Buscar

Detergentes: Estrutura e Ação

Prévia do material em texto

DETERGENTE E SUA QUÍMICA
#Estrutura e ação
Os inconvenientes que envolvem a ação dos sabões foram superados pelos detergentes. Os detergentes mais comuns são sais de sódio de sulfatos de alquilas de cadeia longa ou de ácidos sulfônicos de cadeia longa.
Esses detergentes são chamados de detergentes aniônicos, pois a parte orgânica está situada no ânion do composto. Esse tipo de detergente, similarmente aos sabões, interagem com os hidrogênios (polos positivos) das moléculas de água no momento da solvatação. Os agentes tensoativos aniônicos possuem alto poder espumante, boa detergência são bastante aplicados na fabricação de detergentes, produtos de higiene pessoal tais como: Shampoos, shampoos anti-caspa, sabonetes líquidos perolados ou transparentes, Sabonetes Infantis, Detergentes entre outros.
Os detergentes catiônicos apresentam a parte orgânica positiva, como o exemplo abaixo:
Esse detergente possui o cátion situado na parte orgânica e, na solvatação, interagem com os oxigênios (polos negativos) das moléculas de água. Os agentes tensoativos catiônicos são agentes de condicionamento carregados positivamente e comumente utilizados na composição de produtos como: condicionadores, mascaras capilar e amaciantes de roupas. 
Os agentes tensoativos catiônicos têm propriedades anti estáticas, capacidade de adesão a superfície, alinhamento de fibras têxteis e alinhamento dos cabelos, tornando os fios e tecidos mais macios.
Já os detergentes anfóteros apresentam cargas positivas e negativas na parte orgânica. A partir disso, os tensoativos anfóteros podem apresentar características básicas ou ácidas, resultando em atuações de acordo com o pH das soluções líquidas em que é inserido. Esses detergentes são utilizados em setores industriais e químicos, porém, com grande diferencial como base em cosméticos. Dentre esses usos, sua presença é recorrente na fabricação de xampus, principalmente os infantis, sabonetes líquidos, condicionadores, hidratantes e demais produtos cujo diferencial é a baixa irritabilidade na pele e olhos.
Vale salientar que a ação emulsificante e tensoativa de um detergente é idêntica à do sabão.
#Produção e características.
Os detergentes são produtos sintéticos, oriundos da indústria petroquímica. Sua utilização mais intensa iniciou-se a partir da Segunda Guerra Mundial, quando houve escassez de óleos e gorduras para fabricação dos sabões comuns. Geralmente, os detergentes comercializados
são misturas que possuem substâncias capazes de neutralizar a acidez da água, substâncias que tiram odores, descorantes que tiram manchas, enzimas para eliminar manchas gordurosas, corantes, perfumes, etc.
Porém, existem desvantagens:
Até alguns anos atrás, os detergentes eram fabricados com compostos orgânicos de cadeia ramificada. Essas substâncias não são biodegradáveis e, consequentemente, acumulam-se nos rios e lagos, causando uma enorme poluição e formando verdadeiras montanhas de espuma, que impedem a entrada de oxigênio na água, resultando em morte de peixes e plantas aquáticas entre outros problemas ambientais.
image1.jpg
image2.jpg

Continue navegando

Outros materiais