Buscar

e2f600ed-2bbf-4c06-9b19-a6a54321f47c_0 (1)

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE PAULISTA
 
GABRIELA CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA 
 
 
 
 
 
 
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP:
Estudo das áreas de Modelagem de Processos, Redes de Computadores e Telecomunicação e Metodologia Científica. 
 
 
 
 
 
ITANHAÉM
2022
GABRIELA CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA
 
 
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP:
Estudo das áreas de Modelagem de Processos, Redes de Computadores e Telecomunicação e Metodologia Científica.
 
 
Trabalho do projeto integrado multidisciplinar referente ao segundo bimestre de 2022 do curso de Gestão da Tecnologia da Informação apresentado à universidade paulista – UNIP.
Orientador: Sr. Antonio Palmeira. 
 
 
ITANHAÉM
2022
RESUMO
O trabalho acadêmico tem como objetivo tratar um paralelo entre teorias disciplinares aprendidas e a prática no mercado de trabalho, visando alcançar um plano estratégico de TI cunhado na Modelagem de Processos, Redes de Computadores e Telecomunicações e Metodologia Científica. Foi possível enxergar através da disciplina modelagem de processos como funciona um sistema conforme mostra o mapeamento; Redes de Computadores e Telecomunicações foi possível saber para que serve os cabos que vemos durante o dia a dia mais não sabemos as suas funções e quais equipamentos devemos utilizar; A disciplina Metodologia Científica nos ajuda a aprofundar cada vez mais a pesquisa, assim, adquirindo um maior entendimento; E por fim foi possível ver a importância de todas essas atividades sendo alinhada em um só. 
Palavras-chave: Modelagem de Processos, Redes de Computadores e Telecomunicação; Metodologia Científica. 
ABSTRACT
The academic work aims to deal a parallel between learned disciplinary theories and practice in the labor market, aiming to achieve a strategic IT plan coined in Process Modeling, Computer Networks and Telecommunications and Scientific Methodology. It was possible to see through the process modeling discipline how a system works as shown by the mapping; Computer Networks and Telecommunications it was possible to know what the cables we see during the day to day no longer know their functions and what equipment we should use; The discipline Scientific Methodology helps us to deepen research more and more, thus acquiring a greater understanding; And finally it was possible to see the importance of all these activities being aligned into one. 
Key words: Process Modeling, Computer Networks and Telecommunications; Scientific Methodology. 
 
 
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1- Mapeamento de processo 9
Figura 2- Mapeamento de processo 9
Figura 3- Mapeamento de processo 10
Figura 4- Exemplo da Sala de Equipamentos 13
Figura 5- Exemplo da loja 15
Figura 6- Exemplo da loja 16
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7 
MODELAGEM DE PROCESSO 8
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES 10
METODOLOGIA CIENTÍFICA 13
 4.1 Pesquisa Exploratória 13
 4.2 Análise de Pesquisa 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
REFERÊNCIAS 
1. INTRODUÇÃO
Tem sido observado que as organizações têm priorizado a melhoria dos sistemas, assim podendo manter em um mercado de vendas cada vez mais competitivo, já que, estes fatores tem feito com que os clientes fiquem cada vez mais exigentes com aquilo que querem, principalmente em relação a qualidade do produto e a pontualidade do fornecimento. 
 A Loja Aroma & Cia está investindo em melhorias para que tenha uma boa relação não só com os clientes mas com os colaboradores e fornecedores, assim, fazendo com que a empresa seja bem vista no mercado de vendas. E de acordo com as disciplinas postas no Projeto Integrado Multidisciplinar um sistema estratégico de redes, mapeamento e outros otimizado para uma rede acadêmica apresentada a seguir. 
Esse trabalho teve também o meio exploratório, onde foi obtido informações junto a loja que contenham dados relacionados à pesquisa.
O projeto em questão será sobre uma organização de perfumarias chamada Aroma & Cia, uma das maiores redes de cosméticos na região metropolitana de São Paulo. Conta Atualmente com 18 unidades espalhadas por São Paulo, Itanhaém, Mongaguá, Santos e Praia Grande. 
 
