Buscar

Socialização ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR VII:
OFICINAS PEDAGÓGICAS 
1
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
3
O LÚDICO NO PROCESSO DE 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
Problemática: quais práticas lúdicas podem auxiliar no processo de alfabetização das crianças no Ensino Fundamental? 
Objetivos: pesquisar sobre as práticas lúdicas no Ensino Fundamental e compreender a importância do incentivo do lúdico durante o desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ANOS INICIAIS - INCENTIVAR A APRENDIZAGEM 
A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, enfatiza que “Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo”. (BRASIL, 2017, p. 58).
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
CAGLIARI (1989, p.85) afirma que: “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado”.
O LÚDICO NO ESPAÇO ESCOLAR 
No RCNEI consta que: 
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural”. (BRASIL, 1998, p. 23).
OFICINAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Cuberes apud Vieira e Volquind (2002, p. 11), conceitua oficinas pedagógicas como sendo “um tempo e um espaço para aprendizagem; um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer”.
MATERIAIS E MÉTODOS
O método utilizado no artigo científico foi pesquisa bibliográfica. 
Com base neste tipo de pesquisa, buscou-se aprofundamento sobre 
“O Lúdico no Processo de Alfabetização e Letramento”. 
Uma forma de trabalhar com o lúdico e contribuir com a aprendizagem da alfabetização e letramento em uma escola, são os espaços da brinquedoteca (conforme figura 01). Nele o aluno brinca livremente e recebe estímulo a manifestações de suas potencialidades. 
 FIGURA 1: ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA
 
FONTE: Disponível em: https://barcelonasuperficies.com.br/blog/playground/como-montar-uma-brinquedoteca-escolar/. Acesso em: 28 de abr. 2021. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
	Com o estudo teórico realizado no artigo, pode-se constatar que a ludicidade tem seu papel de destaque no processo de alfabetização e letramento, pois através de atividades lúdicas o vocabulário se amplia e o raciocínio lógico desenvolve. 
	É nos anos iniciais que a criança é inserida no processo de alfabetização, por isso a importância de se trabalhar com o lúdico, uma vez que a ludicidade ensina brincando. 
	A escola para dar apoio a este recurso pode oferecer o espaço da brinquedoteca, onde é um ambiente preparado para a criança explorar, experimentar, interagir e ampliar os diversos conhecimentos. Assim, desenvolver o processo de aprendizagem de alfabetizar e letrar de forma natural e divertida. 
CONCLUSÃO
	Após o referencial teórico apresentado foi possível observar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem das crianças, principalmente no que se refere à alfabetização e letramento. É sabido também que o professor é mediador no processo de aprendizagem delas, a interação entre as crianças e entre professor e aluno é de extrema importância durante esse processo de alfabetização e letramento. 
	Um espaço que é preparado para estimular as crianças, um ambiente apropriado e com toda a ludicidade possível é a Brinquedoteca. Nela o aluno pode sentir, explorar, fantasiar e experimentar toda a cultura lúdica, e assim de forma natural, desenvolver a alfabetização e letramento.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 
BRASIL. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. RCNEI. Brasília. 1998. 3v. 
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Sipione,1989. 
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4º ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. 
11
image1.png
image2.png

Continue navegando