Buscar

Estudo de caso-Fundamentos da Agricultura


Continue navegando


Prévia do material em texto

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Essa reputação se deve também ao fato do nosso país ser um dos maiores, em extensão territorial, o que favorece a produção em massa e o fornecimento, interno e externo, de diversos tipos de alimentos cultivados no campo. Cada região brasileira oferece condições diferenciadas e propícias ao cultivo de determinados tipos de produtos alimentícios. As formas de cultivo de cada espécie se diferem e, por isso, existem diferentes tipos de agricultura, cada uma delas adequada às necessidades, condições climáticas e aos objetivos dos produtores e de seus consumidores finais. Pensando nos diferentes tipos de agricultura e seus estágios e evolução, pergunta-se: Qual a importância da agricultura e das plantas cultivadas?
A palavra agricultura tem seu prefixo “agro” significando terra cultivada ou cultivável (origem do latim). Assim sendo, podemos definir agricultura como conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de cultivar plantas para obtenção de alimentos, bebidas, fibras, energia e também que servirão de matéria prima para roupas, medicamentos, entre outros. Essas práticas são muito antigas, sendo a agricultura uma das atividades mais antigas no mundo. Tem importância histórica também, pois através dela que surgiram as primeiras comunidades. Além de ser determinante no fluxo dos povos antigos, surgiu como alternativa à caça e pesca que eram comuns naquela época. Independentemente de sua importância na nutrição fornecendo subsistência a milhões de famílias ao redor do mundo, ela também é fundamental na movimentação econômica.
Sendo assim, é indiscutível a importância da agricultura e plantas cultivadas, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.