2. MODELAGEM DE PROCESSOS. 
 	Em uma análise geral a Modelagem de Processos de Negócios ou Business Process Modeling (BPM), é a atividade que representa os processos de uma empresa para serem analisados e melhorados cada vez mais.
 	Para manter as lojas funcionando de forma lucrativa e eficiente não é tão fácil como parece e para entregar um produto ou um serviço é preciso de uma sequência de processos e que o administrador entenda muito bem cada processo realizado. A metodologia usada para isso é o Mapeamento de Processos. E alguns passos necessários para os Mapeamento de Processo é determinar o objetivo do processo, identificar suas entradas e saídas, identificar os clientes dos processos, saber quando um processo começa e quando ele termina e saber criar um diagrama detalhado do processo com os seus elementos e as conexões entre eles. 
O processo de reembolso de despesas é realizado pelo departamento financeiro em que as lojas ressarcem o colaborador que teve algum gasto corporativo. Quando o solicitante pede reembolso de uma despesa é aí que começa o processo, ele é analisado pelo departamento financeiro e é encaminhado para a aprovação do gestor. Se caso ele negar o processo se encerra, mas se caso ele aprovar o financeiro faz o pagamento da despesa e envia o comprovante para o solicitante e aí o processo termina. 
( Figura 1: https://blog.iprocess.com.br/)
 	O processo para a requisição de compras é um procedimento feito para pedir aos fornecedores os perfumes e variadas marcas e outros materiais para a loja. Além da loja realizar o pedido, também participa do processo o departamento de compras, mais que faz os seus próprios procedimentos; Depois que preenche a solicitação e encaminhar para o almoxarifado que verifica o estoque. Se o material estiver disponível, irá começar um subprocesso para a preparação dos perfumes e demais itens que estão na requisição, nota de entrega, envio dos itens, comunicação do envio e assim finalizar o processo. Caso o material esteja em falta, o fornecedor avisa a loja que solicita a compra do material, que será efetuado em processo paralelo e executado pelo departamento de compras, e assim que o material esteja disponível o mesmo subprocesso realizado anteriormente é feito para entregar os itens e por fim encerrar o processo. 
(Figura 2: https://repositorio.ufc.br/)
 	E por fim a ser citado o processo de compras que tem diversos elementos, tarefas e fluxos. Esses processos são bastante comuns nas lojas, mas que pede várias autorizações e diversas tomadas de decisões, por isso seu diagrama é repleto de detalhes. O setor de compras recebe o organiza vários pedidos das lojas, seja de perfumes e matérias que as lojas estejam precisando, como: produtos de limpezas, materiais de escritório, móveis ou materiais de construções. Se esses materiaisforem aprovados pelo gestor o setor de compras faz o orçamento que também deve ser aprovado pelo gestor, em caso de negação o processo se encerra, agora se for aprovado solicita -se a entrega do material. 
(Figura 3: https://blog.softexpert.com/)
3. REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO. 
 	 As lojas contam com uma estrutura de rede LAN do tipo barramento, que é fácil para instalação e com um valor baixo, porém causando alguns transtornos. Um exemplo disso é quando os funcionários precisam acessar ao mesmo tempo arquivos amplos no servidor, e se trata de uma atividade feita diariamente e recorrente, e acontece da infraestrutura instalada não suportar a carga e causando lentidão e atrasos. Assim sendo preciso trocar os equipamentos a fim de aumentar a capacidade do barramento. 
 	Quanto os equipamentos sugere - se:
· Um servidor Torre Lenovo TS 150 E3 - 1225v6 / 8 GB/ 1 TB com o custo de 3.500,00
· Um Switch Dell Networking X1018/X1018P Switsh inteligente de 18 portas com gerenciamento facil baseado em GUI e PoE opicional, 16 portas SFP de 1 Gbit, funcionamento silencioso sem ventilador (modeloX1018), PoE com modelo serie X de 1 RU com suporte para dois switches X1018 montados lado a lado com o custo de 2.299,00.
· E um roteador Wireless Dual Band TP - Link Ac 1350 com valor de 219,00. 
Aqui estão alguns equipamentos básicos usados na rede LAN: 
