Buscar

Respostas estudo dirigido Saúde Publica n2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas estudo dirigido Saúde Publica
1. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
2. O Mycobacterium tuberculosis.
3. Quando a tuberculose está nos pulmões, o sintoma mais importante é a tosse que se estende por um longo período (mais de 2 ou 3 semanas). O paciente produz uma grande quantidade de escarro, no qual pode conter sangue.
4. Incubação: 4 a 12 semanas
5. Tuberculose óssea, Tuberculose cerebral, Tuberculose ganglionar, Tuberculose urinária, tuberculose hepática, Tuberculose miliar ou tuberculose cutânea, Tuberculose pleural, tuberculose ocular, tuberculose intestinal, tuberculose peritoneal, tuberculose extrapulmonar.
6. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas e aerossóis, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo.
7. Tuberculose pulmonar bacilífera – paciente com duas baciloscopias diretas positivas, ou uma baciloscopia direta positiva e cultura positiva ou uma baciloscopia direta positiva e imagem radiológica sugestiva de tuberculose.
8. A tuberculose é uma doença grave, porém curável, em praticamente 100% dos casos novos, desde que os princípios da quimioterapia sejam seguidos. O tratamento da tuberculose deve ser feito em regime ambulatorial, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo, na residência ou no trabalho do doente.
9. É importante destacar que a adoção das medidas de precaução deve estar sempre associada com outras medidas preventivas, como: frequente higienização das mãos (com água e sabão ou sabonete ou com preparações alcoólicas); Utilização de equipamentos de proteção individual – EPI quando indicado; e orientação dos pacientes na adoção de medidas de etiqueta respiratória, protegendo com lenço ao tossir ou espirrar durante espera pelo atendimento (consulta, entrega de exames) e realização da higienização das mãos após a coleta de escarro.
10. Imunidade é a capacidade do organismo de reconhecer substâncias, considerá-las estranhas e promover uma resposta contra elas, tentando eliminá-las.
11. Na imunização ativa, o organismo é estimulado a produzir anticorpos e células de memória. A imunização passiva é a transferência de anticorpos de um organismo para o outro.
12. vírus vivos que os que passaram por procedimentos que os enfraqueceram, vírus desativado são agentes “mortos” ou apenas partículas deles.
13. Os linfócitos B são responsáveis por uma modalidade de defesa chamada Imunidade Humoral. A função dos linfócitos T é reconhecer e destruir células anormais do corpo.

Continue navegando