Buscar

Alegação de Desconhecimento da Lei

Prévia do material em texto

João mata Pedro e, em sua defesa, alega que matou Pedro, pois não sabia que matar uma pessoa era crime. Tal alegação será considerada?
    A legislação brasileira é muito clara ao tratar a respeito dos crimes contra à vida, e possui uma base legal que pune o ato de matar outra pessoa, que está previsto no Código Penal Brasileiro, e também possui base legal que defende fortemente o direito à vida, que é um direito protegido não só pela legislação brasileira mas também por tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
    O ato de matar uma pessoa é ilícito e viola um direito humano que é protegido constitucionalmente, visto que se trata de um direito absoluto da pessoa. O art. 5º da Constituição Federal cita que o direito à vida é inviolável devendo ser respeitado, independente de gênero, crença, raça e opinião política.
    Sendo assim, a alegação de desconhecimento da lei não poderá ser considerada, ou seja, não exime o sujeito passivo da ação de receber a punição prevista na lei, pois o Código Penal, em seu art. 21º aduz que ninguém deixará de ser devidamente punido alegando o desconhecimento da lei, não sendo a única, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro também deixa claro em seu art. 3º que ‘Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.’
   Além de matar ser expressamente proibido por leis brasileiras, o Brasil também ratificou vários tratados internacionais que garantem e protegem o direito à vida, como por exemplo a Convenção Americana de Direitos Humanos, que em seu art. 4º trata sobre o direito à vida declarando que: ‘Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente’, o tratado também proíbe a pena de morte, buscando abolir a prática.
  Desta forma, diante de toda a base legal que sustenta o assunto, fica claro que tal prática criminosa não poderá ser eximida pela alegação de desconhecimento da ilicitude do ato.
 
Decreto Nº678, 6 de Novembro de 1992. Planalto, 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d0678.htm. Acesso em: 16, novembro de 2022.
Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Planalto, 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657compilado.htm. Acesso em: 16, novembro de 2022.
Código Penal. Planalto,  2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/del12848compilado.htm. Acesso em: 16, novembro de 2022.
Constituição da República Federativa do Brasil . Planalto, 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16, novembro de 2022.

Continue navegando