Buscar

A3 - D CONTEMPORÂNEOS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Desafios Contemporâneos
ALUNO: Jullia Barreto da Silva
ANO/SEM: 2021/3
MATRÍCULA: 2020120306
A inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano. 
 Inteligência artificial como atendentes virtuais, carros que dirigem sozinhos, caixas de mercado automáticos... É notável a evolução tecnológica que ocorreu ao longo dos últimos anos. A cada passo avançado pela tecnologia percebemos sua importância e o conforto que esse tipo de ferramenta nos traz. Mas, é necessário notar também o impacto social e ambiental que vem sendo cada dia mais estridente. Assim como a notável frase do grande cientista alemão Albert Einstein, é necessário que o espírito humano prevaleça sobre a tecnologia. 
Primeiramente, é importante relatar os impactos da alta taxa de desemprego no mundo. Com a evolução da tecnologia o uso de máquinas tornou-se algo indispensável. Com um alto nível de produtividade e perfeição ao desempenhar as funções, as máquinas tomam cada vez mais o espaço antes ocupado por trabalhadores. Até mesmo em serviços de interação social, como atendentes de telemarketing e suporte técnico, a inteligência artificial tem tomado espaço e vem extinguindo tais profissões. 
Em um segundo momento, podemos notar a precarização dos empregos causados pelo alto índice de desemprego. Em um mundo onde mais de 14,3 milhões de pessoas estão desempregadas, a necessidade de um meio capaz de gerar é desesperadora. Essa realidade enfrentada diariamente nos dias atuais, viabiliza a precarização do trabalho humano, fazendo com que esses indivíduos que estão sem renda, aceitem condições insalubres de trabalho e salários baixíssimos. 
Além disso, podemos destacar o impacto social causado por tais inovações. Apesar da comodidade notável trazida pela tecnologia, o uso da mesma vem demonstrando consequências sociais notáveis até mesmo a olhos nus. O excessivo contato com atendentes virtuais e de serviços que utilizam da inteligência artificial vem diminuindo a interação social da população atual, que se demonstra cada vez com mais dificuldade na interação humana e mais relutante ao demonstrar qualquer mínimo sinal de empatia com os de sua espécie.
Podemos assim, concluir que apesar da indubitável necessidade da tecnologia na nossa vida, e principalmente, na economia mundial, é necessário levar em consideração as necessidades humanas básicas. O crescimento industrial não pode se viabilizar em cima do desemprego e da precarização do trabalho humano. Uma solução possível para o problema apresentado é a criação de uma legislação que vise às necessidades reais do trabalhador, e que, além disso, proteja o trabalhador da demissão em massa, causada por esse excesso de máquinas na indústria. Só assim poderemos salvar a grande população da pobreza e da concentração de recursos nas mãos de minorias. 
 
image1.jpg

Continue navegando