Buscar

à Sheila


Prévia do material em texto

Saudações cordiais,
Meu nome é Onésio Uique, recentemente candidatei-me à vaga de Recepcionista na Villa Luiza e escrevo este resumo por forma a prestar esclarecimentos inerentes ao estágio que tive a oportunidade de realizar no exterior.
O estágio curricular integrado no currículo académico do curso de Gestão Hoteleira leccionado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI) traduz-se basicamente na submissão dos estudantes do terceiro e quatro anos a um período de aplicação dos conteúdos teóricos adquiridos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito, diante das relações que a UEM tem com outras universidades a nível de vários países da Europa, desenvolveu-se nos últimos anos um programa de mobilidade académica que abrange a ESHTI e consiste na substituição do período de estágio regular realizado pela escola em um período de mobilidade em uma dessas universidades no estrangeiro; sendo à posteriori convertidos os créditos académicos adquiridos no exterior ao método de avaliação adoptado pela UEM, ou seja, é apenas um estágio que tem a particularidade de ser realizado fora do país.
O processo de selecção de estudantes beneficiários de bolsa de mobilidade passa necessariamente por uma série de etapas, desde a indicação do candidato por parte do director do curso, entrevista e submissão de candidaturas à universidade receptora. 
A mobilidade na universidade Fh Joanneum – Áustria consistiu na escolha (por parte do estudante) de cursos que perfazem a quantidade de créditos requerida pela universidade como condição para se considerar que o estágio foi realizado com sucesso. É condicional que esses cursos estejam relacionados com a área de fomação do candidato.
Dentre os 7 cursos que escolhi destacam-se três que considero que aprimoraram a minha compreensão da área de turismo e hotelaria no que diz respeito ao relacionamento com as pessoas, por serem cursos total ou parcialmente práticos: Gestão de Hospitalidade 1, Comunicação intercultural e Tandem learning. Estes cursos apresentam um uma característica prática que resumidamente submetem o estudante a lidar na prática com pessoas de países e consequentemente culturas diferentes. De mencionar que as aulas práticas directamente ligadas à hotelaria tiveram lugar no hotel de aplicação da universidade, bem como em alguns outros contextos que requereram viagem a Alemanha e para outras cidades da Áustria para efeitos de realização.
Por fim, o meu objectivo com esta candidatura é somar sem qualquer tipo de exigência astronómica. Quero poder ser um colaborador prestativo, aprendendo o que ainda não sei e humildemente partilhar dos conhecimentos que as experiências que tive, me proporcionaram.

Mais conteúdos dessa disciplina