ai a glote incha e inicia-se estimulo pra tosse alérgica. Nesses casos nao é necessário uso de sedativos pra tosse(antitussígenos),nesses casos,uma simples lubrificação resolve : bebendo agua,Uma bala de hortelã,benalet essas pastilhas tem um anestésico,dando alivio ,esse alivio já é suficiente pra quebrar a percepção da irritação pelo centro da tosse,via aferente nao envia estímulos pra la,nao ocorrendo a tosse.Quando a bala nao dar certo,nem pastilha e o reflexo da tosse ainda continuar,e for tosse produtiva mesmo pode usar Sedativos de tosse,porem o uso de sedativos é um pouco perigoso,pq se tem tosse,ela é mecanismo de defesa,e o uso indiscriminado pode ser prejudicial,sem saber causa mesmo dessa possível tosse.EX tosse por tumor, investigar!! 	SEM conhecer a origem da tosse cuidado na prescrição usar antialérgicos( ex. ALEGRA) ;anestésicos ; antimuscarinico( ex. ipratropio) ]... nao prescrever os depressores do centro respiratório( sedativos).
Obs: O ipratropio é antimuscarinico usado na inalação,pra tratar asma( por broncodilatacao), o ipratropio tem a capacidade de diminuir a excitabilidade da via Eferente, advinda do centro da tosse ,assim ele ajuda a amenizar o reflexo da tosse.
 OPIÁCEOS (derivados da morfina) -> Classe de Depressores do Centro da Tosse-> ex.: Codeína ( age a nível do centro da tosse,o deprimem). A codeína tem poder analgésico baixo,porem uma grande capacidade de depressão do centro da tosse,então geralmente associados a analgésicos(ex. Paracetamol).Muito usado para analgesia,APESAR do paracetamol também ser analgésico de baixa potencia,prof nao entende pq vende tanto então!! Rsrsrsrs..A codeína é mais usada como analgésico doq como antitussígeno,que burrice rsrs.
 Obs ** Os farmacos como a morfina,codeína etc .. tudo que é analgésico tipo a morfina vai deprimir o centro da tosse,só que esse centro está próximo ao centro respiratório,quanto maior a potencia do fármaco anti-tossigeno ou sedativo,essa depressão vai se expandir,podendo haver depressão respiratória,é oq ocorre com a morfina,que é potente sedativo!! Grandes doses pode causar morte -> depressão respiratória e cardíaca.
Os farmacos derivados de morfina dao alucinações xarope de codeína dava um pouco de alucinação rsrs uso indiscriminado levou ao controle da venda.
· RELACAO DE POTENCIA ANALGESICA DA CODEINA:
30 mg de codeína (maior dose) corresponde a potencia analgesica de 625mg de AAS( aspirina) -> uma aspirina adulta tem 500 mg .Aspirinas nao sao bons analgésicos.
Então a potencia analgésica da codeína é muito fraca. 
Nao prescrever essas merdas,nem codeína nem associação de codeína e paracetamol....Prescrever TRAMADOL que tem grande potencia analgésica,é tipo morfina :O CURIOSIDADE..
Existe uma sub-classificação acerca dos farmacos Depressores do centro da tosse:
· Narcóticos: se refere a sua capacidade de analgesia,no caso a Codeína é narcótica,gera analgesia,mesmo que pouca.
· Não narcóticos: nao geram analgesia.
As vias aéreas tem muitas células de defesa como : mastócitos e eosinófilos,essas células vao desgranular e liberar grânulos nas vias aéreas,existem 2 granulos importantes: Histamina que gera processo alérgico e Leucotrienos que é sintetizado a partir de fosfolipideos de membrana através da acao da Fosfolipase A2 gerando o Ac. Aracdonico,que é metabolizado pelas lipoxigenases dando origem aos Leucotrienos.
Os leucotrienos geram aumento de permeabilidade nas vias aéreas,oq gera extravasamento resultando em edema( congestão nasal) e também geram broncoconstricao.
