Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COAGULOGRAMA
O coagulograma serve para avaliar a presença de todos os fatores envolvidos na coagulação sanguínea e, consequentemente, a hemostasia, que corresponde aos processos que acontecem dentro dos vasos sanguíneos que têm como objetivo manter o sangue fluido de modo a evitar a formação de coágulos ou hemorragia.
Tempo de Protrombina (TP)
A protrombina, também conhecida como Fator II da coagulação, é uma proteína que é ativada durante o processo de coagulação e que tem como função promover a conversão do fibrinogênio em fibrina, formando o tampão plaquetário secundário ou definitivo.
Esse exame tem como objetivo verificar o funcionamento da via extrínseca da coagulação, já que consiste na avaliação do tempo em que o sangue leva para formar o tampão secundário após a exposição à tromboplastina cálcica, que é o reagente usado no teste.
Em condições normais, após o contato do sangue com a tromboplastina cálcica, a coagulação acontece entre 10 e 14 segundos.
No entanto, em algumas situações o coagulograma detecta TP alargado, que significa que a ativação da protrombina acontece em tempo superior ao normal. Os valores aumentados do TP normalmente acontecem em caso de uso de anticoagulantes, deficiência de vitamina K, deficiência de fator VII e problemas no fígado, por exemplo, já que a protrombina é produzida no fígado. Em casos raros, o TP pode estar diminuído, como no caso do uso de suplemento de vitamina K ou de pílulas anticoncepcionais com estrogênio, por exemplo.
Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA)
Esse exame também é utilizado para avaliar a hemostasia, no entanto permite que seja verificada a presença ou ausência dos fatores da coagulação presentes na via intrínseca da cascata de coagulação.
O TTPA normalmente é importante para acompanhar os pacientes que fazem uso de Heparina, que é um anticoagulante, ou que apresentam problemas na coagulação sanguínea, sendo útil para identificar alterações relacionadas aos fatores de coagulação.
Nesse exame, uma amostra do sangue coletado é exposto aos reagentes e, em seguida o tempo que o sangue leva para coagular é calculado.
Em condições normais, o TTPA é de 21 a 32 segundos. No entanto, quando a pessoa faz uso de anticoagulantes, como a heparina, ou possui deficiência de fatores específicos da via intrínseca, como os fatores XII, XI ou VIII e IX, que são indicativos de hemofilia, o tempo normalmente é superior ao de referência, sendo indicado no exame que o TTPA está alargado.
LEMOS, Marcela. Coagulograma: o que é, para que serve e como é feito. [S. l.], Junho 2023. Disponível em: https://www.tuasaude.com/coagulograma/. Acesso em: 8 dez. 2023.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina