Buscar

educacaocomparada_juliadietrich_pesquisaquantiepaises


Prévia do material em texto

Educação comparada
Julia Nader Dietrich Votta
Aula 30 ago
Desafios da pesquisa em escala
Mestre em Políticas Públicas (UFABC)
Doutoranda em Educação - Prof. Daniel Cara
Nossa agenda
Questões gerais sobre análise quantitativa
Bases iniciais para análise quantitativa 
Comparando países: potencialidades, desafios e pontos de atenção
Exemplos práticos de pesquisa
Exercício de reflexão
01
Questões sobre
análise quantitativa
Análise quantitativa
A pesquisa quantitativa é um método sistemático de investigação que envolve a coleta e análise de dados numéricos para entender padrões, relações e fenômenos. 
Ela se concentra na mensuração objetiva e na análise estatística para obter informações sobre uma variedade de temas de interesse. 
Em vez de buscar compreensão profunda e singular de um objeto de estudo, a pesquisa quantitativa estabelece generalizações a partir de amostras representativas, o que é particularmente útil e importante em análise objetiva de dados em larga escala. 
Tipos de pesquisa quantitativa 
Pesquisa descritiva: Descreve características de uma população ou fenômeno, sem manipulação ou controle.
Pesquisa correlacional: Analisa a relação entre duas ou mais variáveis e avalia a força e direção dessa relação.
Pesquisa experimental: Manipula uma variável independente para observar seu efeito sobre uma variável dependente, controlando outras variáveis.
Pesquisa de levantamento (survey): Coleta dados de um grande número de pessoas por meio de questionários estruturados, permitindo análise quantitativa.
Pesquisa longitudinal: Observa o mesmo grupo de indivíduos ao longo de um período de tempo para identificar mudanças e desenvolvimentos.
Quanti versus quali
	Análise quantitativa	Análise qualitativa
	Ênfase na mensuração numérica e análise estatística	Ênfase na compreensão profunda e interpretação de significados.
	Busca generalização e padrões em uma população
	Exploração contextual e subjetiva de experiências.
	Investiga padrões em grandes conjuntos de dados	Explora nuances em contextos específicos
	Identifica comportamentos de uma variável de interesse
	Qualificadores dos comportamentos da variável de interesse
	Comumente trabalha por amostragem (à exceção dos censos, por exemplo)	
	O QUÊ?	COMO? Porquê?
Quanti versus quali
A escolha do método depende da PERGUNTA DE PESQUISA
Da pergunta é que se define o modelo. 
Estudos empírico e teórico são diferentes
Método científico
Métodos mistos
Combinação de Abordagens: Métodos mistos são abordagens de pesquisa que integram elementos de métodos quantitativos e qualitativos em um único estudo.
Enriquecimento: Combinam “a força” de ambos os métodos, permitindo uma compreensão mais profunda e abrangente dos fenômenos estudados.
MAS DEVEM RESPONDER A UMA PERGUNTA DE PESQUISA QUE NECESSITE DESSA “FORÇA COMBINADA”.
Métodos mistos
Podem permitir investigar um problema de pesquisa de maneira mais completa, capturando tanto a dimensão numérica quanto a experiência subjetiva;
Servem à validação cruzada: Os resultados de um método podem ser usados para confirmar ou enriquecer os resultados do outro método, aumentando a validade;
Contextualização: Os métodos qualitativos podem ajudar a interpretar e dar significado aos achados quantitativos, situando-os em um contexto mais amplo.
Explorar Contradições: Quando resultados quantitativos e qualitativos contradizem, os métodos mistos permitem explorar a razão por trás disso.
Alguns exemplos e Usos
Pesquisas de mercado > Preferências de sabor em sorvetes: coletar dados para entender as preferências de sabor de sorvetes em uma determinada região. Será apresentado questionário em que participantes escolhem três sabores de uma lista de opções. 
Estudos epidemiológicos > Prevalência de Hipertensão Arterial em uma região da cidade de São Paulo: estimar a prevalência de hipertensão arterial entre os adultos de uma comunidade específica, por meio da realização de medições da pressão arterial sistólica e diastólica em cada participante e por meio de entrevistas para coletar informações demográficas, histórico médico e estilo de vida.
