Buscar

Resumo Virologia A1

Prévia do material em texto

Resumo Virologia A1
1)Absorção: 
É uma etapa de replicação dos vírus, faz a ligação do vírus ao receptor da célula.
2)Ciclo viral reconhecer cada fase: 
Absorção: ligação do vírus aos receptores da célula; 
Penetração: entrada do vírus na célula; 
Desnudamento: liberação do acido nucleico viral; 
Expressão: síntese proteica e replicação viral; 
Montagem: empacotamento do ácido nucleico nas proteínas do capsídeo;
Liberação: saída do vírus e lise da célula. 
3)Virus (o que são constituídos?): 
Os vírus são constituídos de capsídeo (proteína); ácidos nucleicos (DNA/RNA) e nucleocapsídeo. 
4)Vírus (sobre ser considerado ser vivo ou não?): 
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e que não possuem metabolismo, são acelulares também e portadores de um único ácido nucleico, logo, não são considerados seres vivos. 
5) Principais células que aumentam e infecções virais aguda?
A resposta celular na inflamação aguda é medida por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos (são células do sistema imunológico responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Eles constituem uma pequena porcentagem (1-3%) dos leucócitos granulócitos circulantes de individuais normais sendo que em um adulto são encontrados entre 0 a 400 eosinófilos por milímetro cubico de sangue. Tanto em parasitoses e casos de alergia há um aumento do número de eosinófilos, também chamado de eosinofilia) e macrófagos. 
6) Poliovírus (como inativa/elimina?):
O poliovírus (causador da poliomielite) é inativado através da vacina. 
7) Caxumba (complicações):
Orquite/ooforite (inflamação nos ovários e testículos), meningite, encefalite e surdez. 
8) Caxumba (fatores de risco):
Existe a possibilidade de os rapazes infectados desenvolverem também a inflamação dos testículos, denominada orquite, mas, ao contrario do que se diz, é muito incomum a doença causa esterilidade. Entre as garotas, uma parcela esta igualmente sujeita a ter inflamação dos ovários, a ooforite. A caxumba pode, ainda, atingir o pâncreas e o sistema nervoso central, provocando processos inflamatórios que, contudo, evoluem de forma benigna. 
9) Sarampo (forma de diagnostico): 
Pelas manchas de Koplik, que são pequenos pontos vermelhos com o centro branco, parecidos com grãos de areia, e que podem surgir na parte interna da bochecha ou no céu da boca de algumas pessoas. Essas manchas não causam dor e indicam uma infecção pelo vírus do sarampo, surgindo normalmente entre 1 a 2 dias antes das manchas vermelhas no corpo típicas do sarampo. As manchas do Koplik ajudam no diagnostico do Sarampo, mas não necessitam de tratamento. Isso porque essas manchas desaparecem naturalmente cerca de 2 dias após o surgimento das manchas do sarampo. 
10) Sarampo (sinais e sintomas/padrão de diagnostico): 
Os sinais são semelhantes a uma gripe ou resfriado, sendo inicialmente notado dor de garganta, tosse seca, dor muscular, cansaço excessivo e febre. Os primeiros sintomas de sarampo são manchas vermelhas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo. 
Diagnostico: como os sintomas de sarampo são muito parecidos com os de rubéola, catapora, roséola e ate com os de alergia a medicamentos, o médico poderá indicar a realização de alguns exames de laboratório como exames sorológicos, cultura da garganta ou da urina. 
11) Rubéola (questão sobre): 
Existe uma campanha de vacinação que cresceu muito para os homens, isso para que diminua a transmissão do vírus para mulheres gravidas durante o período pré-natal, pois o maior problema e a passagem do vírus para a criança.
12) Rotavírus (alterações histopatológicas): 
O rotavírus é um vírus de RNA da família Reovíridae do gênero Rotavírus. Quando não tratada adequadamente, a rotavirose podo evoluir para complicações graves, até mesmo podendo culminar em morte. Os rotavírus são classificados em grupos, subgrupos e sorotipos. O genoma dos rotavírus é composto por 11 genes de RNA, sendo identificados ate o momento 7 grupos (A-G). Ocorrendo em diversas espécies de animais, os grupos mais comuns no homem são A,B e C. 
