Buscar

Comunicação e Práticas Sociais


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação e Práticas Sociais AVA1
As Parcerias Público-Privadas (PPPs), no Terceiro Setor, referem-se a acordos colaborativos entre entidades governamentais (setor público) e organizações do setor privado da sociedade civil. Em geral, o principal objetivo dessas parcerias é fornecer serviços públicos ou realizar projetos de interesse público, combinando recursos, experiências e habilidades de ambos os setores.
Há diversos pontos positivos associados as Parcerias Públicas-Privadas, como, por exemplo: eficiência e inovação, que podem gerenciar recursos de forma mais eficaz e introduzir novas abordagens; redução do ônus fiscal, que é responsável por avaliar a carga fiscal sobre o governo, permitindo que investimentos necessários sejam realizados sem aumentar substancialmente a dívida pública; geração de empregos; agilidade e flexibilidade, já que a burocracia governamental pode ser reduzida, permitindo uma resposta mais rápida às mudanças nas condições econômicas e sociais; e, por fim, alívio fiscal para o governo, permitindo com que o setor privado contribua financeiramente para projetos e serviços públicos.
Apesar de todos os pontos positivos sobre essas parcerias, certos pontos negativos são existentes, como: a ênfase excessiva no retorno financeiro; o agravamento da desigualdade social; o aumento do risco de corrupção, especialmente se os processos de licitação e contratação não forem monitorados; e a perda de controle público, comprometendo a capacidade do governo de intervir diretamente em benefício do interesse da população. Segundo a revista PB (Problemas Brasileiros), a instabilidade política, o alto risco de investimento versus o retorno financeiro e a baixa qualificação técnica dos órgãos governamentais responsáveis por projetos licitados dificultam o cumprimento do modelo de Parcerias Público-Privadas. 
Em suma, enquanto as PPPs podem oferecer oportunidades significativas para melhorar a prestação de serviços públicos, é crucial equilibrar os interesses públicos e privados, garantindo a transparência, a equidade e o benefício social. O sucesso de parcerias público-privadas depende da estrutura adequada, do monitoramento eficiente e da responsabilidade social corporativa.
Referências:
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/parceria-publico-privada/
https://www.fecomercio.com.br/noticia/revista-pb-explica-pontos-positivos-e-negativos-das-ppps-no-brasil
https://revistapb.com.br/

Continue navegando