Buscar

Prévia do material em texto

Adriano Negrão Zingra
 RESUMO BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA
Assunto: Introdução à genética.
Introdução:
· Gene é a região do DNA transcrita como única unidade e que carrega informações sobre uma característica hereditária particular geralmente corresponde a:
1. Uma única proteína (ou conjunto de proteínas relacionadas.
2. Um único RNA (ou conjunto de RNAs relacionados).
· A recombinação genética é o fator que permite a diversidade entre os indivíduos. A recombinação é o mecanismo que reorganiza os genes já existentes nos cromossomos. Seu mecanismo primário para que ocorra é a reprodução sexuada.
· Os RNA transcritos têm possivelmente uma relação com a regulação das atividades celulares e não somente a função de produzir proteínas.
· O genoma que não é transcrito pode ter várias características como, regiões não traduzidas, heterocromatina, sequencias únicas e outras finalidades.
Como novos genes são gerados?
· Consiste na mudança da sequência de bases do DNA que resulta na inserção de diferentes aminoácidos na proteína e consequentemente mudanças no fenótipo.
· Mutação intragênica.
· Duplicação genica
· Segmento de DNA embaralhado.
· Transferência Horizontal.
1. O gene de uma espécie é inserido em outra espécie.
2. Resistência a antibióticos.
Tipos de mutação genica:
· Deleção: pode ser removida uma única base do DNA ou milhares delas. A remoção de um número de bases que não seja múltiplo de três altera completamente a mensagem do gene.
· Inserção: O número de bases adicionadas ao DNA pode variar. A adição de um número que não seja múltiplo de três altera completamente a mensagem do gene. Quando é inserida uma sequência igual a outra ocorre uma duplicação.
· Substituição: (substituição de uma só base do DNA)
1. Mutação Silenciosa: Substituição de uma base do DNA por outra (no 3º nucleotídeo de cada códon), mas que resulta num códon que codifica o mesmo aminoácido, devido à redundância do código genético. São muito comuns e responsáveis pela diversidade genética que não é expressa fenotipicamente.
2. Mutação com perda de sentido: Substituição de uma base do DNA por outra, que tem como consequência a substituição de um aminoácido por outro na proteína codificada. A conformação da proteína pode ser alterada. (e: anemia falciforme).
3. Mutação sem sentido (nonsense): Substituição de uma base do DNA de tal modo que, no RNAm, um códon que especifica um aminoácido é alterado para um códon de STOP, ou o contrário. Origina uma proteína mais curta ou mais longa do que a proteína normal.
Transferência Horizontal:
· Sabe-se de 4 mecanismos principais que podem atuar na transferência horizontal de genes.
· Conjugação: É a troca de material genético entre células, geralmente a fim de reprodução. É a forma básica de reprodução sexuada em bactérias. 
· Transdução : É o processo de transferência de um gene de uma bactéria para outra por meio de um vírus.
· Transformação: É a capacidade de adquirir pedaços de DNA dispersos no meio e utiliza-los como se fossem seu DNA.
· Agentes de transferência de genes: Algumas bactérias usam elementos parecidos com os usados pelos vírus, para produzir e transferir “pacotes” com DNA codificante. Esse processo foi recentemente descrito, em bactérias marinhas (Rhodobacter capsulatus). Acredita-se que esteja envolvido com as adaptações às mudanças que ocorrem bruscamente no ambiente.
Como as funções genicas são decifradas:
· Genes que possuem homologia (ou outras relações) com genes implicados em fenótipos equivalentes em outros organismos.
· Genes que são membros de famílias genicas para as quais outros membros estão implicados em doenças.
· Genes que são membros de famílias genicas para as quais outros membros mapeiam para outras regiões que contém genes de susceptilidade.
image1.png
image2.gif

Mais conteúdos dessa disciplina