Buscar

QUESTIONÁRIO 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 04 – BIBLIOTECONOMIA
1
“Inclusão” é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro “O Tempo”, publicadas em outubro de 2015, afirmaram que “Escola rejeita aluno deficiente e caso vai parar na Polícia”, e ainda “Crianças autistas são aceitas, mas inclusão ainda é parcial”, o que evidencia que este direito não é suficientemente respeitado e garantido em sua íntegra. Analisando as situações relatadas, é CORRETA a afirmativa:
· As escolas têm razão em não aceitarem um autista clássico, por exemplo, já que ele não conseguirá acompanhar os colegas.
· Instituições públicas, no geral, não apontam empecilhos para cumprir as normas de inclusão estabelecidas por lei, já que a inclusão é uma prática facultativa.
· Diante da recusa de uma escola particular, em receber seu filho deficiente, os pais podem recorrer ao poder público para solucionar o impasse.
· Uma tendência entre os pais é negligenciar o direito dos filhos, promovendo a educação destes dentro de casa, com o intuito de não expor estas crianças ao preconceito e à discriminação.
· As instituições públicas não estão preparadas para a inclusão de alunos especiais em classes regulares e sentem-se no direito de rejeitá-los, amparadas pelas leis.
1
No Brasil, durante anos as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram excluídas do Sistema de Educação Regular. Uma mudança significativa começa a acontecer a partir da Constituição Federal de 1988, que mudou os rumos da legislação em prol dos alunos com TEA. Marque a alternativa que se relaciona CORRETAMENTE com a situação do autista e os direitos legais adquiridos a partir da Constituição de 1988:
· O Decreto nº 7.853, de 20 de dezembro de 1989, contempla a categoria de pessoas com necessidades educacionais especiais, logo os autistas se encaixam dentre os beneficiados pelo Decreto.
· Infelizmente as leis atuais negligenciam o direito das crianças com TEA, cabendo aos interessados promover uma análise do texto constitucional para defender os direitos do autista.
· Graças ao texto constitucional, as escolas de ensino regular passaram a contar totalmente com o apoio dos pais de crianças diagnosticadas com TEA, em prol da inclusão.
· Os alunos autistas matriculados no ensino regular, de acordo com as leis vigentes, não podem receber assistência por acompanhante especializado, para evitar que sejam segregados.
· O Transtorno do Espectro Autista se enquadra na categoria das pessoas com necessidades educacionais especiais, com problemas físicos e, por isso, leis de mobilidade os assistem.
1
No que se refere ao sistema de educação atual, a palavra chave é inclusão. Podemos, entretanto, nos indagar sobre o sujeito há quem a prática inclusiva se interessa. Assinale a resposta que melhor indica quais podem ser os sujeitos beneficiados pelo processo de inclusão bem-sucedida.
· Atualmente somente os alunos do chamado Ciclo Básico de Educação, pois só eles são incluídos nas classes regulares de ensino.
· Todos os alunos com necessidades educacionais são favorecidos pela inclusão, com exceção dos surdos, pois eles não conseguem estudar com alunos ouvintes e precisam de uma escola especial.
· De acordo com o Art. 55 do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), são todos alunos com necessidades especiais, já que estes devem estar matriculados apenas em escolas especiais.
· Todos aqueles que possuem necessidades educacionais especiais são beneficiados pela inclusão, não apenas alunos com deficiência, mas também os superdotados.
· São beneficiados pela inclusão o grupo de alunos com deficiência física ou mental, os superdotados e os que apresentam atraso na aprendizagem.
1
Inclusão: do verbo incluir, no sentido etimológico, significa conter em compreender, fazer parte, participar de. Ato de inserir algo ou alguém. Tem origem nesta palavra a terminologia “Educação Inclusiva”. Assinale a alternativa que melhor define a expressão “Educação Inclusiva”.
· A Educação Inclusiva pode ser definida como uma busca por novos paradigmas de educação, sem discriminações, promovendo a justiça social.
· A Educação Inclusiva é uma prática educacional que acontece somente no Brasil.
· Educação Inclusiva é um novo processo de educação totalmente desvinculado da Educação Especial.
· Muitas vezes, Educação Inclusiva é definida simplesmente como: todos juntos, com as mesmas necessidades.
· É um teste de seleção que define a inserção de alunos em classes adequadas a cada tipo de necessidade educacional.
1
Não se pode falar em Sistemas de Ensino Inclusivo, sem se fazer um resgate dos principais fatos históricos que antecederam a ele. Também deve-se levar em conta as políticas públicas de Educação, que regulamentam a sua elaboração e execução. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA.
· No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 4.024/61, torna obrigatória a inclusão dos excepcionais no sistema regular de ensino.
· O papel de inclusão e de educação do deficiente é de responsabilidade exclusiva do poder público.
· Período de negligência, período de institucionalização, período da criação de serviços especiais, não têm nenhuma relação com a Educação Inclusiva.
· A Declaração de Salamanca reforça os objetivos de documentos anteriores, em defesa da criança e de um sistema educacional inclusivo.
· A Constituição Federal de 1988 demonstra preocupação com a igualdade de condições e com a superação de práticas discriminatórias, mas não aborda a situação do deficiente.

Outros materiais