· Repetidores: Utilizado para interligar redes idênticas, estes amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. 
· Bridges : Liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais
· Router: Usado para fazer comunicação entre diferentes redes de computadores.
· Hub: Tem a função de interligar os computadores de uma rede local
· Switch: um dispositivo utilizado em redes de computadores. O switch segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os dados de segmentos diferentes. 
 	Toda rede Lan tem um ponto central que se chama Sala de Equipamentos (ER - Equipment Room), de acordo com a norma ABR 14565/2013:
Entretanto, o desconhecimento da norma ABNT NBR 14565 é outro grande motivo para o seu não cumprimento, uma vez que ainda um grande parte dos projetistas não saiba da existência dessa norma nacional.
O documento foi originalmente publicado no ano 2000, sendo revisado em 2007 e 2012, recebeu uma emenda em 2013, e está em fase de homologação a revisão efetuada em 2016.
Embora de pouco conhecimento, o seu descumprimento pode gerar multas. A ANATEL é o órgão regulador que fiscaliza o segmento de cabeamento. Em casos de descumprimento das normas brasileiras da ABNT NBR 14565, a ANATEL é notificada, caso a empresa não cumpra as exigências no prazo determinado, o responsável é multado e fichado por crime contra o bem estar público. Posteriormente, será intimado a prestar esclarecimentos à justiça em âmbito cível (financeiro) e penal (em caso de possíveis riscos a vida)
.
(Saiba sobre a Norma ABNT NBR 14565; para cabeamento estruturado ferramenta para projetistas e instaladores - OverBR)
 	É desta sala que sairão as conexões com os andares e demais ambientes da loja. Neste ambiente encontram-se hardwares para uma distribuição, distribuição de Edifício e pode possuir a distribuição de Piso (do andar). Nessa sala, de acordo com a norma, disponibiliza espaço para absorver a Infraestrutura de Entrada (EF), para receber os cabos externos. Obviamente, o tamanho desta sala deve aumentar conforme seu espaço interno for sendo exigido. E, finalmente, deve existir apenas uma ER para cada loja .
 	 A ER é um local crítico por natureza, pois acomoda uma diversidade enorme de equipamentos de telecomunicações de uso comum, distribuidores e terminações de cabos. Nesta sala além de acomodar os equipamentos de rede ( switches e Distribuição, roteadores, servidores diversos, etc), equipamentos de voz, sistemas de gestão de controle de acesso e monitoramento, enfim, é o local adequado para manter e operar os principais equipamentos de uma rede.
 	Nessa sala não é permitido a entrada de nenhum funcionário, só podendo entrar os funcionários da empresa terceirizada, que vem para arrumar algum problema quando precisa, ou se certificar de que todos os equipamentos estão em segurança e em ordem e dois rapazes ficam diariamente para quando algum funcionário da loja precisar de ajuda com os sistemas ou algum auxílio com aparelhos.
 	Abaixo uma imagem como exemplo do mapeamento da Sala de Equipamentos: 
(Figura 4: https://www.ispblog.com.br/2017) 
4. METODOLOGIA CIENTÍFICA. 
 	Para realizar o estudo de caso de uso da loja de perfumaria Aroma & Cia, efetuei uma pesquisa e acompanhei o dia a dia da loja, tendo dos funcionários a dinâmica da organização e como funciona os atendimentos. 
4.1. PESQUISA EXPLORATÓRIA.
 	Para o estudo de caso para a implementação é necessário realizar uma pesquisa sobre o caso único. Abaixo podemos ver um pouco do que o Martins fala sobre esses estudos:
Em relação ao Estudo de Caso único, o autor o prescreve quando este representa o caso decisivo para testar uma teoria bem formulada, seja para confirmá-la, seja para contestá-la, seja ainda para estender a teoria. Nesta situação, o caso único deve satisfazer todas as condições para testar a teoria. Uma segunda justificativa para um Estudo de Caso único é quando representa uma situação rara ou extrema. Essa situação é muito mais comum no âmbito da saúde e é usada para casos patológicos incomuns. A terceira situação é quando o caso único se mostra revelador, quando o pesquisador tem a chance de observar um fenômeno anteriormente inacessível à investigação científica. Uma quarta alternativa é quando o Estudo de Caso único é utilizado como introdução a um estudo mais apurado ou, ainda, como caso-piloto para a investigação. 
(file:///C:/Users/591890001/Downloads/34702-Texto%20do%20artigo-40654-1-10-20120722.pdf)
 	 A loja fornece alguns atendimentos on - line para facilitar a rotina dos clientes. Um exemplo é a Venda - Direta que a loja disponibiliza a comercialização de pessoa para pessoa, assim o revendedor negocia com o cliente sem necessidade de estar na loja. A venda ocorre pelo site da loja, todos os produtos que o revendedor estiver em mão ele deverá colocar no site o que ele vendeu, como vai ser efetuado o pagamento, e caso acabe os produtos que o revendedor tem ele pode ver se a loja mais próxima tem o produto que ele precisa para vender; com isso o setor d os Humanos e assim repassando para o gestor administrativo que deve averiguar os candidatos e aprovar. 
 	A loja além do site tem o e-mail com opção para falar com a ouvidoria ou quando o cliente queira tirar algumas dúvidas, também temos o Whatsapp para as entregas de produtos feito pelo site, entregando no dia, horário e endereço que o cliente coloca no formulário que o sistema pede para o solicitar o produto. O site mostra como está o andamento da compra para o cliente ficar a par de todos os procedimentos. Diariamente o site é atualizado, mostrando os novos preços, propagandas, premiações e quando tem alguma alteração do horário de expediente. 
Nas lojas os atendentes auxiliam os clientes com o uso do aplicativo, ajudando eles a se cadastrar, solicitar uma compra, alterar alguma informação errada ou até mesmo ajudar com alguma promoção e cupons. 
4.2. ANÁLISE DA PESQUISA. 
 	A loja Aroma & Cia é composta por 18 lojas de pequeno porte que se localizam nos centros das cidades, bairros e em shopping, mas as vendas - diretas. A empresa fornece Wi-fi para os clientes, durante a pesquisa pode observar que as lojas não permanecem vazias. 
 	As lojas de pequeno porte têm estoques pequenos e necessários para dois meses, com os sistemas da empresa locados neles para as vendas e os pedidos de compras que são encaminhados para o setor financeiro que fica na outra loja de de porte médio; Também tem 3 atendentes em cada loja, 1 funcionáriapara ficar no caixa e 1 gerente; com o horário de funcionamento de Segunda - feira a Sábado, das 09:00 às 17:00. 
e financeiro e de compras sempre estando a par do que ocorre. O mesmo site ajuda a loja a conseguir novos revendedores, passando cada candidato para o departamento de Recurs 
(Figura 5: https://ledmoveis.com.br/)
 	 A organização também tem 1 loja que é um pouco maior que as demais, para ter como suporte o estoque, setor financeiro, RH, compras e outros demais setores; Que atendem as lojas de pequeno porte sempre que necessário, cada loja dessa é composta por 6 atendentes, 1 gerente, 1 caixas e 5 para a limpeza da loja. Caso ocorra alguma divergência ou necessite de alguns reparos cabe ao setor de compras solicitar um serviço terceirizado.
 
( Figura 6: https://dicasdadisneyeorlando.com.br/)
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesse trabalho acadêmico podemos ver as vantagens que temos com os mapeamentos de sistemas, com as redes, telecomunicações e o que uma pesquisa mais aprofundada pode nos beneficiar. Também vemos algumas desvantagens porque imagina como a loja antes conseguia fazer um bom atendimento mais não conseguindo ter uma flexibilidade com o cliente, assim, deixando a desejar. 
	Vale – se ressaltar que as lojas precisaram de uma reestruturação de seu modelo de trabalho, atingindo setores técnicos e gerenciais. Para tal, recomendam-se capacitações, oficinas temáticas abordadas e colaboração dos gerentes e funcionários. 
	Por fim esse trabalho proporcionou um aprendizado distinto, aprofundando o estudo das disciplinas, e assim, voltando para uma simulação do gestor de TI. O projeto integrado multidisciplinar é uma atividade que aumenta o desenvolvimento profissional e intelectual. 
 
REFERENCIAS 
 disponível em: https://www.unip.br/servicos/biblioteca/guia.aspx.
 
 
 
 
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image1.png

Continue navegando