Alguns exemplos e Usos
Alguns exemplos e Usos
Estudo de Coorte > Estudo de coorte sobre saúde cardíaca: avaliar a relação entre o consumo regular de frutas e a incidência de doenças cardiovasculares em adultos saudáveis, recrutando e acompanhando periodicamente por 20 anos jovens adultos na casa dos 25 anos, medindo seus parâmetros e realizando questionários sobre seus hábitos alimentares. 
Pesquisa social > Uso de Mídias Sociais e Bem-Estar Mental em Adolescentes urbanos: investigar a relação entre o uso excessivo de mídias sociais e o bem-estar mental em adolescentes, selecionando uma amostra representativa de adolescentes entre 13 e 18 anos de cidades urbanas de porte grande e aplicar um questionário estruturado levantando tempo médio gasto em mídias sociais, atividades online, interações sociais offline, e avaliação subjetiva do bem-estar mental.
Alguns exemplos e Usos
Alguns exemplos e Usos
Ensaio clínico > Eficácia de um Novo Medicamento para Redução da Pressão Arterial: avaliar a eficácia de um novo medicamento no controle da pressão arterial em pacientes hipertensos, recrutando um grupo de pacientes hipertensos que atendam aos critérios de inclusão, como faixa etária e gravidade da hipertensão, e atribuí-los aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental (recebendo o novo medicamento) e grupo de controle (recebendo um placebo ou tratamento padrão). Acompanhar a efetividade do medicamento, medindo padrões e comportamentos da doença e efeitos colaterais. 
Alguns exemplos e Usos
Metanálise > Efeito de Programas de Atividade Física na Redução da Pressão Arterial: realizar uma meta-análise para determinar o efeito geral de programas de atividade física na redução da pressão arterial em adultos, por meio da identificação de estudos relevantes sobre programas de atividade física e pressão arterial em bancos de dados científicos a partir de critérios pré-determinados e avaliá-los, categorizando-os de acordo com os resultados originais e os novos critérios estabelecidos. 
Alguns exemplos e Usos
Avaliação em larga escala > Avaliação Nacional de Habilidades em Matemática: medir as habilidades em matemática de alunos do ensino médio em todo o país, aplicando um teste padronizado à amostra representativa de escolas e alunos do ensino médio em todo o país e avaliar resultados do teste com informações demográficas e socioeconômicas. 
Avaliações de aprendizagem em larga escala são avaliações de nível sistêmico que fornecem uma visão instantânea dos resultados de aprendizagem para um determinado grupo de alunos em um determinado ano e em áreas indicadas. Elas frequentemente são categorizadas como avaliações nacionais ou transnacionais (regionais/internacionais).
(UNESCO, IEEP, s/d, tradução minha)
Avaliações de aprendizagem em escala
	Estudo	Proponente	Tipo	Foco	País(es)
	Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)	Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)	Internacional comparativo	Desempenho de estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências	Mais de 90 países
	Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS)	Associação Internacional para Avaliação de Realizações Educacionais (IEA)	Internacional comparativo	Informações sobre desempenho de estudantes em matemática e ciências	Mais de 60 países (Brasil participará da edição de 2023)
	Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS)	Associação Internacional para Avaliação de Realizações Educacionais (IEA)	Internacional comparativo
	Informações sobre desempenho de estudantes do 4o ano em leitura
	57 países
	(Continua)				
Avaliações de aprendizagem em escala
	(Continuação)				
	Estudo	Proponente	Tipo	Foco	País(es)
	Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
	Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)	Nacional comparativo	Múltiplo. 
Ex. Leitura para o 5º e o 9º ano EF e para a 3ª série do EM;Alfabetização para 2º ano EF. 	Brasil
	Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)	Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)	Regional comparativo	Informações sobre desempenho de estudantes de 3º ano em Linguagens e Matemática e 6º ano em Linguagens, Matemática, Ciências e Habilidades socioemocionais	16 países da América Latina. Na 5ª edição (2024-2026) participarão todos. 
	(Continua)				
Avaliações de aprendizagem em escala
	(Continuação)				
	Estudo	Proponente	Tipo	Foco	País(es)
	National Assessment of Educational Progress (NAEP)
	National Center for Education Statistics	Nacional comparativo	Múltiplo.
