Buscar

Importância dos Invertebrados

Prévia do material em texto

Invertebrados de água doce têm um importante papel nas comunidades e ecossistemas dos quais fazem parte. Sua função mais conhecida é participar da estrutura trófica e, através das redes alimentares, ser o alimento para outros organismos, especialmente peixes, anfíbios e aves aquáticas.
Sem eles, não conseguiriam se reproduzir e não teríamos vários nutrientes importantes para a nossa saúde. Os invertebrados ajudam também a deixar o solo mais fértil para as plantações. Até a maneira como cada espécie se movimenta no solo pode ajudar a distribuir os nutrientes para as plantas.
Uma substância extraída da hemolinfa (fluído que tem função semelhante à do sangue dos vertebrados) de uma aranha caranguejeira poderá dar origem a um analgésico para tratar dor neuropática (causada por lesões ou doença do sistema nervoso central) e atenuar problemas associadas a ela - depressão, falhas cognitivas ou de memória e atenção, por exemplo. a bióloga Ana Carolina Medeiros, o Prêmio Jovem Neurocientista 2018, concedido no último Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), realizado em agosto.
"Os invertebrados são encontrados nos mais variados ambientes, não sendo possível descrever apenas um habitat para essas espécies. Encontramo-los, por exemplo, no ambiente marinho e de água doce e no ambiente terrestre. Existem ainda espécies que vivem no corpo de outros animais, sendo essas chamadas parasitas. Como exemplo de invertebrados parasitas, podemos citar a tênia e a lombriga, que causam, respectivamente, teníase e ascaridíase."
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral e crânio. Em geral, têm o corpo mole, mas em alguns casos possuem exoesqueleto (esqueleto externo) que ajuda na locomoção e na proteção contra os inimigos.
"Os invertebrados correspondem a, aproximadamente, 95% das espécies de animais existentes em nosso planeta."
"As sanguessugas (anelídeos) foram usadas por bastante tempo, na Medicina, em sangrias — uma técnica que consiste na retirada de uma certa quantidade de sangue para o tratamento de doenças."
Conclusão: Cada espécie tem uma função no ciclo da natureza. Cada uma delas ajuda a manter tudo em equilíbrio, inclusive nossa existência. Por isso, precisamos mudar nossos hábitos, acabar com o desmatamento e promover o uso sustentável do solo. Se não ajudarmos a proteger o meio ambiente, nós também entraremos em extinção.
Bibliografia:
1 SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Animais invertebrados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/invertebrados.htm. Acesso em 26 de outubro de 
2 Nossas vidas dependem da biodiversidade em todos os aspectos
Por Mariana G. Menezes - 21 maio 2020
https://www.wwf.org.br/?71243/Dia-Internacional-da-Biodiversidade-Invertebrados-plantas-biodiversidade-para-que-serve-tudo-isso#:~:text=Sem%20eles%2C%20n%C3%A3o%20conseguiriam%20se,os%20nutrientes%20para%20as%20plantas.
3 Evanildo da Silveira - de São Paulo para a BBC News Brasil - 5 outubro 2018
Pesquisadores brasileiros desenvolvem analgésico a partir de substância extraída de aranha
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45673663
Fazer resumo:
Ausência de endoesqueleto
Todo animal invertebrado não possui coluna espinhal, conforme você já sabe, mas não é só isso. Esses animais não têm endoesqueleto (esqueleto interno), que promove sua sustentação e ajudam na locomoção.
Aeróbicos
Os animais invertebrados são aeróbicos, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviver. Eles retiram esse gás do ambiente em que vivem, ou seja, da atmosfera ou da água. Já o sistema respiratório é uma característica particular de cada espécie.
Multicelulares
Os seres invertebrados possuem grande variedade de células que se agrupam e têm funções específicas. Essas células têm seu núcleo limitado por uma membrana. Portanto, são indivíduos eucariontes.
Heterótrofos
