Buscar

Template - AULA 1 (Metodologia da ginástica) (1)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: METODOLOGIA DA GINÁSTICA – AULA 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Antônio Aurélio de Lima
	MATRÍCULA: 01366781
	CURSO: Educação Física
	POLO: Parangaba
	PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
				TEMA DE AULA: BASES DA GINÁSTICA GERAL
RELATÓRIO:
1. Explicar as particularidades da ginástica geral.
A ginastica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas, e envolve uma pratica de uma serie de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento do físico e mental. 
Imagem: https://pt.wikipedia.org/
Para o GGU, a Ginastica Geral é entendida como uma manifestação da cultura corporal que, reunindo as diferentes interpretações da ginastica (Natural, Artística, Rítmica Desportiva, Aeróbica, entre outras), busca integra-las a outras formas de expressão corporal. A ginastica geral engloba modalidades competitivas reconhecidas pela Federação internacional de ginastica, como a ginastica rítmica, ginastica artista, aeróbica, esportiva, esportes acrobáticos e trampolim, atividades acrobáticas com ou sem aparelhos.
2. Descrever os sistemas de movimento e a importância dos domínios de movimento.
Dentre os fundamentos básicos para a sua pratica, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, e parada de mão, a ponte, o rodante, e os rolamentos. Segundo Pellegrini (2000) diz que a aprendizagem motora e uma melhora no desempenho, tem sua inferência na capacidade do individuo executar uma determinada tarefa, melhora essa que ocorre em função da pratica. 
3. Descrever os tipos de aparelhos que podem ser utilizados na ginástica.
Solo
Salto
Cavalo com alças
Argolas
Barras paralelas
Barra fixa
Barra assimétrica
Trave de equilíbrio
			TEMA DE AULA: DOMINIOS DE MOVIMENTOS GIMNICOS
RELATÓRIO:
1. Citar os padrões de movimentos que são utilizados na ginástica.
Dentre os fundamentos básicos para a sua pratica, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos. 
Imagem: https://sites.google.com/
2. Descrever as atividades motoras realizadas através dos padrões de movimento na ginástica.
Os padrões de movimento aeróbicos são combinações de passos básicos de aeróbica (corrida, elevação do joelho e polichinelo), coordenados com movimentos dos braços executados com musica, criando sequencias dinâmicas rítmicas e continuas de complexos movimentos em baixo e alto impacto. 
4. Explicar a compreensão do movimento e sua relação com o domínio da sua execução.
Campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica.
5. Descrever a importância do equilíbrio para domínio do movimento.
Quando o assunto e o corpo humano, o equilíbrio e a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, o individuo precisa, primeiramente, ser capaz de resistir a força da gravidade... Ele e responsável pela coordenação motora e pelos equilíbrios estáticos e dinâmicos. 
				TEMA DE AULA: EIXOS E TÉCNICAS GIMNICAS 
RELATÓRIO:
1. Explanar os eixos mais e planos corporais mais utilizados na ginástica no solo.
Eixos: Anteroposterior, Latero-lateral, Longitudinal.
Planos: Frontal, Sagital, Transverso. 
Imagem: http://aquabarra.com.br
As rotações são elementos corporais realizados pelas ginastas em torno dos eixos transversal e longitudinal do corpo, com ou sem apoio no solo. O plano transversal é horizontal e divide o corpo em superior e inferior. Nesse plano ocorrem movimentos rotacionais ao redor de um eixo longitudinal, sendo eles: Rotação Medial e Lateral (perna e braço), Pronação e Supinação (para antebraço), Abdução horizontal e Adução horizontal (para braço).
 
2. Descrever as bases anatômicas e biomecânicas nos padrões de movimento na ginástica.
 
 Imagem: https://www.infoescola.com
 A posição anatômica e uma referencia baseada em um posicionamento do corpo, em pé com a face voltada para frente e olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidos para a frente. 
 Antes que se possa considerar a possibilidade da Biomecânica influenciar a execução dos programas de atividade física voltados à promoção da saúde e da optimização do rendimento esportivo, torna-se indispensável caracterizá-la. O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede a sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física.
 Apoio das mãos próximas dos pés; mãos voltadas para frente; mãos cruzadas; mãos unidas; membros superiores flexionados; avanço da cabeça e dos ombros em relação às mãos; não olhar para as mãos. Extensão dos membros superiores; mãos longe dos pés. A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. ... A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
 A biomecânica pode ser considerada uma subárea da física responsável pelo estudo do movimento humano. No contexto do estudo do movimento, a ginástica artística é uma modalidade esportiva que intriga muito dos pesquisadores dessa área do conhecimento pela sua complexidade.
3. Descrever a importância do controle de tronco para execução dos padrões de movimento.
O tronco cerebral integra informações visuais e vestibulares com as somatosentivas ascendentes e tem importância fundamental na modulação da medula espinhal e controle da postura. Além disso, controlam os movimentos dos olhos da cabeça.
Cada nível de controle recebe informações da periferia e o estimulo sensitivo pode modificar a ação do comando descente. Os níveis mais altos podem controlara as informações que chegam os ate, facilitando ou suprindo a transmissão de impulsos aferentes nos núcleos sensitivos.
O cerebelo melhora a precisão do movimento comparando os comandos motores descendentes com as informações recebidas resultantes da ação motora.
 
https://sportsregras.com/
https://www.todamateria.com.br/
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/
https://www.infoescola.com/
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/
image1.jpg
image2.jpeg
image3.jpg
image4.jpg
image5.emf

Continue navegando