Artes, Educação cívica, História americana, economia, matemática etc.	Brasil
	Sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp)	Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)/ Governo do Estado de São Paulo	Estadual comparativo	Desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática	Brasil
	DIETRICH, JULIA. AULA 30 DE AGOSTO DE 2023: EDUCAÇÃO COMPARADA - Desafios da Pesquisa em Escala, Ago, 2023. 				
02
Bases iniciais para 
análise quantitativa
Bases importantes
Variáveis > São características ou propriedades que podem variar entre diferentes elementos do estudo.
Exemplo: Em um estudo sobre desempenho acadêmico, as notas dos alunos em diferentes disciplinas são variáveis.
Exemplo 2: O ano da safra de morangos é uma variável em um estudo sobre qualidade da commodity. 
Exemplo 3: O índice socioeconômico da família em um estudo sobre hábitos alimentares é uma variável. 
Bases importantes
	Variável independente	Variável dependente	Variáveis controle (covariáveis)	Observações
	É a variável que é manipulada ou controlada pelo pesquisador.
	É a variável que é medida ou observada para verificar os efeitos da variável independente.
	São variáveis que são mantidas constantes para evitar que influenciem os resultados.
	São as unidades individuais estudadas e das quais os dados são coletados.
	Exemplo: Em um estudo sobre os efeitos do sono na concentração, a quantidade de sono (baixa, média, alta) é a variável independente.	Exemplo: A concentração medida por meio de testes é a variável dependente no estudo sobre sono e concentração.
	Exemplo: Em um estudo sobre o efeito de um novo medicamento, a idade e o sexo dos participantes podem ser controlados.	Exemplo: Em uma pesquisa sobre sono, cada pessoa analisada representa uma observação.
Bases importantes
Variáveis > São características ou propriedades que podem variar entre diferentes elementos do estudo.
Exemplo: Em um estudo sobre desempenho acadêmico, as notas dos alunos em diferentes disciplinas são variáveis.
Exemplo 2: O ano da safra de morangos é uma variável em um estudo sobre qualidade da commodity. 
Exemplo 3: O índice socioeconômico da família em um estudo sobre hábitos alimentares é uma variável. 
Bases importantes
Tipos de análise: Estatística inferencial
Usa dados de uma amostra para fazer inferências sobre uma população maior.
Erro amostral: Discrepância entre resultados da amostra e da população devido ao tamanho limitado da amostra.
Intervalos de confiança: Faixa de valores prováveis para uma estatística populacional.
Testes de hipóteses: Processo para verificar se as diferenças observadas são estatisticamente significativas ou devidas ao acaso.
Bases importantes
Tipos de análise: Análise de Correlações
Análise de correlações: Mede a força e direção da relação entre duas variáveis.
Coeficiente de correlação de Pearson: Varia de -1 a 1, indicando correlação negativa, nenhuma correlação ou correlação positiva.
Importante: Correlação não implica causalidade; outras variáveis ou fatores podem estar em jogo.
Bases importantes
Tipos de análise: Análise de Regressão
Método estatístico para identificar a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes.
Usos: Previsão de resultados, avaliação de influências e identificação de tendências.
Exemplo: Regressão linear simples envolvendo uma variável independente para prever uma variável dependente.
Coeficiente de determinação (R²): Indica a proporção da variabilidade na variável dependente explicada pelas variáveis independentes.
y = f(x)
03
Comparando países: 
potencialidades, desafios e pontos de atenção
Pesquisa comparada entre países
Importância e possibilidades
Compreensão contextual: Permite explorar como diferentes contextos influenciam resultados em várias áreas de ação governamental e campos do conhecimento. 
Identificação de padrões e ações: Ajuda a identificar tendências globais, padrões emergentes e melhores práticas adotadas por diferentes países ou regiões.
Apresentação de exemplos: Apoia a tomada de decisão com exemplos e experiências testadas e concretas. 
Validação de teorias: A comparação entre países pode validar ou refutar teorias e hipótese de pesquisas. 
Pesquisa comparada entre países
Pontos de atenção
Diversidade entre os países e nos países: As diferenças culturais, históricas e socioeconômicas são pontos de tensão e que podem influenciar os resultados de uma pesquisa.
Equivalência de dados: Estruturas e dinâmicas dos países são diferentes entre si - e nem sempre é possível comparar os dados entre eles. É preciso muita atenção nesse ponto!
Interpretação deve ser sensível ao contexto: é preciso levar em conta que os resultados são influenciados por determinantes culturais, históricos, econômicos e políticos.
Pesquisa comparada entre países
Como analisar contextos tão díspares? Quais os cuidados?
Limitações demarcadas
Postura ética com os conceitos
Não omissão dos dados
Discussão dos resultados à luz das bibliografias escolhidas = afirmação do ponto de vista/ retórica/ epistemologia construída
Como analisar os contextos latinoamericanos?
Semelhanças e disparidades
Diversidade cultural, social, linguística…
Possibilidades epistemológicas?
Pesquisa comparada entre países
Comparações impossíveis; inspiração necessária
2021: aumento da licença maternidade/ maternidade biológica ou por adoção para cerca de 7 meses (em casos de pais/ mães - solo, o número de meses dobra)
Ampla cobertura de serviços assistenciais às crianças, jovens e suas famílias;
Equipamentos educativos e de lazer integrados ao cotidiano das famílias e escolas;
Currículo pertinente e contemporâneo às características e necessidades locais;
Valorização docente e da pedagogia como estruturantes.
Fonte: Meister 
04
Exemplos práticos de pesquisa
Proposta - doutorado
O tempo importa?
Se sim, que efeitos ele gera na proficiência em matemática, linguagens e ciências?
E no desenvolvimento das aprendizagens socioemocionais?
O que modula os efeitos do tempo?
Há semelhanças e diferenças entre os países?
Hipótese: O tempo afeta a proficiência em linguagens e matemática das crianças, e é fortemente modulado por fatores endógenos e exógenos à escola.
Análise econométrica
Análise documental
Contexto
Insumos
Processos
Produtos
Variáveis controle
Perfil Socioeconômico
Trabalho infantil
Etnicidade
Gênero
Variável dependente
Proficiência em leitura, em matemática, em ciências e índices de habilidades socioemocionais
Variáveis controle
Assistência e assiduidade docente
Monitoramento e retroalimentação de práticas docentes
Clima escolar
Ambiente de trabalho
Escola
Variável independente
Tempo na escola
Variáveis controle
Infraestrutura escolar
Programas de atenção integral
Materiais pedagógicos
Acesso à educação infantil
Formação de professores
Índice de fracasso escolar
Modelo conceitual (CIPP)
 País
 Escola
Estudante/ família
Modelo hierárquico multinível
Análise regional
16 países: ARGENTINA | BRASIL | COLÔMBIA | COSTA RICA | CUBA | REP DOMINICANA | EQUADOR | GUATEMALA| HONDURAS | MÉXICO | NICARÁGUA |PANAMÁ | PERÚ | PARAGUAI EL SALVADOR | URUGUAI
ERCE
	Base de dados	3º ano	6º ano
	Alunos	80312	80827
	Familiares	80312	80827
	Professores	3998	5527
	Direção	3776	2162
	Módulo - Socioemocionais	-	80827
4º Estudo Regional Comparativo e Explicativo (LLECE- UNESCO)
2019
16 países na coleta dos dados/ 19 países na investigação curricular (Aprendizagens das crianças latinoamericanas)
Provas de proficiência construídas com curriculistas nacionais => balizadas => ajustadas
Adição de variáveis controle complentares (EdStats)
Análise 
Programação no R, fazendo uso do Stata 17.0;
Peso analítico utilizado: Senado Escola: peso normalizado (escalado a 1000 para cada ano escolar, em cada país)
Pesos tipo senado (pesos normalizados) são utilizados em amostras com mais de um país envolvido, dirimindo o impacto do tamanho de um determinado país em uma análise e garantindo que cada país contribua o mais igualmente possível à amostra. O peso senado é o peso total do estudante escalado ao tamanho do país. (Rutkowski, 2010).
No caso, ele é calculado de modo que todos os pesos senado somem 1000 em cada país. 