As células dos animais invertebrados não têm parede celular. Por causa disso, esses indivíduos precisam se alimentar de outros seres para continuar vivendo, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.
Tem reprodução sexuada
A reprodução dos animais invertebrados geralmente acontece através dos gametas masculino e feminino. Porém, há alguns casos de reproduções assexuadas como as esponjas e anêmonas.
Capacidade de locomoção
A maioria dos animais invertebrados conseguem se mover, mas vale lembrar que as esponjas se movimentam somente quando ainda são jovens e que algumas espécies usam seu exoesqueleto para fazer isso.
Tipos de animais invertebrados
Durante a leitura do texto, você viu que o reino animal é dividido em seres vertebrados e invertebrados, sendo que o segundo tipo é subdividido nos seguintes filos:
Poríferos
É o grupo composto pelas esponjas aquáticas. Esses animais possuem estrutura bem simples. Não têm órgãos ou sistemas e quando são adultos ficam fixados em rochas ou outras estruturas submersas na água.
Cnidários
Neste filo, encontramos as águas-vivas, os corais e as anêmonas. Esses animais foram os primeiros a ter uma cavidade digestiva em seu corpo. Por outro lado, chama atenção a presença de uma célula presente nos tentáculos dos indivíduos, conhecida como cnidócito.
Quando tocado, o cnidócito libera um líquido irritante que provoca queimaduras no ser humano e nos seus predadores em geral.
Anelídeos
Os animais presentes neste grupo têm como característica comum o formato cilíndrico e mole do corpo e sua segmentação, que é observada em forma de anéis. São encontrados tanto na água quanto em solo úmido. Como exemplos de anelídeos citamos as minhocas e sanguessugas.
Platelmintos
Os vermes são agrupados no filo dos platelmintos e têm a característica do corpo achatado. Neste grupo, estudamos as tênias, os esquistossomos e as planárias.
Nematelmintos
Também são um grupo de vermes, porém eles possuem o corpo com formato cilíndrico. A lombriga se encontra neste grupo.
Moluscos
Os animais que pertencem a este filo têm o corpo mole e são muito frágeis. Para sua proteção, geralmente é criada uma concha a partir de líquidos eliminados pelas glândulas do seu próprio corpo. Essa concha também evita a desidratação.
Alguns animais têm a concha de forma interna, como a lula. E outros não possuem concha, que é o caso da lesma. Os moluscos podem ser terrestres ou aquáticos.
Equinodermos
Você já viu um ouriço-do-mar? Ele faz parte deste grupo de seres marinhos que têm o corpo coberto de espinhos e se arrastam no fundo dos mares. Eles têm diversas formas e tamanhos. A simetria radial (metades) também é percebida.
Artrópodes
O filo dos artrópodes merece uma atenção especial, pois é o que possui maior quantidade de espécies no mundo. Esses animais são bastante resistentes aos produtos tóxicos e alguns tipos conseguem trabalhar bem em conjunto, como as formigas e as abelhas.
Como a quantidade desses seres invertebrados é alta, o filo é subdividido. Para isso, devemos levar em consideração: o número de patas, a existência de antenas e as divisões do corpo. Como resultado teremos quatro subfilos, que são:
Aracnídeos
Os animais presentes neste grupo não têm antenas e suas mandíbulas foram substituídas por quelíceras (par de apêndices ao lado da boca). Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen. Como exemplo podemos citar as aranhas, os carrapatos, ácaros etc.
Insetos
São aqueles que possuem seis pernas e um par de antenas. Seu corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
Crustáceos
Os crustáceos são animais com patas articuladas, mas sua principal característica é a presença de uma carapaça muito dura e resistente como é o caso das lagostas, camarões e caranguejos. Algumas espécies desses animais vivem na terra, outras vivem na água.
Miriápodes
Os animais que se encontram neste grupo possuem o corpo segmentado e muitas patas. Duas antenas são observadas nestes seres que são encontrados somente em terra.
image2.jpeg
image1.jpeg

Continue navegando