Buscar

Prescrição de Medicamentos

Prévia do material em texto

Na prescrição não faz só pare o medicamento tem a não medicamentosa, como vai ser a dieta, se faz atividade física, quanto tem que ingerir de liquido faz parte da prescrição.
Automedicação responsável dar umas gotinhas de dipirona, paracetamol, quando tem febre dar gota de dipirona e parecetamol.... já foi orientada antes e pode dar pra criança medicamento isento de prescrição médica.
Autoprescrição medico prescreve medicamento para ele mesmo.
Bioequivalência genéricos são estudos para ter biodisponibilidade idêntica e tem composição e bla bla idêntico medicamento são bioequivalentes ao o outro.
Depois de 5 anos tem quebra de patente depois de 5 anos outro lab pode produzir o mesmo medicamento. Aí aparece outros com nomes diferenes aparece similares – medicamento com mesmo principio ativo.
Depois de 5 anos tem quebra de patente depois de 5 anos outro lab pode produzir o mesmo medicamento. Aí aparece outros com nomes diferenes aparece similares – medicamento com mesmo principio ativo.
DCB é o nome do principio ativo por ex. dipirona tem vários tipos de dipirona – dipirona é o nome do principio ativo – existe lisordina, dorflex uno; Atroveran buscopan (escapolamina).
Medicamento nem todo medicamento é pra fim de diagnóstico ex: contraste é usado para fins radiológicos mas é um medicamento!
Homeopatico substancia diluída muitas vezes... 
Fitoteráptico medicamento obtido a partir de planta medicinal
Farmácia de manipulação compra o sal... e aí prepara na concentração que for prescrita pelo médico. As vezes 2~3 substância na mesma capsula.
NOTIFICAÇÃO DE RECEITA DIZ RESPEITO A AQUELAS RECEITAS CONTROLADAS. EXISTE UM TIPO PARA ESSAS SUBSTANCIAS ESPECÍFICAS ENTORPECENTES, PSICOTRÓPICAS BLA BLA NÃO É A RECEITA É UM DOCUMENTO QUE VAI FICAR RETIDO NA FARMÁCIA!!!!!! Tem que fazer receituário a parte explicando como esse medicamento vai ser tomado!!!!
PRODUTO FARMACEUTICO INTERCAMBIÁVEL NÃO NCESSARIAMENTE O PRODUTO FARMACEUTICO É UM MEDICAMENTO TERAPEUTICO, MAS PODE SER UM CONTRASTE... UM CREME.
· Efeitos colaterais foi substituído por REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO é outro efeito que o medicamento tem que não é o efeito desejado.Ex: as vezes vai dar medicamento para tratar dor (opioide), o efeito do medicamento é analgésico, mas ele tem como efeito colateral ou como uma possível reação adversa a constipação intestinal, náusea, vomito.
· As vezes até usa um medicamento para aproveitar o efeito adverso do medicamento!!!!
· Definir a terapêutica se vai tratar só sintomático e se vai curar.
· Selecionar o mais eficaz e seguro pro paciente específico
· Prescrição inclui medidas medicamentosas e não medicamentosas e precisa informar ao paciente sobre a terapêutica dele, como tem que tomar, qual é a orientação que precisa dar o que ele tem que fazer de terapêutica não medicamentosa.... e ainda não termina aí
· Depois precisa monitorar se esse tratamento deu certo ou não deu.
· Na receita tem que ter todos esses intens. Tem cabeçalho com nome e endereço do profissional, a clinica, o hospital, numero do CRM....tem CPF da pessoa ou o CNPJ 
· A pessoa só pode colocar a especialidade se a especialidade tiver registrada no CRM
· Só pode escrever a especialidade se vc tiver feito uma residência ou a prova de título de especialista e precisa estar registrada no CRM
· Superinscrição nome idade e endereço do paciente – sem a obrigatoriedade de alguma coisa – as vezes é omitido e colocado uso interno, uso externo, uso oral