Percentual de estudantes por quantidade de horas na escola
Cuba: 53,3% e Rep Dom: 39,4% com 8h ou mais
Brasil: 72,6% das escolas com 4h ou menos
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Percentual de estudantes por quantidade de horas em sala de aula
Cuba: 44,9%e Rep Dom: 40,2% com 6 a 7h de aula
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
% de escolas por natureza, país e tempo na escola
84,13% dos estudantes estão no ensino público.
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Total de estudantes por localidade, país e tempo na escola
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Carcaterísticas das escolas
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Olhando para o Brasil, a presença de escolas multiculturais/ bilíngues é bem baixa: 4% (4h), 2% (5h), 17%(6-7h), 13%(8h). Quando olhamos para as escolas públicas brasileiras apenas, não existem escolas multiculturais de 5h e 6/7h. Entre as de 8h, o número sobe para 15%. Provavelmente tratam-se das escolas indígenas, escolas de fronteira e escolas de alternância. 
Os valores caem um pouco, quando consideramos apenas escolas públicas e expressivamente se olhamos para escolas públicas brasileiras apenas.
Perfil dos estudantes por horas na escola
Nota: Variável recombinada por mim, a partir dos percentuais citados pelos diretores (0 a 100). Os percentuais são estimados pelos diretores escolares. Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Nota: Variável recombinada por mim, a partir dos percentuais citados pelos diretores (0 a 100). Os percentuais são estimados pelos diretores escolares. Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
% de estudantes em situação de trabalho infantil 
	Tabela X. Percentual de estudantes que trabalham por horas na escola (percepção dos estudantes)				
	Qtdade. de horas na escola	Não trabalha	Em casa	Fora de casa	
	4 horas ou menos	56,16	41,45	2,39	
	5 horas	53,48	43,75	2,77	
	6 ou 7 horas	58,89	39,16	1,95	
	8 horas ou mais	59,26	38,71	2,03	
	Fonte: Elaborado pela autora, com base em UNESCO, 2022				
	Tabela X. Percentual de estudantes que trabalham por horas na escola (percepção dos familiares)				
	Qtdade. de horas na escola	Não	Em casa	Fora de Casa	
	4 horas ou menos	89,11	10,78	0,12	
	5 horas	83,73	16,04	0,23	
	6 ou 7 horas	88,83	11,07	0,10	
	8 horas ou mais	92,70	7,18	0,12	
	Fonte: Elaborado pela autora, com base em UNESCO, 2022				
	Tabela X - Variáveis relacionadas às capacidades dos recursos humanos da escola por horas na escola					
	Quantidade de horas na escola	Variáveis	μ	σ	Mín	Máx
	4 horas ou menos	Falta de docentes preparados	0,097	0,900	-1,892	2,744
	5 horas	Falta de docentes preparados	0,242	0,988	-1,892	2,744
	6 ou 7 horas	Falta de docentes preparados	-0,020	0,996	-1,892	2,744
	8 horas ou mais	Falta de docentes preparados	-0,201	1,124	-1,892	2,744
	Total	Falta de docentes preparados	0,105	1,001	-1,892	2,744
	4 horas ou menos	Cobertura - aperfeiçoamento da direção	0,028	0,896	-2,604	2,007
	5 horas	Cobertura - aperfeiçoamento da direção	0,193	0,928	-2,604	2,007
	6 ou 7 horas	Cobertura - aperfeiçoamento da direção	0,013	0,909	-2,604	2,007
	8 horas ou mais	Cobertura - aperfeiçoamento da direção	-0,296	0,867	-2,604	2,007
	Total	Cobertura - aperfeiçoamento da direção	0,066	0,924	-2,604	2,007
	4 horas ou menos	Áreas de aperfeiçoamento de docentes 	0,850	0,947	-2,630	0,800
	5 horas	Áreas de aperfeiçoamento de docentes 	0,052	0,935	-2,630	0,800
	6 ou 7 horas	Áreas de aperfeiçoamento de docentes 	0,089	0,888	-2,630	0,800
	8 horas ou mais	Áreas de aperfeiçoamento de docentes 	0,277	0,793	-2,630	0,800
	Total	Áreas de aperfeiçoamento de docentes 	0,096	0,913	-2,630	0,800
	4 horas ou menos	Liderança escolar	0,047	0,847	-3,170	1,667
	5 horas	Liderança escolar	-0,036	0,933	-3,170	1,667
	6 ou 7 horas	Liderança escolar	0,077	0,934	-3,170	1,667
	8 horas ou mais	Liderança escolar	0,552	0,876	-2,480	1,667
	Total	Liderança escolar	0,072	0,928	-3,170	1,667
	Fonte: Elaborado pela autora, com base em UNESCO, 2022					
Fonte: UNESCO, 2022b.
