Buscar

Resumo cientifico

Prévia do material em texto

Psicologia Organizacional
 Criatividade no Trabalho
Professora: Silvânia Barbosa
Equipe: Elaine Cristina de Araujo
 Jerlandia Kelly Alves Pereira
 Josélia Alves Diniz
 Kátia Jeane Virginio da Silva Nascimento
No contexto atual onde uma das principais regras das organizações passou a ser a mudança, a criatividade, o comprometimento e uma forma mais adequada de estimular e avaliar o desempenho no trabalho passaram a ser não apenas desejados, mas buscados. Criatividade é portanto um tema que sempre esteve em evidência, com maior visibilidade em alguns momentos históricos. Vivemos hoje um desses momentos, pois a demanda da sociedade capitalística, no que se refere ao mercado de trabalho, incide sobre sujeitos criativos, polivalentes, capazes de trabalhar em equipe e com iniciativa. Toda atividade humana é produtora porque todo seu resultado provem de uma realidade humanizada, é social pois todas as ferramentas utilizadas estão disponíveis para muitos outros para dali se fazer uso, é histórica porque se concretiza através da coletividade anônima de muitos pelos alicerces além do tempo e é instrumental pois o trabalho como atividade humana busca a sobrevivência por meios de instrumentos de intervenção. Criar portanto é palavra da moda, é a possibilidade de toda e qualquer pessoa em variados contextos e condições exercer a produção de um novo mas cuja presença e origem remonta a tempos difíceis. A criatividade é uma das formas de realização do ser humano, e pode ser bloqueada por diversos fatores tanto sociais quanto culturais. Nas organizações, funde-se com o processo de decisão e pode ser limitada pelas relações de poder ou mesmos procedimentos que inibem o potencial criativo. Por uma questão de sobrevivência do homem e das organizações, este é obrigado a enfrentar e reagir ou até mesmo lutar com o mundo, alterando este e sendo alterado por ele, onde se observa que nos últimos séculos, muitos países passaram por uma tríplice transformação. Uma primeira fase caracterizada por uma sociedade rural na qual o poder estava centrado nas mãos dos proprietários da terra. Uma segunda fase em que o poder se transferiu para os donos das fábricas. E uma terceira fase, a sociedade pós-industrial, em que as ideias contam mais do que qualquer outra coisa para as riquezas das nações. Desta maneira, para se construir uma organização criativa, são necessárias práticas gerenciais que estimulem a criatividade, que haja incentivo na família e que a escola possibilite o desenvolvimento deste potencial. Portanto, sempre será necessário constituir um ambiente no qual a criatividade não seja reprimida, mas sim estimulada, difundida e ampliada.
Palavras Chave: criatividade, desempenho no trabalho, inovação.
http://www.amcham.com.br/gestao-empresarial/noticias/criatividade-no-trabalho-ajuda-a-tornar-tarefas-mais-prazerosas-e-aumentar-produtividade (Acessso em 11/11/2015)
http://www.rh.com.br/Portal/Criatividade/Entrevista/8227/por-que-a-criatividade-e-essencial-as-empresas.html (Acesso em 12/11/2015)
Zanella,A.V. 135 Psicologia & Sociedade; 16 (1): 135-145; Número Especial

Continue navegando