Inicialmente,foi desenvolvido 2 farmacos inibidores de leucotrienos,mas esses farmacos anti-leucotrienos tipo o MONTELUCASTE de sódio e um outro q nao tem no Br, eles sao Inibidores/ Antagonistas do Receptor de Leucotrienos com objetivo de tratar asma primordialmente no inicio,mas nao deu muito certo no inicio,mas ai percebeu-se que esses Anti-leucotrienos( inibidores do receptor) resolvia muito bem para quem tinha Rinite Alérgica acompanhado de Tosse inibindo o ligação do leucotrieno ao receptor na via aérea inibe degranulacao dos mastócitos e eosinófilos.
Broncodilatadores
-Agonistas B2 adrenérgicos do musculo liso bronquiolar.
Esses receptores B2 estao acoplados a proteína G,quando estimulados leva a ativação da proteína G ativação da Adenil ciclase e consequente aumento do AMPc o aumento na sua liberação leva a uma menor saída de Ca pelo reticulo sarcoplasmático sem cálcio,o musculo liso nao vai contrair,vai se relaxar Isso é o mecanismo básico do agonista B2.
Alem desse mecanismo,o agonista B2 provoca a saída de potássio,deixando a membrana hiperpolarizada,dificultando uma próxima despolarização(provoca o relaxamento e mantem o estado relaxado por um tempo maior).
No aparelho respiratório,além da inervação simpática B2 broncodilatacao,tem a acao parassimpática que é inversa,através de receptores muscarinicos de ACh o musculo liso contrai( broncoconstricao) e aumento de secreção.
A asma é um processo,normalmente alérgico,onde há broncoconstricao. O asmático vai adquirir uma Hiperssensibilidade a substancias broncoconstritoreas,deixando o organismo muito responsivo a qq substancia dessas,os brônquios respondem mais nos asmáticos que nas pessoas normais,isso é ruim,pois as contrações vao ocorrer mais vezes e mais rapidamente.
-O receptor B2 a nível pulmonar além de promover broncodilatacao,também aumenta os batimentos ciliares e ele está presente na membrana dos mastócitos, e lá sua ativação evita a DESGRANULACAO dos mastócitos.
Então na asma se usam os agonistas B2.: Aminolinas e resorsinois
Os resosrsinois sao um grupo agonistas B2 dado pelos:
· Salbutamol
· Terbutalina
· Fenoterol
· Essas substancias tem inicio de acao rápido e meia-vida curta,agem rapidamente,com meia via de no máximo 6hras. Usados,inicialmente via oral,porem muitos efeitos colatereis por acao em B1(taquicardia). Entao a especificidade pra B2 depende muito da dose e também da característica genética do paciente.Seletividade baixa ao aumento de dose acao em B1.
· Esses farmacos nao impediam novas crises,somente tiravam as crises momentâneas. E essas crises eram provocadas pela Desgranulacao dos mastócitos,pois os receptores B2 presentes na membrana mastocitaria quando estimulados por um agonista continuamente sofriam dessensibilizacao,consequentemente o mastócito voltava a desgranular e o individuo voltava a ter crise uma vez que os receptores foram sendo perdidos.
· No musculo liso bronquiolar o receptor B2 é RESISTENTE A DESSENSIBILIZACAO,ainda bem rs.
· O paciente que usava agonista B2 + Corticoide demorava muito mais pra entrar numa nova crise pq? O corticoide INIBEM a dessensibilizacao do B2 mastocitario.
· Mas esses corticoides trazem muitos efeitos colaterais,uma vez que sao adm via oral.
· Houve modificações,pegando esses farmacos e fazendo preparações Via Inalatoria( bombinhas).
· Com as bombinhas efeito mais rápido e superior ao que seria dado por adm oral. Relacao entre concentração necessária oral/e inalatória,a inalatória requer dose 30x menor que a via oral.Excelente para aumentar seletividade e diminuir efeitos colaterais.
· Esses farmacos de meia vida curta usava-se 3/4x por dia acaba tendo efeitos sistêmicos né,mesmo que sendo via inalatória,de tanto se administrar..
· Houve alteração de estrutura química desses 3 farmacos,para aumentar sua biodisponibilidade sistêmica e aumentar sua meia vida para o fármaco agir por mais tempo :
-Salmeterol (do salbutamol)
- Formaterol ( do fenoterol)
Estes permanecem se ligandoao receptor mantendo-se ligados a eles por muito tempo,aumentando meia vida de 6 para 12 horas aumenta a aderência do paciente ao uso do medicamento. Esses farmacos tem inicio de acao muito lento,demoram pra apresentar o resultado broncodilatacao. Nao pode-se usar em Crise asmática. Eles servem pra fazer a manutenção do paciente que entrou em crise apos a saída dela,pois eles tem meia vida longa. Pra crise usar os outros 3 falados antes.
· Surgiram corticoides adm via inalatória pra diminuir efeitos colaterais quando adm via oral Butesonida; Fluticasona e Mometazona.
Esses corticoides apresentaram inicio de acao rápido a nível brônquico( se ligam e ativam rapidamente os receptores B2 no muculo brônquico e B2 mastocitarios) e eles também tem uma absorção sistêmica,quando usado corretamente,praticamente nula. Quando sofre absorção,se dá por via oral,quando o paciente nao inala adequadamente( quando nao se faz o sincronismo de apertar a bombinha e puxar o ar na mesma hora). Quando ocorre essa absorção oral,que é pouca,mas ocorre essa absorção irá passar primeiro pelo fígado sofrendo efeito da primeira passagem sao metabolizados no fígado ,diminuindo sua concentração livre,pois 99% é perdido no efeito da primeira passagem ( isso ocorre geralmente com a FLUTICASONA),sobrando nada pra circulação sistêmica. Entao esses farmacos sao muito seguros,pois a ideia é nao haver absorção sistêmica né,por causa da vasta efeitos colaterais,eles conseguiram equilibrar a meia vida deles com a meia vida dos agonistas B2 que é em torno de 12 horas Com a cinética parecida e a segurança Pode-se se associar : AGONISTAS B2 DE MEIA VIDA LONGA + CORTICOIDES DE VIA INALATORIA.
*Essa associação permitiu diminuírem as doses administradas pelo uso local DOSES BAIXAS e ABSORCAO SISTEMICA praticamente INEXISTENTE reduziu-se drasticamente efeitos adversos,mantendo o paciente fora da crise asmatica por muito tempo.
De acodo com o tipo de asma você usa certa dosagem.
Essa associação tem no comercio em 3 doses ( alta,media e baixa)
- apos crise asmática,para a manutenção do paciente a ficar fora da crise...sempre começar com uso de Agonista B2 de vida longa associada ao Corticoide em dose ALTA...aí depois de umas 8 semanas usando essa dose e se o paciente se manteve fora da crise reduz-se a dose para dose MEDIA. E ai mais 8 semanas,nao teve crises reduz-se pra dose mínima.
A aderência é baixa por meio dos pacientes,pois é caro essa medicação.
Se o paciente está sob uso da dose mínima,se mantendo fora da crise e derrepente algo leva ele a entrar em crise,pode-se administrar dose ALTA dessa associação sem necessariamente se administrar um Agonista B2 de meia vida curta.
.Oq acontece e é um problema? As pessoas usam a dose alta,ficam bem e continuam na dose alta,e esses pacientes estabilizados em dose alta ,se entrarem em crise,eles nao terão esse recurso de usar dose alta,pois ja estão tomando dose alta,partindo para o uso de um agonista de meia vida curta.
.A grande preocupação no uso desses farmacos é com as crianças e idoso,pois precisa-se de um sincronismo no apertar e no puxar dessas bombinhas inalatórias,e crianças e idosos normalmente nao tem boa coordenacao motora sincrônica. Neles,se nao houver gargarejo é pior,pq sem o sincronismo e sem o gargarejo,a deposição vai ser maior ainda dessas partículas de corticoides.Pra idosos e crianças,usa-se Espaçadores ou Aerocameras,que sao dispositivos onde se encaixa a bombinha,que fazem com que as partículas maiores se depositem neles e somente as partículas menores vao para o fluxo durante a puxada de ar do paciente.O uso desses espacadores é recomendado pra todos,mas principalmente pra IDOSOS.
