Buscar

ARQUITETURA BARROCA resenha 3

Prévia do material em texto

ARQUITETURA BARROCA- Resenha sobre a aula 
Isabella dos Santos Sales
 Essa é uma resenha da aula de história da arquitetura brasileira do professor Rodrigo Assumpção. Os textos comentados são o artigo: O Barroco e Rococó Mineiro: arte, arquitetura, artistas, de autoria de Val, Andréa Vanessa da Costa Rosário, Rayane Soares Martins e Lúcio Urbano Silva e do livro: Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana, de autoria de Myriam A., Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos. 
 Primeiramente, é importante pontuar que o barroco é a manifestação artística (no mundo ocidental inteiro) em função das ordens religiosas. O barroco aconteceu principalmente na Bahia e em Minas Gerais, mas também teve influencia no rio de janeiro, porém em São Paulo não houve essa influencia tão forte pois nesse período São Paulo passava por um forte ostracismo econômico.
O barroco é principalmente caracterizado pelo sofrimento e a angústia, pela questão entre viver o Sagrado e o Profano.
“O Barroco reflete a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e a fé.”
O barroco é um estilo de literatura, música, artes plásticas, esculturas e arquitetura. Na Europa o barroco é mais estilizado, usado em palácios.Como não havia palácios no Brasil,a representação de poder era a Igreja, a arte barroca acontece principalmente na igreja.
A diferença do Barroco português e do Barroco Brasileiro é que enquanto o português é muito intelectual, usando materiais como pedra, madeira e ouro, o brasileiro era menos sofisticado, mais artesanal, muito mais emocional.
Artesãos, escravos que trabalham na contruçao então tem uma Inocência na forma de criar,era um estilo único, porem com influencias do estilo europeu.
O barroco pode ser dividido em três fases.
A 1a fase do Barroco (1700-1730)- Estilo Nacional Português 
Surge primeiramente no litoral, Recife, Salvador, Rio de Janeiro posteriormente Minas Gerais
As colunas eram retorcidas (torsas) ornamentadas em profusão por motivos fitomorfos (folhas, caules, frutos, cachos de uva) e zoomorfos (aves, geralmente pelicanos ou fênix) e essas colunas eram terminadas em capitéis compósitos ou coríntia, tinham arquivoltas concêntricas, escudo que mostrava a ordem religiosa ou figura religiosa, o trono onde fica a imagem do santo é em forma de cântaro, painéis ou caixotões (no teto) e linhas retas por fora e curvas por dentro.
Igreja e Convento de São Francisco feito de madeira por fora e ouro por dentro, revestido de entalhamentos complexos e ouro. Geralmente eram amis simples por fora e complexas por dentro.
O Trompe 'olail era a pintura no teto das igrejas que simulava o céu se abrindo, na Europa as igrejas eram grandes, davam a impressão de infinito, no Brasil não eram tão grande então eles faziam essas pinturas.
2a fase do Barroco (1730-1760) estilo D. João V ou Joanino – parte mais rica
Período mais ornamental, tinha muito ouro (Talha com ouros)e tinha forte Influência italiana (Influencia de Bernini Basílica de São Pedro.
As esculturas ganham caráter mais teatral e dinâmico “em movimento”
As Colunas eram Salomônicas (torcidas) eram usados Dossel ou invés dos arcos, o altar se apresenta como um palco, nas colunas ficavam em cima esculturas de Anjos serafins e querubins, havia a pintura policromia (Imitação de mármores e ouro).
Igreja de são Francisco da penitencia RJ, tinha tromp’oleil, a pintura era mais carregada e as imagens contavam uma historia
Igreja nossa senhora do pilar em ouro preto, variação de tipologia, pedra sabão, planta poligona, cater teatral
3ª fase do Barroco Mineiro(1760-1840)- Rococó- estilo Dom José l 
Aqui no Brasil já traz uma idéia de de declínio do ouro, entao consequentemente usa-se menos ouro.
As colunas dessa fase eram retas e simples, com frisos e canais dourados.
Influência do rococó francês e germánico, conchas, perolados, algumas vezes assimétrico – Despojamento.os anjos e santos ficam predominantemente no coroamento da composição nas imagens centrais. A Torre é Cilindrica e começa a “arrumar” mais a parte de fora dessas igrejas, assim os Relevos saem para fora da igreja. Aumenta os Número de abertura das paredes para Entrada de Luz (tipo janelas).
Mestre Ataíde, foi um pintor brasileiro, um dos mais importantes artistas do barroco mineiro, ele tenta fundar uma universidade no Brasil mas acaba não conseguindo. Ataíde tinha influencia italiana e Francesa em suas obras, ele trabalhava em talha, pintura sobre painéis, pinturas de forros de igrejas, na pintura de tetos, principalmente em trabalhos de perspectiva, além de grande contraste de cores utilizando de cores vivas. Um fato interessante é a presença de traços mestiços nas personagens retratadas em suas obras.
Glorificação de Nossa Senhora Igreja de São Francisco
Alejadinho, nasceu em Vila Rica.Filho de português comuma escrava
Aprendeu a esculpir o entalhar observando o pai, ainda criança, suas esculturas eram semelhantes com as mascaras africanas. Ele tinha Lepra
Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Aleijadinho traçou a planta, elaborou  frontispício, a pia batismal, as imagens das três pessoas da Santissima Trindade e dos anjos que adornam o altar principal
Ele produziu algumas esculturas no Santuário de Matosinhos em Congonhas do Campo, Nesse Santuário, merecem destaque as representações da Narrativa Capelas dos Passos" onde abrigam 66 imagens, em cedro, em tamanho natural, representando as cenas da Paixão de Cristo
"Via Sacra". Jesus carregando a cruz é uma das cenas mais famosas representadas por Aleijadinho.
+ 12 apóstolos foi produzido entre os anos de 1794 a 1804. Aleijadinho representou Amós, Abdias, Jonas, Baruque, Isaías, Daniel, Jeremias, Oseias, Ezequiel, Joel, Habacuque e Naum.
• Estações de Cristo
Principal conjunto de imagens do Barroco brasileiro.

Continue navegando