· Alguns receituários exige que tem endereço receituário comum precisa colocar o endereço.... mas tem que colocar uso oral, uso interno, uso externo.
· Ex: dipirona, se é gotas ou comprimento, e a sua concentração (500mg/ml)
Descrição orientação do médico para o paciente... ex: tomar 40 gotas de 6 em 6h se o paciente tiver febre....
No final colocar a data... e etc no final tem que assinar (as vezes carimba) e tem que ter nome do profissional e do conselho. na receita não é obrigatório ter um carimbo, é obrigatório ter a data, assinatura.... (não precisa de carimbo, precisa ter nome legível e número do registro).
ADSCRIÇÃO É SÓ A PARTE DE “COMO TOMAR O MEDICAMENTO”
Acima tem como deve preencher a receita!!! Na pratica o cabeçalho já vem impresso. Quando é receituário do hospital ou posto de saúde e tal....
No verso da receita algumas no verso tem isso ou em baixo... que é escrever as recomendações.... não esquecer de tomar o medicamento na hora certa. Não interromper o tratamento, mesmo n havendo desaparecimento, retornar no dia dps do tratamento com antibiótico. Essas informações podem ser escritas no receituário. Ex. não tomar medicamento com leite ou próximo da refeição! E aí da pra escrever aí!!!
DA PRA COLOCAR NO VERSO OUTRAS INDICAÇÕES OUTRAS RECOMENDACOES NÃO É A ADSCRIÇÃO!!!
Receita tem que ser a tinta, em correto é letra de forma, feita de modo claro e extnso não pode abreviar o nome do medicamento
Receita simples medicamentos que não são de uso controlado – os de venda livre e tal... e também os de tarja vermelha..... também pode ser usada para prescrever antibióticos, farmácia tem que reter uma via. PRECISA DE DUAS VIAS UMA DELAS FICA NA FARMÁCIA.
Receituário de controle especial é branco e de duas vias e é os de tarja vermelha... só pode ser revendido com retenção da receita.
B2 anorexígeno.
Receita A é a vigilância que fornece, ela te da os bloquinhos que vc precisa ela é super difícil de conseguir, vive faltando é uma complicação. É super difícil conseguir prescrever opioide forte.
Usam pra roacutam.... é uma receita de cor branco para esses medicamentos (se pá mudou recentemente as validades). O máximo que pode colocar é 5 ampolar ou 30 dias de tratamento. Deve vir acompanhada do termo de consentimento de risco e consentimento pós-informação. 
Talidomina é essa receita eu acho. Parece a receita A e a B mas tem que colocar outros dados!!!! E qual que é o medicamento.
Essa é da talidomina C mas é separada.
Talidomida é usada para tratar alguns efeito de hanseníase. Antigamente era pra tratar náusea e vomito de gravida, mas descobriram dps que causam malformação fetal.
Antiretroviral e anabolizante precisa de C4 é um formulário próprio IST/AIDS nos anabolizantes tem que ter o CID e o CPF do medico emissor, além do CRM. Tem todas as regras aí para poder dispensação ou medicamentos esteroides e tal... ler certinho os trem!
Receita renovável modelo para comodidate pros usuários- -> útis para doentes crônicos!!!!
· Desenvolvido pro sus
Problema validade de 30 dias e 60 dias da receita e tal, mas sus n possibilidade para retornar a cada 30~60 dias.
AGORA A GRÁFICA NÃO PRECISA SER DO ESTADO!!!! AGORA TEM UNS TREM DE PODER SER DE TODO TERRITORIO NACIONAL. ATÉ AS GRAFICAS TEM QUE SER UMAS ESPECÍFICAS!!!
SE PERDER O CARIMBO TEM QUE REGISTRAR O BO.
Não precsa de receita B para prescrever diazepan em paciente que está internado!!!!
Utilização do carimbo -> padronização de receitas medicas....
FIM!!!!!!!!
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.png
image33.png
image34.png
image35.png
image36.png
image37.png
image38.png
image39.png
image40.png
image41.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando