Buscar

2 Encontro - Gerenciamento do tempo nas redes sociais

Prévia do material em texto

2. Encontro:
Título da Atividade: "Tempo Consciente: Gerenciando o Tempo nas Redes Sociais"
Objetivo: Promover a conscientização sobre o tempo gasto nas redes sociais, identificar estratégias para um uso mais equilibrado e saudável das redes sociais e incentivar a reflexão sobre a importância do tempo offline.
Materiais Necessários:
Quadro branco
Canetas 
Relógio
Papel para anotações
Descrição da Atividade:
Introdução: Explique aos alunos que a proposta do encontro é explorar os hábitos de uso das redes sociais e discutir estratégias para um gerenciamento mais eficaz do tempo online. Você sabia que o tempo diário recomendado de uso das redes sociais é de 2h? 
1. Você poderia quantificar quantas horas por dia você passa nas redes sociais?
· Pedir para os alunos escreverem em um papel quantas horas eles acham que utilizam diariamente as redes sociais.
· Em seguida pedir para eles colocarem no papel os principais horários que eles percebem utilizar mais as redes sociais. 
· Após essa etapa explicar que o próprio celular tem recursos para mensurarmos o tempo que passamos utilizando ele e mostrar como eles podem fazer este caminho para verificar quantas horas eles passam consumindo os aplicativos de redes sociais... pedir para eles anotarem na folha o tempo indicado no celular e discutir as reações e dados de cada um dos alunos. Abrir para discussão oque eles acham disso.... 
Questionário sobre o Uso de Redes Sociais: A partir dos dados de horários e tempo de consumo indicado nos celulares, abrir discussão entre a turma tendo como base os seguintes questionamentos... Escrever no quadro algumas perguntas simples sobre os hábitos de uso das redes sociais. Exemplos:
1. Quais são as principais redes sociais que você usa regularmente?
2. Quais conteúdos você costuma postar e consumir nessas redes?
3. O que você poderia fazer para tornar esse uso/consumo nas redes mais saudável?
4. Você sente que passa tempo demais nas redes sociais? Por quê?
5. Você já teve alguma experiência negativa relacionada ao uso excessivo das redes sociais?
6. Em que momentos do seu dia esse uso pode ser inadequado ou atrapalhar e em que momentos ele pode ser utilizado sem lhe prejudicar ou até mesmo ser utilizado de forma positiva? 
Discussão em Grupo: Após os alunos responderem o questionário, solicite que compartilhem e conduza uma discussão em grupo com base nas respostas. Explore as razões (o que chama mais atenção) por trás dos hábitos de uso das redes sociais, os impactos positivos e negativos e as dificuldades enfrentadas para gerenciar o tempo online.
Atividade de Autorreflexão: Numa atividade de reflexão pessoal, peça para que escrevam sobre seus hábitos de uso das redes sociais, e identificar áreas em que gostariam de melhorar, listando possíveis estratégias para gerenciar melhor o tempo online.
1. Que metas e objetivos podem estar sendo prejudicados pelo uso excessivo das redes sociais? 
2. O que você poderia mudar para alcançar essas metas e objetivos e como as redes sociais podem ser benéficas para alcançar essas metas? 
Plano de Ação: Divida a turma em pequenos grupos e distribua papel para cada grupo. Peça aos alunos para elaborarem um plano de ação pessoal para gerenciar melhor o tempo nas redes sociais. Eles devem incluir metas específicas (ex: reduzir o tempo de uso para 1h/dia, assistir aula com cel desligado, desligar o celular durante as refeições, ou 1h antes de dormir), estratégias práticas (silenciar e deixar na mochila o cel durante a aula) e um cronograma realista para implementar essas mudanças (a partir da 1. Semana, deixar o celular desligado durante as aulas, na 2. Semana, desligar uma hora antes de dormir, na 3. Semana desligar durante as refeições. 
· Propor um desafio aos alunos de ao longo das próximas 3 semanas eles buscarem reduzir o uso das redes sociais em algum momento do seu dia (ex. Durante as aulas e momentos de estudo)
· Apresentar aos alunos ideias e recursos que eles podem utilizar para ter maior controle do uso de redes sociais (ex. Aplicativos de controle e restrição de tempo). 
· Escrever em uma folha de papel em branco quais metas eles querem alcançar até o final do colegial. E convidar eles a anexarem essa folha em algum lugar que eles possam ver sempre. Eles podem colorir, colocar figurinhas ou figuras que os ajudem a se inspirar. 
Compartilhamento e Discussão: Conclua a atividade com uma discussão em grupo, onde os alunos podem compartilhar seus planos de ação e discutir maneiras de apoiar uns aos outros na busca por um uso mais equilibrado das redes sociais.
Reflexão Final: Peça aos alunos para fazerem uma breve reflexão sobre a atividade e se entendem ser possível de fato aplicar as estratégias para alcançar os objetivos elencados, e quais os ganhos que terão com as mudanças.
Essa dinâmica proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre seus hábitos de uso das redes sociais, identificarem áreas para melhoria (familiar, escolar, profissional, amizades) e desenvolverem estratégias práticas para um gerenciamento mais eficaz do tempo online.
Referências: 
 APA – Assessoria de saúde sobre o uso de mídias sociais na adolescência, com guia de orientações (abril/2023)
http://pepsic.bvsalud.org/scielo : Artigo - Bordignon, Cristina; Bonamigo, Irme Salete. Os jovens e as redes sociais virtuais
SciELO: ARTIGO - Uso excessivo de redes sociais por estudantes de ensino médio do sul do Brasil (Yohana Pereira Vieira, Vanise dos Santos Ferreira Viero, Elizabet Saes-Silva, Priscila Arruda da Silva, Laura Silva da Silva, Mirelle de Oliveira Saes, Lauro Miranda Demenech, Samuel Carvalho Dumith - Universidade Federal do Rio Grande, 
IMPACTOS DO USO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, Karlla Souza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas /Brasil Mônica Ximenes Carneiro da Cunha- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas /Brasil Rio Grande, RS, Brasil - 2022) 
Implicações positivas, como acesso à informação, maior possibilidade de aprendizado, estabelecimento e manutenção de relacionamentos, facilidade de comunicação de sentimentos, formação de identidade e facilidade de recepção de apoio emocional, podem ser atreladas ao uso de redes sociais.1,6 No entanto, quando esse uso é excessivo, pode causar prejuízos diretos à saúde.7 Os principais impactos do uso exagerado, superior a duas horas diárias, incluem: alterações no sono, atenção e aprendizagem; maior incidência de obesidade e depressão; exposição a conteúdos inapropriados, inseguros e imprecisos.1 Além disso, o uso imoderado pode ser maléfico por acarretar práticas de compartilhamento de conteúdo de bullying e cyberbullying e pela disseminação de comportamentos negativos a outros.7

Continue navegando

Outros materiais