Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Curso de Graduação em Direito
EMPRESA E EMPRESÁRIO
Desconsideração da personalidade jurídica
ALUNO: Luciam Werner Lima
Cabo Frio 2023
AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. INDEFERIMENTO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA. ARRESTO DE BENS DA EMPRESA RÉ E DE SEUS SÓCIOS. APLICAÇÃO DA TEORIA MAIOR DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. ART. 50 DO CC/02. EM SEDE DE COGNIÇÃO SUMÁRIA, NÃO RESTOU DEMONSTRADO EVIDENTE ABUSO DA PERSONALIDADE JURÍDICA, CARACTERIZADO PELO DESVIO DE FINALIDADE OU PELA CONFUSÃO PATRIMONIAL. NO ENTANTO, COMO MEDIDA ACAUTELATÓRIA, CABE O ARRESTO NAS CONTAS APENAS DA PESSOA JURÍDICA, COMO FORMA DE MINIMIZAR OS DANOS DECORRENTES DA RESCISÃO CONTRATUAL VINDOURA PELA NÃO REALIZAÇÃO DA FESTA DE CASAMENTO DOS AGRAVANTES. RECURSO A QUE SE DÁ PARCIAL PROVIMENTO.
(0068787-13.2022.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO. Des(a). FERNANDO FERNANDY FERNANDES - Julgamento: 26/01/2023 - DÉCIMA TERCEIRA CÂMARA CÍVEL)
 A empresa citada BLUEMOON, deixou vários clientes sem a sua cerimônia de casamento, e simplesmente fechou a empresa sem dar satisfação alguma e dando um prejuízo em seus clientes. 
 A baixa do CNPJ da empresa se deu por liquidação voluntaria, a princípio não demostra ter havido alguma irregularidade, porém embora não tem 
 Os desembargadores chegaram a um acordam, em aprovar o efeito ativo concedendo tutela cautelar e determinar ao juízo, o qual proceda ao arresto on-line no valor de R$ 96.533,78 nas contas bancárias das seguintes agravadas BLUEMOON ENTRETENIMENTOS LTDA, e JKX PARTICIPAÇÕES LTDA.
 Os autores Rafaela e Jonas não ganharam a causa no juízo, o pedido deles de tutela cautelar antecedentes foi negada. Porém o Des. FERNANDO FERNANDY FERNADES votou a favor do recebimento da quantia que foram lesados.
AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO QUE INDEFERIU O PEDIDO DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E A EXPEDIÇÃO DE OFÍCIO.
1. Trata-se de Agravo de Instrumento interposto contra decisum que indeferiu o pedido de desconsideração da personalidade jurídica e o pedido de expedição de ofício ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Contagem/MG.
2. Os arts. 133 a 137 do CPC/15 estabelecem o regramento do incidente da desconsideração da personalidade jurídica. 
3. Por sua vez, o § 4º, do art. 134 preceitua que o pedido do incidente deve demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais específicos para a desconsideração da personalidade jurídica. 
4. Cabe ressaltar que, o caso em tela cuida de relação consumerista, seguindo os ditames dos artigos 2º e 3º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
5. Observa-se, ainda, nos autos principais que, em que pese penhorados os automóveis (indexador 340, dos autos principais), tais bens não foram localizados. 
6. Nesta linha de entendimento, tal dificuldade na localização dos bens, traduz-se em obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao consumidor, ora agravante. 
7. Aliado a tal fato, a execução se iniciou em 2018, não tendo sido satisfeita até o presente momento, abrindo ao consumidor, recorrente, a possibilidade de invocar o disposto no art. 28, §5 do CDC em seu favor, que fundamenta a teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica. 
8. Ademais, cabível, ainda, a expedição de ofício ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Contagem/MG, para que faça juntada do Estatuto Social origem, bem como ata da Assembleia que elegeu os últimos membros da diretoria, conforme requerido, diante da dificuldade do agravante em obter tais documentos. 
9. Reforma da decisão.
PROVIMENTO DO RECURSO.
(0088909-47.2022.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO. Des(a). TEREZA CRISTINA SOBRAL BITTENCOURT SAMPAIO - Julgamento: 20/04/2023 - VIGÉSIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL) 
 Diante os fatos narrados pela Desembargadora TEREZA CRISTINA SOBRAL BITTENCOURT SAMPAIO, a ré escondeu dois automóveis, sendo difícil a localização dos automóveis, sendo assim a desembargadora votou a favor do caso, pois de acordo com o CDC, teve requisitos para admitir a desconsideração da personalidade jurídica. 
Agravo de Instrumento. Direito Processo Civil. Ação de cobrança, em fase de cumprimento de sentença. Decisão agravada que defere a desconsideração inversa de pessoa jurídica. Executado que apesar de devidamente intimado para pagar o seu débito, permaneceu inerte. Incidente de desconsideração personalidade jurídica inversa que foi realizado com a devida observância as normas processuais vigentes. Diversas diligências feitas no processo de origem, para localizar bens do executado passiveis de penhora que restaram infrutíferas, não sendo plausível que o executado, conhecido empresário do ramo artístico, sócio da bem-sucedida empresa Furacão 2000, não possua soldo bancário ou qualquer bem passível de penhora. Inexplicável incapacidade econômica do executado. Presença dos requisitos legais previstos no artigo 50 do Código Civil. Excesso executório que deve ser arguido no momento oportuno, pelas vias próprias. Decisão mantida. Recurso a que se nega provimento.
(0097044-82.2021.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO. Des(a). CLAUDIO BRANDÃO DE OLIVEIRA - Julgamento: 21/03/2023 - SÉTIMA CÂMARA CÍVEL)
 Devidamente bem explicado pelo Desembargador, não tem como uma empresário famoso no ramo artístico, sócio da empresa FURACÃO 2000 não ter movimento bancário nem bens em seu nome, claramente temos uma fraude contra credores.
 O juiz deu a sentença a favor do autor, pois o réu esta fugindo das suas obrigações de pagar o que deve.
 O desembargador negou o pedido do réu, pois está obviamente escondendo seu patrimônio, pois temos uma desconsideração inversa obrigando a empresa a pagar o que deve ao seu credor.
 Achei bem colocado do desembargador “não sendo plausível que o Sr. Rômulo Arthur Costa, conhecido empresário do ramo artístico, sócio da bem sucedida empresa Furacão 2000, que conforme consta na rede social da própria agravante “A número 1 do Brasil. Há 45 anos no FUNK”, não possua soldo bancário ou qualquer bem passível de penhora.” 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina