Buscar

Atividade Pratica_Geografia Reg e do Br_2023_TEMPLATE

Prévia do material em texto

TEMPLATE – ATIVIDADE PRÁTICA LOCORREGIONAL
	Quadro informativo – Geografia Regional e do Brasil
	Aluno: DENISE PASTRE
	RU: 2576244
	Pesquise os critérios que fundamentam as três principais propostas de regionalização do território brasileiro
	Faça uma pesquisa sobre as propostas de regionalização do território brasileiro:
- do IBGE
- das Regiões Geoeconômicas
- de Milton Santos
Insira aqui:
Macrorregiões do IBGE
A divisão em cinco macrorregiões, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a regionalização oficial. Foi elaborada na década de 1930 e, com o passar dos anos, sofreu diversas alterações até a sua nomenclatura atual, estabelecida na década de 1970. Mesmo assim, nos anos posteriores, ainda sofreu algumas alterações, como a incorporação do estado de Tocantins à Região Norte. É uma regionalização político-administrativa, isto é, respeita os limites dos estados, adotando critérios naturais, econômicos e sociais, dividindo o país em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Macrorregiões do IBGE
Fonte: https://gcrbportugues.blogspot.com/
 
Complexos regionais ou regiões geoeconômicas
 
Divisão regional proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967. A principal diferença é que essa regionalização não considera os limites políticos dos estados e segue um critério de formação histórico-econômica do país. A modernização econômica do território, em curso desde a década de 1960, tem um papel fundamental na caracterização das regiões. O Centro-Sul é a região mais desenvolvida, em que se observa intensa modernização econômica do território, enquanto a Amazônia é uma região em que esse processo ainda não é intenso. Por fim, o Nordeste é uma região que foi pujante no passado, mas que foi perdendo importância ao longo do tempo.
Regiões geoeconômicas
Fonte: Atlas geográfico escolar: 7. Ed. Rio de Janeiro. IBGE.
 
Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos
 
Essa regionalização utiliza um critério com base no processo histórico de ocupação e transformação do território a partir do conceito de meio técnico-científico-informacional. O MTCI está inserido no contexto da Terceira Revolução Industrial e, assim, a Região Concentrada (Sul + Sudeste) é a que apresenta o estágio mais avançado de inserção na globalização, com denso sistema de fluxos (comunicação e transportes) e elevado índice de atividades modernas. No Centro-Oeste, também se observa um intenso processo de modernização, porém, em razão do emprego de alta tecnologia na produção agropecuária. O Nordeste apresenta apenas alguns pontos de inserção de recursos tecnológicos avançados, enquanto a Amazônia se trata de uma região de baixa densidade demográfica e recursos tecnológicos.
Os “quatro brasis”
Fonte: ATLAS nacional do Brasil. Milton Santos. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. 
	Aprofunde sua pesquisa investigando as características da região em que você mora
	Aluno
	RU: 
	Considere a regionalização proposta por Milton Santos. A partir dessa proposta, investigue como se constitui a região em que você mora, quanto:
	- aos aspectos naturais originais (vegetação, clima, relevo, hidrografia) e como está a dinâmica da natureza nos dias atuais, dada a ocupação e intervenção humana.
	- à composição populacional: etnias, aspectos culturais.
	- às principais atividades econômicas desenvolvidas.
	- às relações econômicas e políticas estabelecidas com as demais regiões do Brasil e com o mundo. 
SOBRE O MUNICÍPIO
 
Cidade das Árvores
A 170 quilômetros da capital do Estado, os 131.300 habitantes de Araras (IBGE/2022) desfrutam de uma infraestrutura moderna, onde a arborização se faz presente nos quatro cantos da cidade. Aliás, há mais de um século, foi em Araras a realização da 1ª Festa da Árvore no Brasil, considerado o primeiro movimento ecológico do país.
Usinas, universidades, indústrias nacionais e multinacionais garantem à cidade uma economia sólida com o progresso transparecendo inclusive em seus espaços públicos e nos atos de seu povo.
Seu esgoto é 100% tratado, sendo uma das poucas cidades do Estado a possuir esse trabalho. A água, em abundância pelos seus leitos, corre por toda a cidade.
Na saúde, cerca de 1.200 leitos, um serviço de atendimento de urgência que é exemplo no país e projetos que colocam a prevenção diante de qualquer situação garantem bem-estar seguro a toda população.
Por seis vezes município de maior desenvolvimento do Brasil e por duas vezes o de maior progresso do Brasil, Araras é conhecida pelas suas belezas, pujança e qualidade de vida.
A Cidade Encantamento, cantada no hino do município, floresceu com a arrancada da cultura canavieira, viveu os tempos áureos do ciclo do café, estendeu seus laranjais por grandes extensões e soube modernizar-se e crescer no ritmo rápido da industrialização diversificada.
Pronta para dar passos firmes em direção a um crescimento ordenado e responsável, Araras convida a cada instante a uma visita por suas ruas, onde é claro o sorriso de um povo saudável e feliz.
 