Fonte: Elaborado pela autora com base em UNESCO, 2022.
Assimetria negativa
Mestrado - Regressão efeito do tempo
O tempo importa?
Mestrado - Regressão efeito do tempo
Estudo - Covid 19 na Am. Latina
A educação integral é uma resposta para mitigar os efeitos do Covid-19 na vida das crianças e jovens latinoamericanos?
[As respostas] não podem estar isoladas do contexto histórico do colonialismo, das raízes das iniquidades educacionais e do impacto das agendas globais para a educação, incluindo as pressões dos setores privados (DIETRICH, 2019, p. 43). 
Estudo - Covid 19 na Am. Latina
138 normativas e textos institucionais em educação: Observatório do Covid-19 da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL, 2020) entre março de 2020 e abril de 2021
4 áreas organizadas pela plataforma
Modelo de análise de Tikly 
	Tema da ação	Dimensão/ Ambiente	Subtema
	Suspensão das aulas	Políticas públicas (Educação)	Aprendizagem e EaD
			Segurança alimentar
			Segurança sanitária
			Desenvolvimento cultural
	Estratégias de aprendizagem	Políticas públicas (Educação); Escolas	Ações complementares para retorno
			Aprendizagem e EaD
			Educação inclusiva
			Subsídios financeiros
			Outras*
	Retorno presencial das aulas	Políticas públicas (Educação); Escolas	Segurança alimentar
			Segurança sanitária
			Ações complementares para retorno
	Segurança alimentar	Políticas públicas (Educação); Escolas	Segurança alimentar
	Outras	Políticas públicas; comunidade	Subsídios financeiros
			Outras*
DIETRICH, 2021.
Quadro 1. Classificação dos subtemas das medidas disponíveis no Observatório de Covid-19 para a Educação na América Latina
Estudo - Covid 19 na Am. Latina
EAD
37% das ações tiveram como foco a EaD
Subsídios
4 ações de subsídios diretos para estudantes
Outras ações
Apoio à cultura
Tecnologia assistiva
Infraestrutura
3 ações condições físicas das escolas
Segurança alimentar
17 das 138 ações mapeadas
	País	Oferta da modalidade EaD*	Oferta de insumos EaD*	Segurança alimentar	Segurança sanitária	Outras ações complementares
	Argentina	+	+	+	+	
	Bolívia	+	+			
	Brasil	+	+	+		+
	Chile	+	+++	+	+	+
	Colômbia	+	+	+	+	++
	Costa Rica	+	+++	+	+	+
	Cuba	+	+			+
	El Salvador	+	+++	+	+	++
	Equador	+	+			+
	Guatemala	+	+	+	+	+
	Haiti				+	
	Honduras	+				
	México	+	+		+	
	Nicarágua	+			+	+
	Panamá	+	+			
	Paraguai	+	+	+		+
	Peru	+	++	+	++	
	República Dominicana	+	+++	+		++
	Uruguai	+	++	+		+
	Venezuela	+	++	+		
Quadro 1. Quantidade de ações desenvolvidas para assegurar a continuidade dos processos educacionais nos países latinoamericanos durante o períodode fechamento das escolas, de acordo com os dados compilados pelo Observatório de Covid-19 para a Educação na América Latina
Fonte: Elaborada por mim com base em CEPAL, 2020. Nota: 1 a 2 ações na temática corresponde a +, 3 a 5 ações na temática corresponde a ++ e 6 a 7 corresponde a +++. Foram contabilizadas medidas desenvolvidas entre março de 2020 e abril de 2021. *A fim de melhor compreender o teor das normativas, analisei os tipos de investimento em ações de EaD, classificando-as em apenas viabilização da modalidade e oferta e confecção de insumos para a mesma. 