13) Herpes (o que causa quando chega aos olhos?):
É uma infecção causada pelo vírus herpes simples tipo 1, podendo atingir um ou os dois olhos e levar ao aparecimento de sintomas semelhantes aos da conjuntivite, como coceira, inchaço, vermelhidão, irritação no olho, lacrimejamento excessivo ou visão embaçada. Além disso, também pode ser notado o aparecimento de bolhas ou úlceras próximo ao olho com bordas avermelhadas e contendo líquido. A infecção pelo vírus do herpes nos olhos pode causar inflamação nas pálpebras, conjuntivite, íris, retina ou córnea, e resulta em complicações serias como visão embaçada permanente ou perda completa da visão. 
14) Replicação viral:
Refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fabricas de vírus, que fabricam copias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo hospedeiro. 
15) HIV (diagnostico/quantidade de vírus): 
O linfócito passa a replicar o HIV, originando muitas copias que passam a infectar outros linfócitos. Ao fim, os linfócitos são destruídos. Com isso, a quantidade de vírus HIV aumenta no sangue. O HIV é diagnosticado através de exames que detectam a presença do vírus no sangue ou saliva. 
16) HIV (tem qual tipo de enzima e ataca onde?) 
O HIV destrói certos tipos de glóbulos brancos do sangue, enfraquecendo as defesas do corpo contra infecções e canceres. O HIV, vírus que causa a aids, ataca o sistema imunológico, encarregado por defender o organismo humano de doenças. 
17) Hepatites (transmissão e vírus): 
Hepatite A: Principais sintomas: cansaço, fraqueza, diminuição do apetite e dor na parte superior da barriga, mas pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante. As pessoas que tiveram hepatite A apresentam imunidade a este tipo de hepatite, no entanto, continua susceptível aos outros tipos. Como é transmitida: acontece por meio do contato com agua ou alimentos contaminados. 
Hepatite B: Pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar a progressão da doença e deterioração do fígado. Nos casos sintomáticos, pode haver enjoos, febre baixa, dor nas articulações e dor abdominal. Como é transmitida: através do contato com sangue ou secreções contaminadas, como transfusões sanguíneas, compartilhamento de seringas e agulhas e relação sexual desprotegida, principalmente, o que torna a hepatite B uma infecção sexualmente transmissível (IST). 
Hepatite C: Principais sintomas da hepatite C surgem entre 2 meses e 2 anos após o contato com o vírus, sendo os principais a pele amarelada, urina escura, dores abdominais e perda de apetite. Como e transmitida: A hepatite C é uma infecção do fígado causada pelo contato com sangue ou secreções contaminadas com o vírus e que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é rapidamente iniciado. Caso não seja tratada, a hepatite C pode evoluir para a hepatite crônica, que pode levar à cirrose ou insuficiência hepática. 
Hepatite D: Principais sintomas: Esse tipo de hepatite pode ser assintomática, sintomática ou sintomática grave de acordo com o grau de comprometimento do fígado pelo vírus. Como é transmitida: por meio do contato com pele e mucosa contaminada com o vírus, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de agulhas e seringas. O vírus da hepatite D depende do vírus da hepatite B para replicar e causar doença. Caso não seja tratado, poderá resultar em hepatite fulminante, que é uma inflamação grave no fígado que pode evoluir para a morte. 
Hepatite E: Principais sintomas: A hepatite E normalmente é assintomática, principalmente em crianças, mas quando surgem sintomas, os principais são febre baixa, dor abdominal e urina escura. Como é transmitida: A hepatite E é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes e urina de pessoas contaminadas com o vírus. Esta doença geralmenteocorre em surtos devido à má higiene ou falta de saneamento básico. 
18) Hepatite (com o menor risco de adquirir em laboratório): 
B e C, é transmitida pelo sangue e soluções pele/mucosa.

Continue navegando