Buscar

LILIAN (T2) 35172 E LUCAS (T1) 33925


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira
EMBi02 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
LILIAN LEAL SILVA - 35172 (T2) 
 LUCAS ASSIS - 33925 (T1)
TRABALHO SAP 2000
ITABIRA- MG 2018
INTRODUÇÃO
	Uma estrutura pode estar em equilíbrio ou movimento. Existem estruturas que são dimensionadas para estarem em equilíbrio (edifícios, pontes, pórticos, etc.) e as que são dimensionadas para não estarem em equilíbrio. 
	Dessa forma, a determinação das reações (em oposição aos esforços ativos ou cargas ativas) nos apoios é feita a partir das equações de equilíbrio das estruturas (ΣFH, ΣFV e ΣMo = 0). Em se tratando do dimensionamento de uma estrutura, os esforços ativos são representados por cargas (carregamentos) que podem assumir diferentes configurações 
	Por conseguinte, o estudo em questão foi proposto pela disciplina Resistência de Materiais (EMBi02), uma análise computacional via SAP2000, de uma viga de aço bi - apoiada, em que foi dividido em duas etapas, sendo a primeira utilizando elemento de barra, unidimensional, e a segunda etapa utilizando elemento de casca, tipo "shell", com as especificações W 250 x 45 com comprimento de 4 metros, feita de aço A 572 sofrendo o esforço com uma carga “P” distribuída de 7 (Kn/m). 
	Logo abaixo é possível visualizar o passo a passo, bem como os prints feitos dos resultados obtidos através do software SAP2000. Os cálculos foram realizados e anexados para efeito de comparação com o software. 
	Com base no software utilizado, foram obtidos os esforços e reações nos apoios, as propriedades geométricas da seção transversal, as tensões normais, cisalhantes na posição , e o momento fletor. 
Figura 1: Definição do material
Figura 2: Definição do material
Figura 3: Perfil da Viga W250 x 45
Figura 4: Aplicação da restrições na Viga W250 x 45
Figura 5: Aplicação de carga na estrutura 
Figura 6: Diagrama de Momento 
	Figura 7: Resultados da análise em ½ da Viga
Na figura 8 é possível observar todos os esforços da viga estudada, as reações, a força de cisalhamento e o momento de fletor. 
ETAPA 2 : Elemento de Casca, tipo “Shell”
Para a execução do elemento de casca, tipo "shell", ....
image7.png
image8.png
image9.jpeg
image1.jpeg
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png