Buscar

Questões de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões – prova de área (Língua Portuguesa)
QUESTÃO 1 - Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência correta: 
 
(1) oração subordinada substantiva objetiva direta
(2) oração subordinada substantiva completiva nominal
(3) oração subordinada substantiva objetiva indireta
(4) oração subordinada substantiva subjetiva
(5) oração subordinada substantiva predicativa
(6) oração subordinada substantiva apositiva
( ) Todos necessitavam de que você reconhecesse seu erro.
( ) Todos tinham necessidade de que você reconhecesse seu erro.
( ) O importante era que você reconhecesse seu erro.
( ) Pediram que você reconhecesse seu erro.
( ) Seus amigos só querem de você uma atitude: que você reconheça seu erro.
( ) É essencial que você reconheça seu erro.
(A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 - 6
(B) 5 – 4 – 3 – 2 – 1 - 6
(C) 3 – 2 – 5 – 1 – 6 - 4 
(D) 2 – 3 – 1 - 6 – 5 – 4
(E) 2 – 1 – 3 – 4 – 6 – 5
QUESTÃO 2 - Nominalizando a oração subordinada destacada em: “Esperamos que ele saia urgentemente daqui”, temos, sem prejuízo do sentido: 
(A) Esperamos sua saída urgente daqui.
(B) Esperamos ele sair urgentemente daqui.
(C) Esperamos que ele se retire o mais rápido possível daqui.
(D) Esperamos ele fazer uma saída urgentemente daqui.
(E) Esperamos sua retirada rápida daqui. 
QUESTÃO 3 
CARTA ABERTA SOBRE AS ESPÉCIES AMEAÇADAS
Nós, brasileiros, sabemos que o Brasil é o país com a maior diversidade de plantas e animais do planeta e já perdeu boa parte dos territórios mais ricos e frágeis de seu ecossistema, a Mata atlântica, com 90% de perda, Cerrado, com cerca de 88% e a Amazônia, com 20% de perda.  Junto com o aumento da temperatura na Terra, a perda da biodiversidade é o maior desafio para a humanidade nos dias atuais.
Pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo e calcula-se que 30% delas podem deixar de existir até o final deste século, se o aquecimento global não for mantido abaixo de dois graus. 
No planeta, existem milhões de espécies das quais cerca de 17 milhões foram identificadas até agora. Só em 1994 o número de espécies ameaçadas de extinção incluía aproximadamente 5.400 animais e 4.000 vegetais. Isso é muito sério pelo fato de a biodiversidade ser o maior recurso do planeta, e sem dúvida a maior oportunidade de riquezas para um país. A perda de recursos e da diversidade biológica ameaça o fornecimento de alimentos, remédios e energia, e ainda interfere no controle sobre a erosão, a purificação da água e do ciclo da atmosfera.
Sobre os riscos à fauna e à flora, um estudo feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que atividades humanas ameaçam mais espécies atualmente do que nunca. A conclusão foi baseada no fato de que em torno de 25% das espécies de plantas e de animais estão vulneráveis.
Em vista dos argumentos apresentados, nós, brasileiros, que lutamos pela proteção de todas as espécies de animais existentes nesse país, não somos capazes de resolver esse problema se não houver uma colaboração de maneira geral, por isso pedimos, não só para os cidadãos, mas  também para o Ministro do Meio Ambiente que participe e invista mais na situação. 
Maria Clara Coelho
A carta aberta acima apresenta como características próprias do gênero: 
(A) caráter argumentativo em defesa de uma causa de interesse coletivo, na tentativa de pressionar os destinatários a mudarem de atitude em relação às espécies ameaçadas no Brasil. Sua estrutura apresenta um título, corpo do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e uma assinatura do emissor.
(B) caráter predominantemente descritivo, já que descreve a situação em que se encontram as espécies ameaçadas no Brasil. Além disso, sua estrutura contém introdução, desenvolvimento, conclusão e assinatura do destinatário.
(C) um problema de interesse coletivo, porém não há interesse em mudar a situação ou buscar soluções para ele. Há um título, corpo de texto composto por introdução e desenvolvimento, bem como assinatura do remetente (emissor) da carta.
(D) caráter argumentativo, apesar de não expor os motivos pelos quais escreve a carta ao Ministro do Meio Ambiente. Percebe-se que não há preocupação em convencer o destinatário. Embora seja uma carta sem finalidade específica, há – em sua estrutura – título, corpo de texto, assinatura.
(E) caráter narrativo, uma vez que demonstra uma sequência de acontecimentos, situada no tempo e no espaço. A estrutura é de uma carta pessoal, pois apresenta título, corpo de texto e assinatura.
QUESTÃO 4 - Leia: 
	“Como suas mãos ficaram assim? perguntou Bruno. Não, sei”, disse Shmuel. Antigamente ela era mais parecida com a sua, mas eu não percebi a mudança. Todos do meu lado da cerca são assim agora. Bruno franziu a testa. Pensou a respeito de todas aquelas pessoas de pijama listrado e imaginou o que estaria acontecendo em Haja-Vista e, o que quer que fosse, devia ser uma má ideia, uma vez que fazia as pessoas ficarem com um aspecto tão debilitado. Nada daquilo fazia sentido para ele.” 
Acerca do protagonista do livro “O Menino do Pijama Listrado”, de Jonh Boyne, o menino Bruno, é possível AFIRMAR que ele
A) compreende que a situação das pessoas de pijama listrado era o resultado das funções que seu pai exercia no campo de Auschwitz. 
B) evitava tocar em assuntos de natureza política por discordar dos rumos que os governantes nazistas davam à situação dos judeus. 
C) toma consciência da triste situação de Shmuel e intervém junto a seu pai para que ele possa ajudá-lo do outro lado da cerca. 
D) através de sua ingenuidade não é capaz de perceber o quanto a vida de Shmuel está atrelada ao trabalho de seu pai.
E) considera justa a forma como Shmuel vive em Auschwitz, pois seu pai sempre o ensinou que os judeus merecem a vida que levam. 
QUESTÃO 5 – Reescreva os períodos nominalizando e, em seguida, reduzindo as orações subordinadas substantivas em destaque: 
a) Os professores estavam confiantes de que o projeto será bem executado. 
b) Minha preocupação é que sua atitude revolte os participantes.
c) É essencial que você compareça ao evento.
QUESTÃO 6 - - Sobre o livro “O Menino do Pijama Listrado”, responda:
a) O que motivou a mudança de Bruno e sua família para a Polônia?
b) Qual foi a primeira impressão que Bruno teve sobre a casa nova?
c) Discorra sobre a amizade entre Bruno e Shmuel.
d) Relate o que aconteceu a partir do momento em que Bruno ultrapassa a cerca e entra no campo de concentração com Shmuel.

Continue navegando