Pra crianças ha um outro dispositivo,um pouco diferente,uma mascara com filtro para reter maiores partículas.
Os corticoides inalatorios principalmente suas partículas tem diferenças de tamanho,as partículas maiores tem maior peso,na hora que você aperta e puxa a bombinha,vc cria um fluxo direto,as partículas pequenas acompanham esse fluxo,as partículas maiores acabam nao conseguindo acompanhar esse fluxo e se depositam na boca e garganta principalmente.E isso aí,se o individuo ao utilizar,nao fizer bochecho e gargarejo pra tirar essas partículas,vai se acumulando,e o mais comum é o desenvolvimento de candidíase oral e esofágica,rouquidão etc. Por isso é necessário fazer gargarejo bucal após uso dessas bombinhas inalatórias.
Esses farmacos,Budesonida.Fluticasona etc também foram desenvolvidos em solução aquosa individualmente,pra serem usados exclusivamente para Rinite.
Usados Via Intra Nasal.
*Por que os corticoides sao usados pra crises de asma,rinite etc?
Pra asma por um dos efeitos deles que é evitar a dessensibilizacao dos receptores B2 mastocitarios,mas também eles sao potentes antiinflamatorios,eles tem 2 mecanismos: 1) que depende da ligação com receptores intracelulares dependendo da transcrição genica,pois corticoides sao horomonios e hormônios agem em receptores intracelulares agindo sobre transcrição genica e 2) que é uma acao extracelular sobre a permeabilidade capilar,diminuindo a mesma,diminuindo o extravasamento e consequente edema. Outra acao extracelular é inibir a migração leucocitária, e isso é importante na inflamação da asma; e também reduz numero dos eosinófilos,mastócitos(diminuem imunidade) também presentes na inflamação da asma e no caso também da Rinite.
Agora a nível de transcrição(1) , os corticoides inibem a transcrição da COX-2 que é enzima responsável pelo processo inflamatório,além dos corticoides de liberarem uma substancia chamada LIPOCORTINA,a qual inibe a Fosfolipase A2,que é uma enzima que degrada fosfolipideos pra dar origem ao ac. Aracdonico que é precursor da inflamação..Entao... os corticoides agem por varias vias para inibir a inflamação,uma delas é através da nao formação do ac. Aracdonico , e isso faz dele muito útil no processo da asma.
Os corticoides também inibem a transcrição da COX-2 sendo outra atividade deles no bloqueio da inflamação.
**Então... o prof falou em 3 mecanismos para inibir a inflamação por acao dos corticoides. Células/lipocortina/cox.
*Obs : os corticoides sao usados em processos inflamatórios CRONICOS como na asma,em processos inflamatórios agudos outros antiinflamatorios sao usados: os AINES. Pois eles sao hormônios e tem acao também a nível de transcrição genica,que é demorado.
 Na asma,também pode-se utilizar as XANTINAS( metil xantinas ) 
ex. CAFEINA; TEOFILINA;TEOBROMINA.
A cafeína está presente no café,no chá mate,chá preto,cha verde.
A Teofilina é um medicamento derivado
A Teobromina está presente bastante no CHOCOLATE.
Essas xantinas,principalmente a TEOFILINA e seu metabolito que é a AMINOFILINA sao substancias usadas na ASMA e DPOC,pois as xantinas sao susbtancias INIBIDORAS DE FOSFODIESTERASE.
Se a fosfodiesterase é inibida nao ocorre mais degradação de AMPc ocorre aumento de AMPclevando a uma menor disponilibidade de cálcio relaxando musculatura bronquiolar. Só que as xantinas sao usadas via oral,nao sao usadas via inalatória,agem sistemicamente,Entao elas acabam aumentando o AMPc em outras áreas como em musculo liso VASCULAR PODENDO OCORRER HIPOTENSAO devido ao maior relaxamento desse musculo vascular.
E a nível gástrico,o aumento de AMPc no estomago serve de estimulo para uma das vias de estimulo da Bomba De Protons,levando a uma maior produção de HCl dando problemas gastrointestinais /dor de estomago ( RUIM PARA QUEM TEM GASTRITE –evitar cafeína e chocolate e chas) TOTI.
*Obs : na transdução de sinal do agonista B2 tambem ocorre aumento do AMPc.
Obs: Amonifilina na veia sincope ( dilatação muito rápida das veias) levando a hipotensão grave e taquicardia severa também. Uso via EV sozinha foi suspenso devido a isso,tem que ser usada em soro fisiológico pra dilui-la em casos de adm EV.
As xantinas também aumentam a liberação de algumas interleucinas principalmente a IL-6 e aumento de algumas substancias do Sist. Complemento melhorando a parte imunológica do individuo.
As xantinas também acaba, tendoum efeito inibitório sobre a transcrição genica da inflamação,tendo um efeito tipo de corticoide,mas de mecanismo diferente,as xantinas inibem uma enzima intracelular,inibindo a transcrição genica.
**Então pode-se associar XANTINAS+ CORTICOIDES para efeito potencializador ANTIINFLAMATORIO. E é oq se faz muito,em pacientes asmáticos graves,nao controlados,que vivem sob crise.
Em pacientes controlados nao se usa as xantinas,o agonista B2+ corticoides conseguem manter o individuo fora da crise.
INERVACAO MOTORA DO APARELHO RESPIRATORIO
Simpático : através dos receptores B2 ( broncodilatacao);
Parassimpático (ramo vago): através dos receptores muscarinicos M3;
Obs: os leucotrienos quando liberados sao os grande causadores da broncoconstricao crise de asma. 
Eles sao liberados pelos mastócitos,e a histamina também é liberada por eles,sendo ela broncoconstritora também.
Além de que os leucotrienos também estão relacionados as crises de rinite alérgica.
Síntese de leucotrienos ocorre através de quebra de fosfolipideos da membrana pela fosfolipase dando origem ao ac. Aracdonico e o ac. Aracdonico é metabolizado pelas Lipoxigenases dando origem aos leucotrienos.
O leucotrieno A da origem ao B o B age em receptores de outras células para fazer quimiotaxia. E o leucotrieno A da origem ao leucotrieno C4,que é liberado da célula e da origem ao D4 e E4. Os leucotrienos C4,D4 e E4 se ligam a receptores chamados Cisteinil-leucotrienos,os quais estão presentes em TODA a via respiratória(superior e inferior).
Alguns artigos dizem que esses receptores mencionados possuem uma imenso efeito broncoconstritor,maior que o da histamina
Leucotrienos B4
Leucotrienos A4
Leucotrienos C4 .. se ligam a receptores cisteil-leucotrienos,os quais estão presentes na via respiratoria
Receptores e transdução de sinais
AGENTES BETA-AGONISTAS AUMENTAM O AMPc, QUE REDUZ O CÁLCIO INTRA CELULAR E AUMENTA A CONDUTÂNCIA DO POTASSIO- hiperpolarização. Possuem dificuldade maior em se despolarizar.
FOSFOLIPASE A2 COM AUXILIO DA LIPOXIGENASE DEGRADA ÁC. ARAQUIDONICO EM LEUCOTRIENOS, RESULTANDO EM : CONTRAÇÃO DO MÚSCULO LISO, SECREÇÃO DE GLÂNDULAS EXÓCRINAS, LIBERAÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES, ETC.
CLASSES FARMACOLOGICAS VER SLIDEES!!!! ……..
 TRATAMENTO FARMACOLÓGICO PARA ASMA
OBS: sulfato de magnésio em casos graves de crise asmática ele é relaxante muscular.
 
Preferencialmente,a via escolhida para adm de medicações é a INALATÓRIA,devido a vantagens : doses menores comparadas a adm oral; menos efeitos sistêmicos;inicio de acao muito rápido pois atua diretamente sobre a mucosa respiratória(local alvo) e consequente maior efeito terapêutico.
 
PFE : pico de fluxo expiratório. É através desse pico que se determina o grau de asma do paciente.
Para asma intermitente
Para asma persistente leve
Para asma persistente moderada
Para asma persistente grave nao precisa saber .-.só na clinica.
PAREEEEI EM 45 MIN.....