Economia
A economia de Araras é baseada na Agroindústria. A mais antiga e maior planta industrial da Nestlé Brasil é localizada na cidade, onde estabeleceu-se em 1921. O Grupo Usina São João S/A, com mais de 60 anos de atividades, também compõe a base da economia local.
No entanto, a atividade econômica de Araras vem se diversificando ao longo dos anos, e hoje a riqueza produzida no município vem de empresas de diversos segmentos e dos setores: agricultura, pecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
São fabricantes de alimentos, insumos, laminações, indústrias moveleiras, metalúrgicas, químicas, tecelagens e promissores empreendimentos no setor ceramista, por exemplo. Todas, a seu modo – tanto as genuinamente ararenses, de todos os portes, quanto as que vieram de todas as regiões do País e até do exterior para aqui fincarem bandeira -, vencem obstáculos, geram empregos, arrecadação e desenvolvimento para o município.
Segundo a Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, a cidade contabiliza mais de 4 mil empresas instaladas, nos diversos setores. É cada vez maior o número de empresas que ingressam no mercado globalizado, colocando seus produtos em dezenas de países.
Os reflexos desses números estão no desempenho do município quando se fala em arrecadação de impostos, e no retorno dos tributos para a cidade: Araras está entre as 40 cidades com maior participação no ‘bolo’ estadual do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
 
Educação
Araras possui uma estrutura de educação invejável, com cerca de 48 escolas de ensino infantil, fundamental e/ou médio, nas redes municipal, estadual e particular. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de alfabetização em Araras supera os 93%, mas a cidade avança em busca da erradicação completa do analfabetismo, com o apoio de iniciativas públicas e filantrópicas.
O município conta ainda com a Fundação Hermínio Ometto (FHO/Uniararas), UNAR - Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson", Faculdade São Leopoldo Mandic Araras, além de um campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
A cidade também tem escolas de ensino profissionalizante, como uma unidade referencial em âmbito regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a ETEC "Prefeito Alberto Feres" e a FATEC Araras "Antonio Brambilla".
Além das instituições de ensino, há também aquelas que, focadas na atuação social, desenvolvem iniciativas de excelência que colaboram para a qualificação da mão de obra local. A Aehda (Associação de Educação do Homem do Amanhã) de Araras é um exemplo, atendendo mais de 1.800 jovens.
Por fim, entidades de classe, sindicatos e associações, além de organizações não governamentais, também oferecem constantemente cursos de atualização profissional em vários níveis e segmentos.
Um rol de consagradas escolas de informática e de idiomas abre aos ararenses um leque variado de opções para o aprendizado de línguas cada vez mais importantes no mercado globalizado.Região privilegiada
Além de suas excelentes escolas, Araras também é privilegiada por uma ‘vizinhança’ das mais respeitáveis, especialmente quando se fala em instituições de ensino de nível superior. Num raio inferior a 80 quilômetros, contamos com instituições como a Unicamp (Universidade de Campinas), a USP (Universidade de São Paulo/São Carlos), o campus principal da UFSCar, em São Carlos, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Pirassununga, Rio Claro e Araraquara, entre outras.
Há, ainda, respeitadas universidades privadas em cidades próximas como Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Leme, por exemplo. Não há como negar que Araras oferece, sob vários aspectos, boas condições de aquisição de conhecimento à sua população.
	Análise da hierarquia urbana da sua Região e do seu Estado.
	Aluno: 
	RU: 
	Considere o documento Regiões de Influência das Cidades 2018 (REGIC) produzido pelo IBGE. Esse documento está disponível em: file:///C:/Users/92006406/Downloads/liv101728.pdf 
	ETAPA 1
- 
	REGIÃO: (inserir o nome da Região)
	Metrópoles
	% da população sob influência
	CAMPINAS
		1.223.237 pessoas
	
	
	Capitais Regionais
	% da população sob influência
	PIRACICABA
	 407.252
	
	
Obs.: insira quantas linhas forem necessárias para completar seu quadro.
 
	ETAPA 2
	ESTADO: (inserir o nome do Estado onde mora)
	
	Metrópoles
	Municípios sob área de influência
	Conexão Externa
	SÃO PAULO
	GRANDE SÃO PAULO
	ABC PAULISTA
	
	
	
	Capitais Regionais
	Municípios sob área de influência
	Conexão Externa
	SÃO BERNARDO DO CAMPO
	SÁO CAETANO, DIADEMA
	SANTO ANDRE
	
	
	
Obs.: insira quantas linhas forem necessárias para completar seu quadro.
· "A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes. Por meio da hierarquia urbana, pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta.
· 
· Essa teoria não é estabelecida apenas pelo tamanho da cidade ou pelo contingente populacional, mas especialmente pela quantidade e variedade de bens e serviços oferecidos. Quanto maior é a sua importância no processo produtivo, maior é a sua colocação na hierarquia urbana.
· 
· A ideia de hierarquia urbana, especialmente na atualidade, está vinculada ao conceito de rede urbana, que nada mais é do que a rede de relações econômicas, sociais e culturais que integram as cidades."
· 
· Veja mais sobre "O que é hierarquia urbana?" em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-hierarquia-urbana.htm
	REFERÊNCIAS
image4.png
image5.jpg
image2.png
image3.png
image6.png

Continue navegando

Outros materiais