Estudo - Covid 19 na Am. Latina
aumento e consequências diretas dos maus-tratos e violência contra crianças e adolescentes (KATZ et al., 2020), 
piora no acesso aos equipamentos e políticas de apoio às crianças, adolescentes e jovens com deficiência (UNICEF b, 2020), 
fragilidade dos serviços de apoio às crianças migrantes e em situação de refúgio (IDEM), 
fragilidade da oferta de atividades educativas e socioassistenciais capazes de reconhecer e fortalecer a diversidade linguística dos estudantes (IBIDEM), 
possível aumento do casamento infantil (UNICEFc, 2021) 
aumento das iniquidades de gênero, com atenção especial ao trabalho infantil doméstico e violência de gênero e doméstica contra as meninas e jovens mulheres (UN WOMEN, 2020). 
DIETRICH, 2021.
05
Exercício de reflexão
	Tabela X - Variáveis relacionadas às condições de vida dos estudantes					
	Qtdade. de horas na escola	Variáveis	μ	σ	Mín	Máx
	4 horas ou menos	Índice socioeconômico	0,230	0,872	-2,602	3,384
	5 horas	Índice socioeconômico	-0,229	0,991	-2,602	3,385
	6 ou 7 horas	Índice socioeconômico	0,105	1,059	-2,602	3,385
	8 horas	Índice socioeconômico	0,316	0,911	-2,602	3,385
	Total	Índice socioeconômico	-0,003	1,000	-2,602	3,385
	4 horas ou menos	Relações com os vizinhos (bairro de moradia)	-0,054	1,009	-1,381	3,450
	5 horas	Relações com os vizinhos (bairro de moradia)	-0,033	0,964	-1,381	3,450
	6 ou 7 horas	Relações com os vizinhos (bairro de moradia)	-0,015	0,999	-1,381	3,450
	8 horas	Relações com os vizinhos (bairro de moradia)	0,257	1,080	-1,381	3,450
	Total	Relações com os vizinhos (bairro de moradia)	0,003	1,000	-1,381	3,450
	4 horas ou menos	Violência no bairro de moradia	0,116	1,057	-0,766	3,921
	5 horas	Violência no bairro de moradia	0,033	1,010	-0,766	3,921
	6 ou 7 horas	Violência no bairro de moradia	-0,072	0,953	-0,766	3,921
	8 horas	Violência no bairro de moradia	-0,208	0,890	-0,766	3,921
	Total	Violência no bairro de moradia	-0,004	0,997	-0,766	3,921
	Fonte: Elaborado pela autora, com base em UNESCO, 2022					
	Tabela X. Variáveis de equidade por horas na escola no Brasil					
		Variáveis	μ	σ	Mín	Máx
	4 horas ou menos	ISH estudante	0,208	0,787	-2,602	2,562
	5 horas	ISH estudante	0,485	0,816	-2,220	2,862
	6 ou 7 horas	ISH estudante	0,617	0,993	-1,395	3,028
	8 horas ou mais	ISH estudante	0,539	0,710	-1,041	2,398
	Total	ISH estudante	0,319	0,815	-2,602	3,028
	Fonte: Elaborado pela autora, com base em UNESCO, 2022					
						
	Tabela X. Variáveis de equidade por horas nas escolas públicas no Brasil					
		Variáveis	μ	σ	Mín	Máx
	4 horas ou menos	ISH estudante	0,113	0,776	-2,602	2,541
	5 horas	ISH estudante	0,278	0,716	-2,220	2,519
	6 ou 7 horas	ISH estudante	0,150	0,639	-1,395	1,693
	8 horas ou mais	ISH estudante	0,431	0,693	-1,041	2,398
	Total	ISH estudante	0,173	0,757	-2,602	2,541
image12.png
image2.png
image8.png
image1.png
image5.png
image3.png
image14.png
image6.png
image4.png
image10.png
image11.png
image15.png
image21.png
image9.png
image20.png
image17.png
image16.png
image22.png
image13.png
image19.png
image18.png
image7.png

Continue navegando