Buscar

Como a Ginástica está sendo aplicada dentro da escola e das academias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a Ginástica está sendo aplicada dentro da escola e das academias? 
 Foi na Grécia antiga que a ginástica desenvolveu-se efetivamente a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade ou “Gimos”, que significa nu.
  A Educação Física dentro do ambiente escolar deve se preocupar com o desenvolvimento integral dos alunos, considerando seus avanços motores, cognitivos, sociais e afetivos. Segundo Gonçalves (1994), a Educação Física Escolar é compreendida como a prática sistemática de atividades físicas, esportivas ou lúdicas, que estabelece relação dialética com outros campos do conhecimento, como a biologia, a psicologia, a sociologia e a filosofia. A qualidade das aulas de Educação Física depende de um conjunto de fatores que podem estar relacionados aos recursos financeiros das Instituições, competência pedagógica dos professores, entre outros. Contudo, tais fatores podem interferir na motivação, interesse e participação dos alunos nas aulas de Educação Física, gerando um quadro onde muitas vezes os alunos não se sentem atraídos pelas aulas. Esta modalidade além de ter um caráter lúdico, melhora flexibilidade, alongamento, resistência muscular, força de explosão, força estática e força dinâmica, além é claro de ajudar consideravelmente na melhora da coordenação motora.  A ginástica de academia, até ela tomar o formato atual, passou por vários momentos como da Calistenia, nos anos de 60 e 70, já na década de 80 foi a ginástica aeróbica (alto e baixo impacto), e nos anos de 90 foi o step e a ginástica localizada. A ginástica de academia tem como objetivo trabalhar o condicionamento físico, a saúde e a estética corporal, entre outros benefícios. Para que isso aconteça tem que focar em exercícios que trabalhem com resistência aeróbica, resistência muscular localizada, força muscular, flexibilidade e composição corporal.
 A boa prática da ginástica escolar está também muito ligada ao apoio da escola, dessa forma devem-se dar totais condições de trabalho ao professor de Educação Física, fornecendo a ele local, aparelhos e materiais adequados para a prática segura das atividades. O professor de Educação Física que se propõe a trabalhar com ginástica deve estar atento, pois se tratar de um exercício físico de muita complexibilidade e coordenação, e principalmente, por ser trabalhado com crianças, há um grande risco de que ocorram lesões devido à prática incorreta. Esta lesão além de atrasar o desenvolvimento da criança, pode ser também um estímulo a prática deste esporte.

Continue navegando