Buscar

Modelação Social na Aprendizagem de Inglês

Prévia do material em texto

A contribuição da Modelação Social para a aprendizagem de língua inglesa: o papel dos meios de comunicação
	Uma pesquisa realizada pelo British Council (2014) concluiu que apenas 5,1% das pessoas com 16 anos ou mais afirmaram ter alguma proficiência em inglês. A aprendizagem de língua inglesa tem se mostrado insipiente. O mesmo estudo aponta condições de vulnerabilidade socioeconômica e condições estruturais, em contexto de escolas públicas, como fatores de grave influência na aprendizagem da língua inglesa.
	Nota-se ainda que, veículos de comunicação em massa, como mídias eletrônicas sociais e televisivas, influenciam a aprendizagem da língua inglesa por meio do contato que promovem com outras culturas e, consequentemente, com a língua.
	A modelação simbólica – termo adotado por Bandura para se referir à influência que a mídia eletrônica (televisiva ou social) proporciona no comportamento dos espectadores que a acompanham – tem sido um meio influente para a imersão na cultura anglófona. A propagação da indústria do entretenimento leva para as casas das pessoas toda uma expressão de condutas culturais diversificadas, via programas culinários, reality shows, noticiários, programas esportivos, filmes e séries de outras regiões e países.
	O advento da internet democratizou o acesso à informação quanto ao entretenimento, levando o espectador à uma massiva exposição a modelos amplamente diversificados de culturas variadas. Consequentemente, a língua falada nessas expressões culturais (em geral inglês) foi um dos elementos de exposição, provendo ao indivíduo o modelo de outro código de comunicação.
	Assim, a modelação simbólica para a aprendizagem de outra língua pode ser amplamente explorada no ensino delas. Os professores podem usar técnicas e métodos para fazer com que os estudantes vejam na escola a relação com aquilo que estão assistindo em suas casas, fomentando aprendizagem considerando que estão parcialmente imersas na cultura anglófona por meio de filmes, séries, músicas, etc.

Continue navegando